Fãs do Iron Maiden são multados por revender bootlegs usados
Por Emanuel Seagal
Fonte: Spiegel
Postado em 30 de agosto de 2009
A fonte do texto abaixo é uma tradução do original em alemão publicado no spiegel.de.
Fãs de heavy metal devem tomar cuidado ao revender tudo que compraram; diversos CDs ao vivo do IRON MAIDEN, por exemplo, foram vendidos ilegalmente na Alemanha nos anos noventa. Qualquer um que vender estes CDs usados hoje em dia corre riscos de sofrer ações legais.
Os CDs geralmente se parecem com as antigas capas de discos de Heavy Metal, trazendo caveira, adaga e citações aleatórias de "Iron Maiden", "Live USA" e "Gravação Original do Artista" em amarelo, vermelho, rosa e turquesa. O CD parece como muitos outros, mas é como uma pequena bomba relógio: se este disco (e alguns outros) for vendido como usado ele pode acionar uma reclamação em nome do Iron Maiden.
Os empresários da banda deram permissão para a firma de Hamburgo, Sasse & Partners, tomar ações legais contra vendedores de produtos não licenciados do Iron Maiden. Os avisos da firma repetidamente pegam fãs que inconscientemente vendem CDs de suas coleções de discos. Por exemplo um leitor da Spiegel Online teve de assinar uma confissão de culpa e pagar uma multa de 100 euros, sob risco de sofrer uma ação indenizatória.
A sanção contra o vendedor é mínima, afirmam os advogados da banda: "Como você opera em uma pequena escala no site de leilão na Internet e ofereceu apenas um CD dos nossos clientes, nosso cliente está preparado para fazer uma exceção em seu caso e cobrar uma pequena quantia de 100 euros."
Isso é bastante generoso, mas a ação ainda incomoda muitos dos afetados. Como alguém pode saber que um CD comprado 15 anos atrás numa loja é ilegal? "Eu nunca teria considerado jogar fora o material antigo," disse um fã que recebeu o aviso, "minha única alternativa agora é me manter longe de todos os CDs e DVDs no futuro". Ele ainda diz que vai mandar para a empresa "todos CDs e vídeos que tenho de seus clientes (não quero mais isso), juntamente com os cem euros, e nunca mais gastarei dinheiro com música".
O procurador de Hamburgo Thomas Schlegel, cuja companhia representa o Iron Maiden Holdings Ltd. na Alemanha, confirmou ao Spiegel Online que há um número "não insignificante" destes avisos: "Não é a banda que nos pediu para intervir, mas sim os empresários ou o CEO da IMH. O nome 'Iron Maiden' é registrado e a companhia que detém estes direitos (e seus empregados) os protege. É claro, isso incomoda os detentores dos direitos quando outros ganham dinheiro com o nome sem o Iron Maiden ver algo destes lucros. Mas além disso, o Iron Maiden fica incomodado quando produtos de baixa qualidade são vendidos usando seu nome. Eles prejudicam sua imagem".
Nota do editor: informação similar a deste texto, tendo como fonte artigo da Rock Hard, foi publicada no Novo Metal, de onde inclusive pegamos a imagem do bootleg que ilustra a matéria...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps