RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A canção do Aerosmith que Steven Tyler tatuou no braço e o Guns N' Roses adotou anos depois

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última

Fernanda Lira explica grave problema de saúde que passou

O motivo por trás da ausência dos Mutantes no documentário de Rita Lee

A banda sem sal que Dave Grohl diz que são gente fina: "todos iriam querer trabalhar com eles"

Vocalista do Trivium aborda saúde mental em publicação sincera nas redes sociais

Billy Corgan relembra a "inveja" que seu pai tinha do sucesso do Smashing Pumpkins


Manunkind
Stamp

Avoid The Pain: entrevista para a revista Off Line

Por Lucas Oliveira
Fonte: O binóculo
Postado em 02 de setembro de 2008

Na edição de agosto, a revista Off Line traz como matéria de capa uma entrevista inédita com Lucas Oliveira e Rodrigo Arruda, integrantes da banda de death metal belorizontina AVOID THE PAIN. Em um papo descontraído, a banda fala sobre o Death Metal tanto no âmbito geral como no âmbito nacional e também aborda sobre a banda, suas influências, composições e EP.

A revista Off Line faz parte do site obinoculo.com.br que ganhou recentemente o troféu PQN de Ouro, o oscar da imprensa mineira, na categoria melhor conteúdo web.

Veja alguns trechos da entrevista:

Sobre o death metal:

Alan - O Death metal é umas das derivações do heavy metal que veio depois do thrash metal surgido na década de 80. Como se caracteriza o death (em relação ao instrumental, às letras, velocidade) em contrapartida ao que já era feito pelas bandas de heavy e thrash?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rodrigo: De maneira geral, pode-se dizer que o death metal começou atravéz das bandas de thrash. Tanto que bandas que são consideradas de death metal, como Death, Obituary, Entombed e Dismember, por exemplo, eram caracterizadas como thrash em meados dos anos 80.

Lucas: Quando do surgimento do thrash, que ocorreu simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa, uma das grandes características do estilo era a questão do ritmo: bem rápido, com exploração do bumbo duplo na bateria. A isso, outros elementos foram somados ao estilo, como fez Chuck Schuldiner (membro do Death) ao adicionar ao que já existia suas influências de jazz.[...]

Alan - Qual a postura de vocês frente à imagem negativa que, muitas vezes, as pessoas têm a respeito do metal em geral, mas, principalmente, do death, por conta do vocal ser gutural, da predominância de letras em inglês, temas satânicos e obscuros sobre mutilação, horror, morte, etc.?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rodrigo: É inegavel o fato de vocal gutural ser ininteligível em boa parte das composições do estilo. Mas eles trazem, de certa maneira, a mais primitiva das formas de expressão: o berro. Assim como o grito de gol que soltamos numa final de campeonato, ou o palavrão que sai quando se está 'puto da vida' ou ainda quando soltamos um simples 'ahh!' gutural. Para intensificar a agressividade dos arranjos usa-se esse vocal agressivo. E isso não caracteriza um vocal sujo e nem quer dizer que o cara não sabe cantar. Basta conferir bandas como Opeth , Dark Tranquillity e Lamb of God, que possuem vocalistas extremamente tecnicos.

Sobre o Avoid The Pain:

Alan - Em qual desses 'subgêneros' do death metal o Avoid The Pain se encaixa? Ou a banda garimpou um pouco daqui e outro pouco de lá?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rodrigo: É possível dizer que o melodic death metal, surgido na Suécia no final dos anos 80 e que despontou, de fato, em meados da década de 90 é a maior influência musical do Avoid The Pain. In Flames, Dark Tranquillity e At The Gates são bandas que foram responsáveis pelo surgimento do estilo nese país e os ingleses do Carcass,en determinada escala, tocavam algo bem parecido na mesma época. O Opeth nos trouxe elementos do progressive death metal, misturando influências de Camel, Morbid Andel, Iron Maiden e fazendo um excelente trabalho. Foram subgêneros que trouxeram muita coisa diferente pro death e pra banda. O melodic death metal que prefiro chamar de death contemporâneo, pelo fato de as pessoas associarem o termo melódico ao heavy melódico e seus castelos, espadas e dragões, traz elementos acústicos, vocais limpos, ambientações à natureza humana, níilismo, conflitos, solidão, sofrimento. Algumas letras têm mais preocupação com a estrutura do texto em si do que com o significado, ficando algo análogo ao parnasianismo. É bacana pensarmos na sonoridade acústica versus a agressividade com a própria natureza humana: inconstante, bipolar, etc. Tudo isso abre uma gama de coisa a serem exploradas pela banda e é por isso que influencia diretamente no nosso som.[...]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alan - Em abril vocês entraram em estúdio para a gravação do primeiro EP da banda, chamado "... About Blades and Graves". Como foram as gravações e quais são as expectativas agora que o trabalho está pronto?

Lucas: O único registro da banda era um bootleg de um show no meio de 2007. A qualidade era bem ruim e resolvemos gravar um material em estúdio com poucas músicas, algo como uma demo-ensaio. Pois bem, marcamos a data para gravarmos a demo-ensaio. Chegando ao estúdio, o produtor sugeriu que gravássemos pista-a-pista, de 3 a 5 músicas, e assim o trabalho ficaria melhor. Aceitamos a idéia e o resultado está aí.

Rodrigo: Gravação é sempre bacana demais. O clima do estúdio, cuidar de cada detalhe das músicas, etc. Trabalhoso, mas acaba por gerar um resultado gratificante. Aquilo que sai nas caixas de som é quase que exatamente o mesmo que sua mente criou. Uma experiência bacana foi o trabalho com alguém de fora da banda no processo de gravação. O produtor deu algumas dicas que foram acatadas e a banda sugeriu coisas que ele acabou curtindo. Foi um aprendizado mútuo. Já tinha gravado um CD demo com outra banda, mas foi algo bem mais primitivo, só com a banda na produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lucas: O fato de as músicas estarem bem ensaiadas e familiarizadas pela banda tornou o processo mais tranqüilo. Foram poucos erros e não rolou aquela preocupação com o tempo, só no finalzinho, na parte da mixagem e masterização. Mas acabou acontecendo tudo dentro do planejado e o resultado ficou acima do esperado.

Rodrigo: Acima do esperado para um cd-demo. Tanto que resolvemos lançar o trabalho como EP e caprichamos na produção artística. O João (baixista) fez o design e mandamos prensar e silkar os cd's. A primeira tiragem tem embalagem especial de papelão, tipo as embalagens de vinis, e a galea tem curtido bastante. O Myspace da banda (www.myspace.com/avoidthepain) tinha cerca de 1.000 acessos desde o inicio do ano passado até no meio de fevereiro e hoje tem mais de 5000.[...]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para ler o resto da entrevista basta baixar a revista Off Line – Edição 01 – agosto 08 através deste link.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS