Guns N' Roses: vazamento de faixas prejudicou as vendas?
Por Marco Néo
Fonte: Gigwise.com
Postado em 18 de fevereiro de 2009
Axl Rose, frontman do GUNS N' ROSES, descreveu o vazamento para a internet de músicas do último álbum da banda, "Chinese Democracy", como sendo um "pesadelo".
Nove músicas, que eram uma mistura de produções novas e inacabadas, surgiram em junho do ano passado - cinco meses antes do lançamento do álbum.
Em sua primeira entrevista oficial para promover o álbum, Rose alegou ser "difícil de dizer" se o vazamento das músicas era o responsável pelas baixas vendas. Mas ele reconheceu que os fãs provavelmente se "envolveram emocionalmente" com as mixagens inacabadas disponibilizadas meses antes do lançamento: "Ter alguém colocando em risco seus esforços de maneira tão desdenhosa é um verdadeiro pesadelo", disse o vocalista à Billboard.
Guns N' Roses - Mais Novidades
"Eu não sei se isso nos atinge, contudo, pelo menos da forma que possam estar pensando. É difícil dizer. "Não quero dizer que esses 'vazamentos' não prejudiquem os artistas, mas as músicas eram inacabadas, e o nível de qualidade do som é bem maior no produto final".
Disse ainda Axl: "Dito isso, tem sempre aquelas pessoas que ficam emocionalmente envolvidas com a forma que soam as faixas vazadas, o que, para o bem e para o mal, normalmente não é uma coisa ótima para se enfrentar. E parece que aqueles que sempre baixam as músicas e reclamam publicamente, estranha e coincidentemente, têm uma história de serem basicamente detratores, ainda que sejam de alguma forma considerados fãs da banda".
O blogger de 28 anos que distribuiu as músicas pela internet terá que encarar uma pena que pode chegar a um ano de prisão, além de uma indenização estimada em cem mil dólares, após ter se considerado culpado por violação de direitos autorais.
Kevin Cogill postou as músicas em seu website, Antiquiet.
O álbum, que demorou mais de quinze anos para ficar pronto, era um dos lançamentos mais aguardados do século 21.
A sentença de Cogill será proferida em março. Uma investigação para chegar à fonte do vazamento, vale dizer, de quem Cogill obteve as músicas, está em curso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps