Queensryche: "Não ganhamos dinheiro com CDs", diz Tate
Por Thiago Coutinho
Fonte: Goldmine Magazine
Postado em 29 de abril de 2009
Em entrevista concedida a Bryan Reesman, do site Goldmine, o vocalista do QUEENSRŸCHE, Geoff Tate, comentou a inspiração por trás do processo de composição do novo álbum do grupo, "American Soldier", os novos meios de renda dos músicos, entre outros assuntos. Confira os principais excertos logo a seguir.
O processo de composição e a dinâmica do QUEENSRŸCHE:
"Definitivamente deixamos as coisas fluírem. Mas nós, definitivamente, formamos um comitê, formado por mim, Eddie [Jackson, baixo] e os produtores [neste caso, Jason Slater e Kelly Gray]. Eddie e eu provavelmente somos os que mais nos importamos com o que acontece e policiamos todo mundo e verificamos se todos estão fazendo o que devem fazer, e também damos liberdade para que eles se expressem. Mas nos reservamos o direito de dar a palavra final. Alguém tem que colocar a marca final. Alguém tem que fazer isso, e na maior parte das vezes esse é o meu trabalho: ‘Esse solo é bem legal, então vamos fazer algumas perguntas. Ele se encaixa no sentimento da canção? Ele te faz querer chorar? Ele mostra que você sabe tocar guitarra bem rápido?’. Todos temos que estar de acordo com as respostas".
A queda nas vendas de CDs:
"Não ganhamos mais dinheiro vendendo álbuns. Poucas pessoas conseguem. Ainda amamos o que fazemos e continuamos a fazê-lo, mas o fazemos de forma distinta. O dinheiro vem de outros lugares. Não é apenas a competitividade, você tem que pensar em outras formas de se ganhar dinheiro. Lembro-me que em 1999 estive em um torneio de golfe com celebridades, e o meu time contava com Doc McGhee, que é um empresário bem conhecido no meio musical. E Doc é um cara bem esperto, e eu lhe perguntei: ‘Doc, o que está acontecendo com a indústria fonográfica?’. Ele estava com um charuto, baforando, e disse com um jeito bem fraternal: ‘bem, garoto, está mudando’. Eu respondi: ‘é, eu concordo, as vendas estão caindo drasticamente, há muito desse negócio do download rolando, o que a indústria vai fazer para impedir isso?’. E ele me disse o seguinte: ‘A indústria não está fazendo nada. A coisa toda está indo para o banheiro. Vamos ter que achar outros modos para fazer isso tudo voltar a funcionar. Acabei de ler um livro que você deveria ler também, ‘Quem mexeu no meu queijo?’. Você não pode ficar em um único lugar e viver disso para sempre. Não funciona assim. Você tem que ir onde a comida está. Você tem que ir onde o dinheiro está. Você tem que estar onde os suprimentos estão. Na verdade esse é um ótimo conselho, e eu o agradeço por isso. Isso definitivamente me fez olhar para o que fazemos e tentar modificá-lo. E aqui estamos. Estamos indo muito bem, considerando o atual estado da economia e da nossa indústria".
Para ler o artigo na íntegra (em inglês), clique aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
O convite deselegante que Axl Rose fez para Alice Cooper gravar música do Guns N' Roses


31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Ex-Queensryche, vocalista Geoff Tate confirma show acústico no Rio de Janeiro
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
10 discos inesquecíveis de rock e heavy metal que foram lançados em agosto



