Ian Gillan: mais detalhes sobre novo trabalho solo
Por Robson B. Leite
Fonte: Ian Gillan website
Postado em 10 de fevereiro de 2009
A nota abaixo foi publicada por Ian Gillan, vocalista do DEEP PURPLE, no seu site oficial:
"Olá a todos,
Algumas informações sobre o meu novo trabalho - 'One Eye to Morocco' – a ser lançado oficialmente em 6 de março de 2009
Eu estava no Bairro Judeu de Cracóvia ouvindo algumas histórias relacionadas a Oscar Schindler quando a voz desapareceu – e então retornou...
‘Ah, Ian você tem um olho para Marrocos.’
Dito por Tommy Djiubinski.
Ele havia pego minha apreciativa contemplação arrastando a aura de um elegante patrono enquanto ela era levada em sua nuvem de perfume pessoal.
A significância me iludiu no início; até eu ouvir a segunda parte da expressão.
Na íntegra (e na Polônia) 'One eye to Morocco' e por outro a região de Cáucaso devem descrever uma pessoa vesga. Na Inglaterra, poderíamos nos referir a um olho vadio, sendo isso ‘preguiçoso’ em um contexto físico ou energicamente ‘vagabundeando’ em um senso menos prosaico.
Há poucos tempo atrás (2008) houve um ‘hiatus’ na agenda do DP (Deep Purple) quando uma triste gravidade ocorreu com a morte de Brenda – a amável mãe de Roger Glover.
Então retornei à Buffalo e ativei minha mente para outras coisas. Mais de trinta canções em vários estágios de prontidão estavam disputando por reconhecimento – 'eu, eu, eeeeeu...'
Havia uma que eu tinha composto com Steve Morris que ficou antes do resto com um foco natural para o processo de corte. Acabando como a faixa-título ela tornou-se o critério de seleção para um álbum que já tinha uma pulsação.
Quando estava terminando as letras fui atraído de volta à Cracóvia e ao comentário torto de Tommy. Aqui estava uma perfeita metáfora musical; Deep Purple sendo Cáucaso e Marrocos sendo o projeto atual – minha exótica residência...
...sentado sozinho em meu quarto, à espera de nenhum chamado, perdido em um sonho particular.
Foi uma decisão ciente de evitar o uso de uma seção rítmica de rock e vocês vão notar a completa ausência de solos de guitarra e teclado – podemos ter o melhor de tudo isso no DP. Então a instrumentação é talvez mais sedutora do que impulsiva. (Nota do editor em inglês: quê?).
Nós ensaimos durante a melhor parte de uma semana em Buffalo e então cruzamos a Peace Bridge e nos dirigimos ao norte ao longo do Lago Ontário até os estúdios da Metalworks em Mississauga, onde as faixas principais foram gravadas em três dias. Desde então eu finalizei com o maestro (Nick Blagona) em seu estúdio que é próximo a Dundas.
Michael Lee Jackson (MLJ) estava lá desde o início, oferecendo o que pode ser descrito como uma contribuição holística.
Os músicos foram:
MLJ - guitarras, Rodney (ainda com a bala no pescoço) Appleby - baixo, Howard Wilson - bateria, Steve Morris - guitarras, Joe Mennonna - saxofones, Lance Anderson – órgãos Hammond, Jesse O'Brien - teclados.
Agradeço a vocês, felicidades, IG".
Faixas de 'One Eye To Morocco':
1. One Eye To Morocco (Gillan/Morris)
2. No Lotion For That (Gillan/Morris)
3. Don't Stop (Gillan/Appleby)
4. Change My Ways (Gillan)
5. Girl Goes To Show (Gillan/Morris)
6. Better Days (Jackson)
7. Deal With It (Gillan/Morris)
8. Ultimate Groove (Jackson)
9. Sky Is Falling (Gillan/Morris)
10. Texas State Of Mind (Jackson)
11. It Would Be Nice (Gillan/Morris)
12. Always The Traveller (Gillan/Morris).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps