Deep Purple: três entrevistas de Roger Glover
Postado em 20 de fevereiro de 2008
Em entrevista ao UOL, Roger Glover, do DEEP PURPLE, disse que "vários de nossos fãs brasileiros já nos assistiram ao vivo, eles já sabem o que esperar. Ou seja, o inesperado. Somos músicos e não integrantes de um show de circo. Nossos shows se referem apenas à música".
Em outra matéria do UOL, que pode inclusive ser conferida em vídeo, o baixista explica a origem da clássica "Smoke on the Water", cujo nome, conforme a lenda, surgiu em um sonho inspirado por um incêndio em um concerto de Frank Zappa em Montreux: "Sim, mas não foi bem um sonho. Eu simplesmente acordei na cama naquele momento em que você tem consciência de que está vivo e seus olhos ainda estão fechados. Uma coisa ímpar aconteceu. Estava sozinho no quarto, foi um ou dois dias após o incêndio, e quando despertei, ouvi a mim mesmo dizendo estas palavras. Então abri meus olhos e me dei conta de que havia dito alguma coisa. Foi o que eu disse antes, simplesmente falei: 'Smoke on the Water' ('Fumaça na Água'). Então, bem, eu acho que veio de um sonho. Eu não sei exatamente se foi isso! Isto certamente surgiu quando eu estava entre dormindo e acordado. E, de fato, nós não usamos a idéia por várias semanas. Trabalhamos em outras canções, como 'Lazy' e 'Pictures at Home', coisas assim. E aí nós tínhamos esta canção com este riff, que sequer achávamos bacana. Era um tempo em andamento médio, monótono. 'Então está OK', eu disse, 'vamos tentar finalizá-la com as palavras que me vieram à mente, talvez pudesse se tornar uma canção sobre o que nos aconteceu aqui em Montreux'. E foi assim que fizemos".
E no G1, sob o título "Não somos um grupo de música de cabaré", Glover, perguntado sobre o motivo pelo qual o grupo está voltando ao Brasil pela quarta vez em cinco anos, respondeu: "O Deep Purple se tornou um grupo focado em turnês. Fazemos shows o tempo todo, e o grande motivo para isso é que os negócios mudaram muito. Com a queda na venda de CDs, que está praticamente acabada, o trabalho das bandas se foca em shows ao vivo. É a forma que elas encontraram para sobreviver. Nosso grupo se consolidou como o de uma grande apresentação ao vivo, e hoje podemos encontrar lugares para tocar com bastante público em qualquer lugar do mundo, o que nos mantém muito ativos".
O DEEP PURPLE se apresentará no Citibank Hall (22/02), em Curitiba, no Hellooch (23/02), e em São Paulo, no Credicard Hall (24/02).
Recapitulando então:
Roger Glover: entrevista ao UOL #1, entrevista ao UOL #2 e entrevista ao G1.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
RATM: O motivo da separação de Zack de la Rocha e a banda no ano 2000
O maior álbum de todos os tempos, na opinião do saudoso Ronnie James Dio
A música "desagradável" que virou hit e ultrapassou 2 bilhões de plays no Spotify


A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?



