Andre Matos: "Sempre procuro uma motivação para compor!"
Por Karina Detrigiachi
Fonte: BraveWords
Postado em 02 de fevereiro de 2010
O vocalista ANDRE MATOS (ex-ANGRA/SHAMAN) concedeu uma entrevista ao site SpazioRock e abaixo podem ser conferidos alguns trechos da conversa.
Eu gostaria de começar falando sobre o ‘Mentalize’. Ele parece mais calculado do que o ‘Time To Be Free’ e um pouco mais difícil de digerir. Você quis criá-lo com a mesma atitude que o anterior, ou neste você se sentiu mentalmente mais livre?
Matos: "Bem, quando você começa a compor músicas para um novo álbum, você nunca sabe quais músicas surgirão. Sempre nesta situação, eu estava com os meus colegas de banda e costumávamos compor e escrever as músicas juntos... Então, nós tecnicamente decidimos por não nos preocuparmos muito com o que iria surgir. Nós temos essa filosofia de ‘faça apenas aquilo que você é capaz de fazer e o que sair que seja de uma forma espontânea’. Então, acho que este álbum é de alguma forma mais espontâneo e mais natural do que o primeiro. Não quero dizer que o primeiro não seguiu a mesma filosofia, mas talvez, devido ao fato de ter sido o primeiro lançamento da minha banda solo e carreira solo, é claro que você se preocupa com o resultado. Você quer fazer o seu melhor, você quer colocar todas as suas ideias ao mesmo tempo. Então, acho que de alguma forma o ‘Mentalize’ foi construído de forma mais simples, mas a atmosfera, a substância das canções e as idéias não são menos intensas. Tudo ainda está lá. Nós sempre acreditamos que deve haver algum tipo de desenvolvimento e aprimoramento de um álbum para o outro e, pelo menos, os álbuns são diferentes um do outro, mas ainda mantêm a mesma atitude."
Perfeito! Creio eu que agora você realmente se sente mais livre.
Matos: "Sim, sabe, o primeiro álbum foi intitulado como ‘Time To Be Free’ e aquela era realmente a procura da auto-expressão, da liberdade e libertação, e talvez isso tenha sido confirmado no segundo álbum. Eu acho que é um ponto positivo: podemos realmente falar para fora de nossas mentes, podemos realmente compor o que está em nossas almas e que virá sempre através da música e nós vamos atingir as pessoas com esta mensagem. Isso é liberdade na música, basicamente, não significa que não me importo com o que as pessoas pensam do seu trabalho, mas que você não faz algo somente para satisfazer o gosto de outra pessoa. É também tentar ousar e buscar novos elementos e idéias: isso sempre foi muito importante para mim. Em toda minha carreira, sempre tentei encontrar uma motivação para escrever canções, e não só porque eu tinha que liberar alguma coisa."
Para ler a matéria completa (em inglês) acesse o link abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Dave Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?
A chocante e nojenta cena protagonizada por Ozzy mostrada no filme do Mötley Crüe
O grande nome do Rock que recusou chance de tocar no Woodstock; "Não gosto de hippies"

Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
O dia que Andre Matos se chateou com Gabriel Thomaz do Autoramas no camarim do Angra
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil
O que Andre Matos faria se fosse mulher por um dia?



