Pleiades comemora 2 anos ao lado de Andre Matos em BH
Por Francisco Penteado
Postado em 15 de outubro de 2007
(Press-release)
A Pleiades, formada por adolescentes, tem reconhecimento de artistas renomados no mundo do rock. A banda está completando dois anos de estrada e vai tocar no show de lançamento do novo CD de Andre Matos, dia 03 de novembro, no Armazzém 841 em Belo Horizonte. Um dos mais esperados do ano, o evento terá outras duas atrações: Silvercrow e Mindflow.
Com atitude e personalidade, Cynthia Mara, de 15 anos (vocal), André Mendonça, de 11 (guitarra), Marcos Garcia, de 14 (baixo e teclado), e André Bastos, de 17 anos (bateria), integram a banda de rock mineira. Com pouca idade, muita competência, um rock direto, pesado e um som eletrizante, os garotos da Pleiades vêm chamando a atenção de músicos de peso no rock nacional e internacional. Um deles é o músico brasileiro Sérgio Dias, fundador dos Mutantes, reconhecido internacionalmente e que deu esta declaração: "Amei! Grande rock and roll, cru com teclado e baixo muito fortes", disse.
Um pouco de história
A Pleiades foi criada em outubro de 2005, em Belo Horizonte. A idéia partiu do guitarrista André Mendonça, na época com apenas 9 anos. Apaixonado por música, principalmente pelo rock pesado, o garoto pediu ao pai, Francisco, para formar um grupo. O pai tocaria teclado; a mãe, gaita, e a irmã, baixo. Francisco disse ao filho que o ideal seria uma banda com meninos da sua idade e propôs para a escola de música em que os integrantes da banda estudavam, a formação de uma banda de rock composta por crianças.
Inicialmente, o grupo optou por tocar e interpretar músicas de ídolos como Metallica, AC/DC, Kiss, Ramones, Joe Satrianni, Deep Purple, entre outros nomes do rock. Hoje, a banda já possui músicas próprias como ‘Freedom’; ‘Mesmo que seja normal’; ‘Nobody buys me earings’; ‘Demons and snakes’ e ‘Mirror’. "Não estamos brincando de cantar. Somos profissionais. Mesmo com pouca idade já nos sentimos maduros e preparados para conquistar um lugar no mundo do rock", comenta o mais velho do grupo, o baterista André Bastos.
A banda estreou profissionalmente em abril de 2006 no evento mineiro ‘Domingo no Rock’ e, logo em seguida, tocou para um público de 1,5 mil pessoas no ‘Camping Rock’ – um dos maiores festivais do gênero de Minas Gerais. Hoje, com quase dois anos de formação, o grupo reúne mais de 60 apresentações entre Minas Gerais, São Paulo e Brasília. A Pleiades ainda fez a abertura do show do Deep Purple em BH, em 2006, e tocou ao lado das bandas Sepultura, Steppenwolf e de outros nomes de peso da música.
Em 2007, a Pleiades entrou em nova fase de planejamento e terminou a gravação de seu primeiro single, produzido pelo músico Cláudio David, fundador da banda Overdose, e lançado no dia 13 de julho. Nas comemorações do Dia Mundial do Rock várias rádios do país executaram a música. Paralelamente a esse projeto, a banda continua a se apresentar em shows e festivais pelo país. Atualmente, está produzindo novas composições para o primeiro CD, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2008.
Rádio BBC de Londres
O grupo mineiro também é sucesso internacional. Em novembro de 2006, ficou em nono lugar no concurso rádio da BBC de Londres, The Next Big Thing - a busca pela maior banda jovem do mundo -, com a música ‘Mesmo que seja normal’. Os garotos de Belo Horizonte concorreram com 1.100 grupos independentes, de 34 países e com idades de até 18 anos.
"A Pleiades revela um som novo, cru, com uma estonteante fúria que é puramente cativante para os ouvintes. Com uma aura rápida, barulhenta guitarra, vocal enérgico e tempos encorpados e agressivos, o grupo demonstra uma mescla um tanto louca que está muito além dos músicos de suas idades e, definitivamente, muito, muito, muito além de sua vivência", disse um dos jurados do concurso, o VJ Bernie, da MTV Ásia. A mesma opinião é compartilhada pela jornalista inglesa especializada em música, Miranda Sawyer: "A Pleiades é mais energia que todas as outras bandas juntas".
Pleiades e grandes nomes do rock: Deep Purple, Sepultura, Steppenwolf, Dr. Sin
Em dezembro de 2006, a banda fez a abertura do show do Deep Purple em solo mineiro. Cerca de 4 mil pessoas assistiram aos garotos que apresentaram, além de sucessos que consagraram o rock, duas músicas próprias: ‘Freedom’ e ‘Mesmo que seja normal’. Em janeiro de 2007, a banda agitou 3 mil paulistanos no encontro de motociclistas ‘Ibira Moto Point’, realizado no estacionamento do Ginásio do Ibirapuera, em seu primeiro show na capital paulista.
Em 26 de maio de 2006, se apresentou ao lado do maior grupo de rock brasileiro, reconhecido mundialmente, o Sepultura, na 9ª edição do festival Roça’n’ Roll, em Varginha, no Sul de Minas – considerado pela crítica especializada como um dos maiores eventos de rock do interior do Brasil. A Pleiades agitou um público estimado em 4,5 mil pessoas. "Dividir o palco com o Sepultura foi a realização de um sonho antigo da banda", diz André Mendonça, que durante o show descobriu que sua guitarra pertenceu a Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.
Em 8 de setembro de 2007, foi a vez da Pleiades se apresentar ao lado de outros nomes consagrados do rock. Ela foi convidada a tocar no Brasília Music Festival Moto em Brasília ao lado das bandas Steppenwolf, Dr. Sin, Velhas Virgens e Frejat.
Serviço
Show da Pleiades com André Matos
Data / horário: dia 03 de novembro, às 20h
Local: Armazém 841
Endereço: Avenida dos Andradas, 841, Centro – BH / MG
Informações: (31) 3224-1069 e no email [email protected]
Informações sobre a banda: www.pleiades.art.br
email- [email protected].
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps