Andreas Kisser explica conceito de "A-Lex", novo disco do Sepultura
Por PK
Fonte: Blabbermouth
Postado em 24 de novembro de 2008
A matéria abaixo foi publicada no Blabbermouth em novembro de 2008.
A banda brasileira SEPULTURA é um ótimo exemplo de Thrash Metal inteligente, cujas poderosas composições continuam a suscitar temas engenhosos e excitantes. Em 1996 a banda usou seu clássico álbum "Roots" para falar do destino dos índios Xavante, que vivem na fronteira do Brasil com a Bolívia; em 2006, colocou música na obra do poeta e filósofo italiano Dante Alighieri, em seu álbum "Dante XXI". Agora esse conceito atinge um novo clímax: em seu último lançamento, "A-Lex", o guitarrista Andreas Kisser e seus três colegas de banda, Derrick Green (vocais), Paulo Jr. (baixo) e o recém-chegado Jean Dollabella (bateria) voltaram-se para o livro de Anthony Burgess, "Laranja Mecânica", criando uma fantástica obra de thrash metal sobre esse assunto excitante e sempre atual.
Muita gente conhece o filme "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, que é um clássico do cinema, mas poucos percebem que o último capítulo do livro não existe no filme. E, na minha opinião, é justamente ele o mais importante para a mensagem que Anthony Burgess queria transmitir: é a sua própria vontade, seu próprio livre-arbítrio, em que ambiente você quer estar", Kisser explica sua interpretação dessa publicação histórica. "Depois de sua estada no hospital, Alex, o protagonista do livro, retorna à sociedade, reencontra velhos amigos, casa-se e começa uma família. Ele faz sua própria escolha seguindo sua própria vontade, a despeito do que o governo tinha em mente para ele."
O álbum é dividido em quatro capítulos, sendo que os três primeiros falam do enredo conhecido do filme, enquanto o quarto e último aborda essa parte final do livro. "Cada capítulo, de 'Alex I' a 'Alex IV', começa com uma breve introdução que permite ao ouvinte seguir a história o tempo todo", explica Kisser.
Junto com a tonalidade crua já conhecida da banda, presente ao longo de todo o álbum de uma hora de duração, eles conseguiram fazer uma tradução autêntica da afinidade de Alex por Ludwig van Beethoven: com a participação de músicos sinfônicos de São Paulo, a faixa "Ludwig Van" transporta a "Nona Sinfonia" de Beethoven a um contexto heavy metal. Essa é a mais imperdível do álbum, já que não teria como ficar ainda melhor essa combinação de música clássica e Thrash Metal selvagem.
O material foi produzido pelo SEPULTURA e Stanley Soares, nos estúdios Trama em São Paulo, e masterizado por George Marino no Sterling Sound Studios de Nova York. "A-Lex" é o primeiro álbum do sepultura com a participação do novo baterista Jean Dolabella, que entrou para a banda durante a turnê de "Dante XXI". "Nós conhecemos Jean há mais de três anos, ele é da mesma cidade onde o SEPULTURA nasceu, Belo Horizonte, e se juntou a nós quando Roy Mayorga foi para o STONE SOUR", conta Kisser sobre o novo baterista. "Ele é dez anos mais novo que os demais membros, e trouxe uma nova pegada à banda. Jean possui uma reserva imensa de energia e motivação. Estamos felizes por ele estar com a gente, e orgulhosos do impacto positivo que causou no material de "A-Lex".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão

O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
A homenagem britânica que só Andreas Kisser e Ivan Lins têm entre os brasileiros
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A influência de Andre Matos em Andreas Kisser, segundo o próprio
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
A lendária banda que Iggor Cavalera considera o "sapatênis do rock"
A opinião de Andreas Kisser, do Sepultura, sobre Ivete Sangalo


