Cangaço: entrevista com a banda no Hangover Music
Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 16 de setembro de 2010
O CANGAÇO tem como principal característica a fusão entre o death metal e a música típica nordestina, porém não limitam-se a essa fórmula, transitando com facilidade – às vezes numa mesma música - entre outros gêneros. A banda é relativamente nova, tendo o início de suas atividades no final do ano de 2009, no Recife (PE). Em sua formação o CANGAÇO conta com os músicos Rafael Cadena (guitarras e vocal), Magno Lima (baixo e vocal) e Arthur Lira (bateria).
Após a experiência da apresentação no Wacken Open Air - o maior festival de heavy metal do mundo - o CANGAÇO regressa ao Recife com a certeza de que possui um diferencial em seu currículo.
Ainda em clima de comemoração, o grupo concedeu a entrevista abaixo:
O nome da banda associa diretamente o Cangaço com a região a qual vocês pertencem - o nordeste. Até onde, musicalmente e até liricamente, a música nordestina os influenciam?
O objetivo inicial do projeto era buscar uma identidade própria para o Heavy Metal do nordeste do país, por conta disso, tudo que remetesse como característica do folclore da região foi pesquisado e avaliado. Na música, essa influência se mostra na construção harmônica dos riffs e toda a riqueza que essa atmosfera propicia, encaixando muito bem com o peso do Metal, além da exploração dos diversos ritmos característicos. A temática lírica da banda tem menos influência.
Por enquanto os sentimentos refletidos nas músicas seguem uma linguagem mais universal e conflitos da realidade contemporânea. Sabemos da extensa riqueza das histórias relacionadas ao cangaço e ao nordeste, porém, sentimos que, no atual momento, devemos explorar nas letras assuntos mais próximos da realidade comum.
Como surgiu a ideia de mesclar a música típica com o death metal? Houve inspiração em bandas de folk metal européias – que misturam a música extrema com o regional - ou a ideia foi genuína?
Seria uma grande mentira afirmar que a ideia é genuína pois vem sendo feita a décadas por grupos musicais das mais diversas regiões do mundo, escutamos muito folk metal europeu ao longo de nossa formação e, a ousadia de tais bandas, só serviu para nos inspirar quanto à possibilidade de quebrar os limites impostos à música. O documentário "Global Metal" é um excelente trabalho de como o metal se adapta a qualquer música de qualquer lugar do mundo. Nada se cria, tudo se mistura.
Leia a entrevista completa no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak
26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Cinco vocalistas subestimados do mundo do Heavy Metal que merecem a sua atenção
A canção do Engenheiros do Hawaii que é o "Heavy Metal" do Humberto Gessinger
A explicação de Frejat sobre como Raimundos não se dobrava perante gravadora





