Janis, Doors e mais barbeiragens das gravadoras
Por Bento Araújo
Fonte: poeira Zine
Postado em 01 de julho de 2008
Em texto do jornalista e pesquisador Ayrton Mugnaini Jr., a mais recente edição da poeira Zine traz um especial sobre as maiores barbeiragens da indústria fonográfica brasileira.
Faixas cortadas, capas e músicas trocadas, erros de digitação e rotação e outras atrocidades que fizeram de vítimas, grupos e astros como BEATLES, STONES, UFO, CAMEL, JANIS, DOORS, DYLAN e muitos outros.
Nada como fazer um artista "muito louco" soar mais louco ainda. Na primeira edição do LP Pearl de JANIS JOPLIN, um dos canais do estéreo falha durante alguns segundos na faixa "Trust Me". Sem falar no LP "Strange Days" dos DOORS, que em sua primeira edição nacional soou ainda mais "strange" graças a uma falha em algum cabo que incluiu um zumbido em todo o disco. Querem mais? O LP "Highway 61 Revisited" de BOB DYLAN saiu aqui originalmente em mono, mas a reedição dos anos 1980 economizou na capa (a ficha técnica resume-se a uma tarja dizendo "destacando-se ‘Like A Rolling Stone") e esbanjou numa transformação tosca do mono em estéreo. Outros LPs que não precisavam nem deveriam sair aqui em pseudo-estéreo foram "Between The Buttons" dos ROLLING STONES (a edição da EMI de 1974) e "Rubber Soul" dos BEATLES (todas as edições desde 1974 antes da série remasterizada digitalmente dos anos 1990).
Mais detalhes você confere na edição impressa da poeira Zine 19.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps