Candlemass: guitarrista pode ser condenado por roubar CDs
Por Júlio Oliveira
Fonte: Blabbermouth
Postado em 16 de abril de 2008
O guitarrista do CANDLEMASS, Mats "Mappe" Björkman, que foi recentemente sentenciado a dois anos de prisão por roubo, falou com exclusividade à revista Sweden Rock sobre seu caso e como isso irá afetar o futuro da banda.
Björkman foi condenado por roubar CDs no valor aproximado de $490.000 (NOTA: R$1,00 = 3,5 SEK) de um depósito da empresa Entertainment Network Scandinavia AB, sendo que ele e um cúmplice posteriormente enviaram os CDs para revendedores em Estocolmo.
Björkman inicialmente havia negado as acusações, mas seu comparsa, Stefan Håkansson, admitiu sua parte no roubo e ainda confirmou que agiu juntamente com Björkman.
No tribunal, o guitarrista afirmou que não entende porque Håkansson "mentiu" sobre seu envolvimento no esquema de roubo, sugerindo que o motivo pode ser o desejo de Håkansson proteger outras pessoas.
Seguem abaixo trechos da entrevista com Björkman:
Sweden Rock: Porque seu antigo parceiro acusa-o de ter feito parte do roubo?
Mats: "Ele tem contra si acusações em três casos diferentes mas este é o que recebeu maior publicidade, provavelmente porque eu sou um ‘músico famoso’. Ele também cometeu outros crimes como vender álcool ilegalmente (NOTA: Na Suécia a venda de álcool é feita pelo governo em lojas chamadas 'Systembolaget', entretanto algumas pessoas viajam para a Dinamarca onde o álcool é mais barato ou fazem bebida em casa e vendem mais caro a quem esteja disposto a pagar, notadamente, menores de idade) que é algo que eu acredito que ele tenha feito juntamente com outros criminosos. Todo o dinheiro que ele fez com esse tipo de negocio ele deve ter ‘transferido’ para o negocio da venda de CDs porque não se pode enganar esse tipo de gente [referindo-se aos criminosos]."
"Eu não sou criminoso, mas tudo bem, assim como eu vendi alguns CDs, eu o ajudei a vendê-los também. Mas estes foram CDs que me foram dados ou que eu consegui através de negociações no meio musical. Não é segredo que funcionários de gravadoras em Estocolmo vendem caixas de CDs a lojas diferentes, mas é o tipo de coisa que as pessoas não comentam publicamente."
Sweden Rock: Você já conversou com a banda sobre como esta condenação afetará as atividades?
Mats: "Não. Com o CANDLEMASS nós nunca planejamos nada muito adiante. Preferimos nos concentrar no aqui e agora e eu aprendi bastante com esse julgamento e as apelações. Cada evidência tem que ser forte o bastante para contestarmos os argumentos do promotor de uma forma mais coesa."
Sweden Rock: Você não terá problema para conseguir um visto para fazer a turnê que está agendada para os EUA [que começa em maio]?
Mats: "Isso na verdade não será um problema. Essa é a coisa trágica de os jornais dizerem que ‘Matts Björkman do CANDLEMASS passará os próximos dois anos na prisão.’ O tribunal de apelação ouvirá o caso novamente durante o outono então mesmo se eu tivesse sido condenado no tribunal, o veredicto não foi legalmente oficializado porque eu entrei com uma apelação. O veredicto do tribunal do distrito não tem influência alguma sobre os planos da banda. Eu estou de fato ansioso com a turnê pelos EUA e as gravações do próximo EP do CANDLEMASS. O material é excelente e Leffe (Leif Edling, baixista e principal compositor da banda é genial."
A entrevista complete som Mats "Mappe" Björkman pode ser encontrada na ultima edição da revista Sweden Rock, disponível nas bancas a partir de 22 de abril que entre outros tópicos, traz entrevistas com THE HELLACOPTERS, MANILLA ROAD, GRAVEYARD, GRAND MAGUS, NÅSTROND, WHITESNAKE e TIAMAT e um diário exclusivo de viagem com HARDCORE SUPERSTAR e CRASHDÏET.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Paul McCartney revela solo de guitarra dos Beatles onde ele tentou soar como Hendrix
Iron Maiden: 9 músicas não tão conhecidas que todos deveriam conhecer
Regis Tadeu diz que Sepultura não tinha obrigação nenhuma de dar força ao metal brasileiro


Vocalista do Candlemass não sentiu ciúmes da reunião da banda com Messiah Marcolin
Após show de reunião, Messiah Marcolin gostaria de seguir com o Candlemass
Ex-vocalista do Candlemass perdeu oportunidade de cantar no Ghost por não ver mensagem no MySpace
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1986
Música sobre tela: Capas de álbuns que são verdadeiras obras de arte



