Voivod: grupo persiste e lança um novo álbum, "Infini"
Por Antonio Parreira
Fonte: Jornal Voir - Montréal
Postado em 20 de junho de 2009
Apesar da morte do guitarrista Denis "Piggy" D'Amour há quatro anos, o VOÏVOD persiste e lança um novo álbum, "Infini".
Quando o grupo lançou "Katorz" em 2006, eles sabiam que havia material gravado (por Denis D'Amour) suficiente para fazer um outro álbum: "A gente tinha feito demos em 2004 com o Jason (Newsted, baixista) e ainda tínhamos 13 músicas. Nós não sabíamos se iríamos finalizá-las pois a preparação do Katorz havia sido uma experiência dolorosa. Nós estávamos todos em estado de choque quando o completamos, três ou quatro meses depois da morte de Denis. Eu não estava certo de querer voltar ao estúdio e escutar as últimas músicas gravadas por Piggy", explica o baterista Michel Langevin, que acabou de chegar à Montreal depois de um show no Sweden Rock Festival no dia 6 de junho.
A participação do VOÏVOD em vários festivais durante o verão de 2008 talvez tenha mudado a sua opinião. "A reação foi tão incrível que isso me deu a prova de que não era um sacrilégio continuar sem Piggy", afirma aquele que pensava que o público esqueceria o VOÏVOD durante os dois anos que levou para ele (Away) e Denis Bélanger (Snake) se recomporem depois da partida do cúmplice deles (Piggy).
No entanto, depois de telefonar para o Jason em São Francisco, Michel e Denis pensaram que a gravação de "Infini" talvez não se realizasse: "Jason ainda sentia dores no ombro (o baixista se machucou tentando evitar que um cabeçote de amplificador caísse no chão, durante a gravação do programa Supernova) e ele achava que não conseguiria gravar as suas partes. A gente então combinou que Eric Forrest e Jean-Yves Thériault (ex-baixistas do VOÏVOD) gravariam o baixo, mas acabamos aceitando convites para participar de vários festivais e adiamos a gravação de 'Infini' para o outono", conta Michel. Por causa disso Jason foi capaz de dar o seu toque ao álbum que ele havia ajudado a compor em 2004: "Ele estava contente pois Infini também é uma cria dele", ressalta o baterista que acaba de lançar World Away, um magnífico livro reunindo as suas obras de estilo futurista.
O novo registro chega num momento interessante da carreira do Voïvod, já que eles estão fazendo shows focados nos seus seis primeiros discos: "Nós estamos tocando com o guitarrista Daniel Mongrain (Martyr) e Jean-Yves, enquanto Piggy e Jason é que tocam no "Infini". Nós interpretamos uma ou duas músicas novas no show, mas a turnê se insere no movimento thrash dos anos 80, que voltou a ser muito popular na Europa hoje em dia. Eu estou muito feliz de ter me deixado convencer a subir no palco novamente. O público aceitou Daniel rapidamente", assegura Michel. No momento não existe a possibilidade de shows com Jason, mas o VOÏVOD não descarta essa idéia. "No momento eu estou contente de tocar o material dos seis primeiros discos. Isso me permite de redescobrir canções que nós não tocávamos há muito tempo." Um curto making-of do álbum será colocado em breve no site oficial do VOÏVOD.
VOÏVOD - "Infini" será lançado na América do Norte no dia 23 de junho pela Sonic Union.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps