Território da Música: "três anos mágicos no Heavy Metal"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Território da Música
Postado em 29 de agosto de 2009
Rafael Sartori, colunista do Território da Música, escreveu um artigo sobre os anos de 1990, 1991 e 1992 no Heavy Metal. Confira abaixo alguns trechos do artigo.
"Todo mundo já ouviu dizer ou já disse que o Rock nunca vai morrer. Concordo com a afirmação. É preciso ressaltar, no entanto, que o gênero vai muito melhor em algumas épocas do que em outras. A atual, por exemplo, não vem me animando muito. E não estou nem focando na qualidade das bandas novas, mas nos lançamentos de nomes já consagrados. Com raras exceções, tudo tem parecido pouco inspirado e repetitivo.
Isso me fez lembrar de uma época que considero mágica no Heavy Metal: os anos de 1990, 1991 e 1992. Uma nova geração de ‘headbangers’ foi formada durante esses três anos. Os trabalhos de maior sucesso da maioria das bandas foram lançados durante esse período. Veja bem, não estou dizendo que foram os melhores mas, sem dúvida, foram os álbuns que tiraram os grupos do mundo do Metal e os colocaram no mundo, de fato.
Além da popularização do CD, a aparição da MTV aqui no Brasil e o espaço que a mídia de uma forma geral dava ao estilo, com videoclipes na TV aberta, revistas diversas, programas de rádio e festivais, certamente contribuíram para que toda uma geração de pré-adolescentes conhecesse e tomasse gosto pelas distorções e a energia do Metal. Até álbum de figurinha com fotos das bandas e capas dos discos foi lançado.
Para conferir a matéria na íntegra acesse
http://territorio.terra.com.br/ensaio/?c=285
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps