Neil Young: YouTube trata as gravadoras de maneira desigual
Por Diego Camara
Fonte: Rolling Stone
Postado em 06 de março de 2009
Enquanto os usuários do YouTube continuam nervosos pela retirada do áudio dos vídeos de todos os artistas da Warner Music Group pela disputa de royalties, um roqueiro vem em defesa da gravadora: Neil Young. A lenda do Rock argumentou em seu blog que a Warner é vitima de contratos ultrapassados e não pode ser demonizada por apertar o botão de mute de todas as suas músicas licenciadas no YouTube.
"A Warner/Reprise foi uma das primeiras gravadoras a abraçar o YouTube. Quando ele ainda estava nascendo a Warner fez um acordo para trabalhar com eles. Hoje, outras gravadoras fizeram acordos lucrativos para seus artistas no YouTube", escreveu Young. "O YouTube é a nova rádio, mas não totalmente. As rádios são usadas para introduzir a música para as massas e foram cruciais para cada novo lançamento, com condições idênticas para cada artista e gravadora. Desde que o YouTube fez acordos melhores com algumas gravadoras e não outras, o Gigante da Mídia está tratando desigualmente os artistas dependendo das gravadoras nas quais eles se encontram".
Por que a Warner Music não disse isso no início? Há um mês e meio os vídeos da Warner estão sem som, e só agora que NEIL YOUNG assinou com a Warner Reprise Records, ele nos deu algumas perspectivas sobre o assunto. "É a hora da indústria musical conseguir compensar os artistas na web. Os artistas da Reprise e da Warner Bros desejam o que os artistas das outras gravadoras estão conseguindo". Young ainda concluiu: "Deixem as pessoas decidirem o que constitui o sucesso. A Warner Bros e a Reprise estão buscando um campo de jogo nivelado. Enquanto não conseguirem estes problemas não irão embora. Esta é a essência da disputa entre Warner Bros/Reprise e o YouTube".
Vídeos cujo som foram retirados, como o clipe do MY CHEMICAL ROMANCE, agora foram retirados do ar "due to copyright claim by WMG". Espera-se que esta disputa seja estabilizada pelo lançamento do novo álbum de NEIL YOUNG, "Fork in the Road", no dia 7 de abril.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Steve Harris compareceu a apresentação de Blaze Bayley no EDDFEST.
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Jimmy Page
O ícone do Rock que escreveu seus dois maiores sucessos em um só dia
Luis Mariutti, ex- Angra, conta sobre atritos entre Andre Matos e Rafael Bittencourt
A música que Neil Young admitiu na própria letra que ele roubou de outra banda
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A banda punk que fez Neil Young se reinventar nos anos setenta; "irritou muita gente"
Rolling Stone: revista elege melhores faixas de álbuns ruins



