Cangaço: entrevista com a banda no Hangover Music
Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 16 de setembro de 2010
O CANGAÇO tem como principal característica a fusão entre o death metal e a música típica nordestina, porém não limitam-se a essa fórmula, transitando com facilidade – às vezes numa mesma música - entre outros gêneros. A banda é relativamente nova, tendo o início de suas atividades no final do ano de 2009, no Recife (PE). Em sua formação o CANGAÇO conta com os músicos Rafael Cadena (guitarras e vocal), Magno Lima (baixo e vocal) e Arthur Lira (bateria).
Após a experiência da apresentação no Wacken Open Air - o maior festival de heavy metal do mundo - o CANGAÇO regressa ao Recife com a certeza de que possui um diferencial em seu currículo.
Ainda em clima de comemoração, o grupo concedeu a entrevista abaixo:
O nome da banda associa diretamente o Cangaço com a região a qual vocês pertencem - o nordeste. Até onde, musicalmente e até liricamente, a música nordestina os influenciam?
O objetivo inicial do projeto era buscar uma identidade própria para o Heavy Metal do nordeste do país, por conta disso, tudo que remetesse como característica do folclore da região foi pesquisado e avaliado. Na música, essa influência se mostra na construção harmônica dos riffs e toda a riqueza que essa atmosfera propicia, encaixando muito bem com o peso do Metal, além da exploração dos diversos ritmos característicos. A temática lírica da banda tem menos influência.
Por enquanto os sentimentos refletidos nas músicas seguem uma linguagem mais universal e conflitos da realidade contemporânea. Sabemos da extensa riqueza das histórias relacionadas ao cangaço e ao nordeste, porém, sentimos que, no atual momento, devemos explorar nas letras assuntos mais próximos da realidade comum.
Como surgiu a ideia de mesclar a música típica com o death metal? Houve inspiração em bandas de folk metal européias – que misturam a música extrema com o regional - ou a ideia foi genuína?
Seria uma grande mentira afirmar que a ideia é genuína pois vem sendo feita a décadas por grupos musicais das mais diversas regiões do mundo, escutamos muito folk metal europeu ao longo de nossa formação e, a ousadia de tais bandas, só serviu para nos inspirar quanto à possibilidade de quebrar os limites impostos à música. O documentário "Global Metal" é um excelente trabalho de como o metal se adapta a qualquer música de qualquer lugar do mundo. Nada se cria, tudo se mistura.
Leia a entrevista completa no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
Rick Wakeman anuncia detalhes de novo álbum, "Return to the Red Planet"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
Violão & Decepção: o dia que eu assisti o pior show da minha vida
Como a doença do vocalista Axl Rose afeta o Guns N' Roses
A banda nova que fez Paulo Ricardo sentir que o rock está voltando às paradas





