Candlemass: guitarrista pode ser condenado por roubar CDs
Por Júlio Oliveira
Fonte: Blabbermouth
Postado em 16 de abril de 2008
O guitarrista do CANDLEMASS, Mats "Mappe" Björkman, que foi recentemente sentenciado a dois anos de prisão por roubo, falou com exclusividade à revista Sweden Rock sobre seu caso e como isso irá afetar o futuro da banda.
Björkman foi condenado por roubar CDs no valor aproximado de $490.000 (NOTA: R$1,00 = 3,5 SEK) de um depósito da empresa Entertainment Network Scandinavia AB, sendo que ele e um cúmplice posteriormente enviaram os CDs para revendedores em Estocolmo.
Björkman inicialmente havia negado as acusações, mas seu comparsa, Stefan Håkansson, admitiu sua parte no roubo e ainda confirmou que agiu juntamente com Björkman.
No tribunal, o guitarrista afirmou que não entende porque Håkansson "mentiu" sobre seu envolvimento no esquema de roubo, sugerindo que o motivo pode ser o desejo de Håkansson proteger outras pessoas.
Seguem abaixo trechos da entrevista com Björkman:
Sweden Rock: Porque seu antigo parceiro acusa-o de ter feito parte do roubo?
Mats: "Ele tem contra si acusações em três casos diferentes mas este é o que recebeu maior publicidade, provavelmente porque eu sou um ‘músico famoso’. Ele também cometeu outros crimes como vender álcool ilegalmente (NOTA: Na Suécia a venda de álcool é feita pelo governo em lojas chamadas 'Systembolaget', entretanto algumas pessoas viajam para a Dinamarca onde o álcool é mais barato ou fazem bebida em casa e vendem mais caro a quem esteja disposto a pagar, notadamente, menores de idade) que é algo que eu acredito que ele tenha feito juntamente com outros criminosos. Todo o dinheiro que ele fez com esse tipo de negocio ele deve ter ‘transferido’ para o negocio da venda de CDs porque não se pode enganar esse tipo de gente [referindo-se aos criminosos]."
"Eu não sou criminoso, mas tudo bem, assim como eu vendi alguns CDs, eu o ajudei a vendê-los também. Mas estes foram CDs que me foram dados ou que eu consegui através de negociações no meio musical. Não é segredo que funcionários de gravadoras em Estocolmo vendem caixas de CDs a lojas diferentes, mas é o tipo de coisa que as pessoas não comentam publicamente."
Sweden Rock: Você já conversou com a banda sobre como esta condenação afetará as atividades?
Mats: "Não. Com o CANDLEMASS nós nunca planejamos nada muito adiante. Preferimos nos concentrar no aqui e agora e eu aprendi bastante com esse julgamento e as apelações. Cada evidência tem que ser forte o bastante para contestarmos os argumentos do promotor de uma forma mais coesa."
Sweden Rock: Você não terá problema para conseguir um visto para fazer a turnê que está agendada para os EUA [que começa em maio]?
Mats: "Isso na verdade não será um problema. Essa é a coisa trágica de os jornais dizerem que ‘Matts Björkman do CANDLEMASS passará os próximos dois anos na prisão.’ O tribunal de apelação ouvirá o caso novamente durante o outono então mesmo se eu tivesse sido condenado no tribunal, o veredicto não foi legalmente oficializado porque eu entrei com uma apelação. O veredicto do tribunal do distrito não tem influência alguma sobre os planos da banda. Eu estou de fato ansioso com a turnê pelos EUA e as gravações do próximo EP do CANDLEMASS. O material é excelente e Leffe (Leif Edling, baixista e principal compositor da banda é genial."
A entrevista complete som Mats "Mappe" Björkman pode ser encontrada na ultima edição da revista Sweden Rock, disponível nas bancas a partir de 22 de abril que entre outros tópicos, traz entrevistas com THE HELLACOPTERS, MANILLA ROAD, GRAVEYARD, GRAND MAGUS, NÅSTROND, WHITESNAKE e TIAMAT e um diário exclusivo de viagem com HARDCORE SUPERSTAR e CRASHDÏET.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Kerry King, guitarrista do Slayer, explica como se deve balançar a cabeça
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley
Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRock


Vocalista do Candlemass não sentiu ciúmes da reunião da banda com Messiah Marcolin
Ex-vocalista do Candlemass perdeu oportunidade de cantar no Ghost por não ver mensagem no MySpace
Tobias Forge, do Ghost, conta como foi parar no mundo do Metal Extremo



