Woodstock: lançado livro sobre o lendário festival
Por Daniel Vaughan
Fonte: Biblioteca MTV
Postado em 17 de julho de 2009
Dizem que há cerca de 400 mil versões sobre o que foi Woodstock, o lendário festival de rock, realizado numa fazenda no interior dos Estados Unidos.
Foram literalmente três dias de sexo, drogas e rock’n’roll, mas não só isso. De muitas formas, Woodstock foi precursor do movimento ecológico, pregando uma volta à vida em comunidade em contato com a natureza e com respeito ao meio ambiente.
O festival foi político, mas libertário. Woodstock trouxe à tona os direitos civis nos Estados Unidos, a mistura racial, o protesto contra a guerra no Vietnã, foi um grande símbolo dos anos 1960.
Como diz Martin Scorsese no livro, talvez o único período em que o amor foi realmente utilizado "como uma força para combater a ambição, o ódio e a violência".
"Woodstock", o livro, um lançamento da Agir, é um passe livre para percorrer a maratona dos três dias do festival, com acesso aos bastidores, aos músicos, aos organizadores e à plateia.
A obra é dividida em três partes, uma para cada dia do festival, realizado entre 15 e 17 de agosto de 1969.
Os capítulos correspondem aos 32 shows que ali aconteceram. Com uma seleção de depoimentos em primeira pessoa, que vão dos idealizadores do evento a músicos (JANIS JOPLIN, SANTANA, JIMI HENDRIX, JERRY GARCIA, JOAN BAEZ), Pete Fornatale conseguiu costurar, minuto a minuto, tudo o que ocorreu em cima, na frente e atrás desse palco antológico do rock.
Leia um trecho no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps