Azul Music relança dois discos de Steve Vai
Por Fábio Scrivano
Postado em 16 de abril de 2008
A gravadora Azul Music está relançando duas preciosidades da discografia de STEVE VAI, considerado o melhor guitarrista de rock do mundo: "Flex-Able", primeiro álbum solo do artista, e "The Elusive Light and Sound Vol. 1", com suas trilhas para o cinema.
"Flex-Able", de 1984, marcou a estréia de Vai em disco. Seu lendário virtuosismo é aqui temperado com influências de FRANK ZAPPA, um de seus maiores ídolos, e JOE SATRIANI, com quem criou o aclamado projeto G3 e seu primeiro professor de guitarra. Os fãs do instrumento vão vibrar com faixas como "Little Green Man" e "The Attitude Song", posteriormente incluída no CD duplo "Sound Theories" (2007), quando foi indicada ao Grammy de "melhor performance instrumental de rock". Um álbum histórico, verdadeiro ítem de colecionador.
Já "The Elusive Light and Sound Vol. 1", lançado em 2002 nos Estados Unidos, deu início a um projeto cujo enfoque são os trabalhos de STEVE VAI para o cinema, teatro e televisão, faceta pouco conhecida, mas não menos brilhante, do guitarrista.
É o caso de "Crossroads - A Encruzilhada", no Brasil - filme de 1986, dirigido por Walter Hill, no qual Vai participou da trilha em parceria com RY COODER, e também atuou no papel de Jack Butler, guitarrista do Diabo cujo duelo com o protagonista (faixa "Head-Cuttin’ Duel") é inesquecível.
Outros filmes representados no CD incluem Bill & Ted’s Bogus Journey (Dois Loucos no Tempo, 1991), comédia com Keanu Reeves da qual ouvimos "Girls Mature Faster Than Guys" e Encino Man (O Homem da Califórnia, 1992), mais uma comédia, mais um ótimo trabalho de Vai.
Há ainda uma faixa intitulada "Love Blood", inspirada pelo livro Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice, e composta antes que a história fosse adaptada para a tela com Tom Cruise, Brad Pitt e música original de Elliot Goldenthal.
"The Elusive Light and Sound Vol. 1" demonstra que, mesmo subordinado às peculiares exigências do cinema, como adequação ao ritmo da montagem, STEVE VAI produz música de grande valor, rock’n’ roll instrumental da melhor qualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Primal Fear disponibiliza a nova música, "One"
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Bateristas: Os 30 melhores de todos os tempos
Kisser relembra bastidores do "Big Four" e medo de Lars de entrar no camarim do Slayer
O megahit de Paulo Ricardo que ele trocaria título se pudesse: "O nome é meio estranho"


O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Ozzy Osbourne: 7 guitarristas que quase entraram para a banda dele



