Amyr Cantusio Jr: Alpha III reunido para o RARF 2008
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 09 de outubro de 2008
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O multi-instrumentista e compositor Amyr Cantusio Jr, uma das maiores autoridades do cenário progressivo brasileiro, foi confirmado como uma das atrações do Rio ArtRock Festival 2008, o RARF, que acontecerá no dia 15 de novembro em Niterói (RJ). Para essa apresentação no principal festival de rock progressivo do país, Amyr reuniu seu legendário grupo ALPHA III e fará uma retrospectiva de toda sua carreira de mais de 30 anos.
Liderando o ALPHA III, Amyr Cantusio Jr construiu uma carreira de grande sucesso desde a década de 70, com dezenas de álbuns (CDs e LPs) lançados no Brasil e exterior por selos como Faunus Records, Rock Symphony e Mellow Records. Pode-se dizer que, com Amyr no leme, o ALPHA III foi a principal "nau progressiva" a singrar os mares da música independente no Brasil nos áridos e comerciais anos 80.
Eleito "melhor tecladista do ano" duas vezes por revistas especializadas do gênero, Amyr Cantúsio Jr. (também exímio pianista clássico) e seu ALPHA III farão seu primeiro show em Niterói, abrindo com chave de ouro a programação do Rio ArtRock Festival 2008.
Acompanhando Amyr nessa nova encarnação do ALPHA III, estarão o baterista Fábio Fernandes (Lumina e Banda do Sol) e o tecladista Marcelo Diniz. Amyr Cantusio Jr ficará responsável pelos vocais, órgão, piano, sintetizadores, baixo synth e bateria eletrônica.
"Estou muito honrado em poder participar deste evento único do underground progressivo", diz Amyr Cantusio Jr. "O ALPHA III é um projeto que já encerrei no passado pela quantidade de material e tempo de atividade. E também por não ter muita sustentação a nível comercial e ideológico. Muita pressão, falta de verba, pouco interesse das pessoas, falta de cultura, subsídios, etc. Com o ALPHA III concluí que já fiz o que tinha que ser feito, e bem, em vista das circunstâncias opressoras deste país. De qualquer forma, ainda uso o nome em raros eventos em que sou acompanhado por outros músicos, como será esse show no RARF 2008."
Viver de música no Brasil não é fácil, agora imaginem as dificuldades enfrentadas por um músico de vanguarda no rock progressivo como Amyr Cantusio! Dessa forma, tocar num festival como o RARF é uma vitória imensurável diante de toda adversidade.
"Apesar da falta de condições apropriadas, canseira, correria e de todos os problemas que enfrentamos, tanto nós músicos quanto o próprio Leonardo Nahoum (produtor do RARF), efetivaremos este show da melhor maneira possível. Contamos muito com a ajuda e a amizade de vocês para não deixar morrer a chama metafísica do vôo progressivo e a música de vanguarda no Brasil. Ela é para vocês! Nos vemos dia 15 de novembro em Niterói.", conclui o músico de 51 anos de idade.
O Rio ArtRock Festival em treze edições ininterruptas se transformou num dos mais antigos e respeitados festivais de rock progressivo do Brasil e do mundo. Já se apresentaram no festival grandes nomes da música progressiva mundial como FOCUS, NEKTAR, CARAVAN, PENDRAGON, WISHBONE ASH, BANCO DEL MUTUO SOCCORSO, LE ORME, SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA, SÉRGIO DIAS, APOCALYPSE, O TERÇO, VIOLETA DE OUTONO, KIKO LOUREIRO, TARKUS entre inúmeros outros artistas nacionais e internacionais.
A edição 2008 do Rio ArtRock Festival acontece no Teatro Popular de Niterói (Rua Jornalista Coelho Neto, s/n, Centro - Niterói/RJ) no dia 15 de novembro a partir das 20h. Além do ALPHA III, também se apresentam as bandas ÜNDER LINDEN (La Plata) e AETHER (Rio de Janeiro).
Os ingressos custam R$ 10,00 e já estão a venda. Mais informações e detalhes no site www.rioartrock.com.br ou pelo telefone (21) 2703-3848.
Mais Informações:
www.myspace.com/projectalpha3
http://br.geocities.com/amyr_alpha3
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O clipe do Linkin Park que não envelheceu bem, na opinião de Mike Shinoda
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris


Monsters of Rock: a feijoada que quase derrubou King Diamond
Fotos de Infância: Marilyn Manson
Metallica: sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)



