Cangaço: entrevista com a banda no Hangover Music
Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 16 de setembro de 2010
O CANGAÇO tem como principal característica a fusão entre o death metal e a música típica nordestina, porém não limitam-se a essa fórmula, transitando com facilidade – às vezes numa mesma música - entre outros gêneros. A banda é relativamente nova, tendo o início de suas atividades no final do ano de 2009, no Recife (PE). Em sua formação o CANGAÇO conta com os músicos Rafael Cadena (guitarras e vocal), Magno Lima (baixo e vocal) e Arthur Lira (bateria).
Após a experiência da apresentação no Wacken Open Air - o maior festival de heavy metal do mundo - o CANGAÇO regressa ao Recife com a certeza de que possui um diferencial em seu currículo.
Ainda em clima de comemoração, o grupo concedeu a entrevista abaixo:
O nome da banda associa diretamente o Cangaço com a região a qual vocês pertencem - o nordeste. Até onde, musicalmente e até liricamente, a música nordestina os influenciam?
O objetivo inicial do projeto era buscar uma identidade própria para o Heavy Metal do nordeste do país, por conta disso, tudo que remetesse como característica do folclore da região foi pesquisado e avaliado. Na música, essa influência se mostra na construção harmônica dos riffs e toda a riqueza que essa atmosfera propicia, encaixando muito bem com o peso do Metal, além da exploração dos diversos ritmos característicos. A temática lírica da banda tem menos influência.
Por enquanto os sentimentos refletidos nas músicas seguem uma linguagem mais universal e conflitos da realidade contemporânea. Sabemos da extensa riqueza das histórias relacionadas ao cangaço e ao nordeste, porém, sentimos que, no atual momento, devemos explorar nas letras assuntos mais próximos da realidade comum.
Como surgiu a ideia de mesclar a música típica com o death metal? Houve inspiração em bandas de folk metal européias – que misturam a música extrema com o regional - ou a ideia foi genuína?
Seria uma grande mentira afirmar que a ideia é genuína pois vem sendo feita a décadas por grupos musicais das mais diversas regiões do mundo, escutamos muito folk metal europeu ao longo de nossa formação e, a ousadia de tais bandas, só serviu para nos inspirar quanto à possibilidade de quebrar os limites impostos à música. O documentário "Global Metal" é um excelente trabalho de como o metal se adapta a qualquer música de qualquer lugar do mundo. Nada se cria, tudo se mistura.
Leia a entrevista completa no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
A música pouco lembrada de Elton John que ele ama; "Uma grande faixa de rock and roll"
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
A banda com a qual Wolfgang Van Halen adoraria fazer uma turnê
Guitarrista dos primórdios do Metallica conta porque não foi considerado membro
Humor: Os roqueiros mais chatos das redes sociais
O álbum favorito de Renato Russo, segundo o amigo e produtor Luiz Fernando Borges






