Tony Iommi: "Guitarristas bons tentam se exibir um pouco!"
Por Nathália Plá
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 21 de dezembro de 2010
A edição 210 da revista britânica Total Guitar, em dezembro de 2010, trouxe o lendário guitarrista do BLACK SABBATH Tony Iommi na capa e inclui uma entrevista intimista. Seguem alguns trechos da segunda parte da conversa.
Black Sabbath - Mais Novidades
Total Guitar: Músicas novas influenciam sua forma de tocar ou compor de algum modo?
Iommi: "Suponho que devem haver coisas que você pega, mas eu não poderia lhe dizer de onde. Eu tendo a tocar o que eu penso. Há álbuns que eu gostaria de ouvir, mas eu não ouço. Eu não escuto outros guitarristas tanto assim. Há alguns grandes guitarristas por aí, realmente há, mas, de novo, sendo um grande guitarrista, você também tem de ser um grande compositor. Não importa o quão bom seja, você só é bom o tanto quanto for sua música. Algumas pessoas tendem a exagerar nas músicas. É minha opinião. Quando o guitarrista é bom, eles geralmente tenta se exibir um pouco."
Total Guitar: "Paranoid" é indiscutivelmente seu riff mais famoso. Reza a lenda que a música foi uma inclusão de última hora ao álbum?
Iommi: "Naquela época não tínhamos gravadores. Você tinha de tocar riffs, continuar tocando-os e lembrar deles. Nós estávamos gravando o álbum ['Paranoid', 1970] e a gravadora de repente disse 'Vocês não têm músicas o suficiente!' Nós não sabíamos o que fazer e eles nos pediram para arrumar outra música. Em poucos minutos eu criei o riff da 'Paranoid', toquei para os outros caras, eles gostaram, e então prosseguimos. É o quão simples a 'Paranoid' foi - nós a compusemos e a gravamos em um dia."
Total Guitar: Ainda simples assim, essa música veio para ser um de seus maiores sucessos.
Iommi: "Sim, ela foi. Nós não queríamos realmente um single para fazer sucesso com a 'Paranoid' porque naquela época single era feito para vender. Não queríamos um single e não esperávamos que ela fosse um single. Nós apenas a fizemos como uma faixa para completar (o álbum). A maioria das faixas no álbum eram longas e muitas pessoas não as tocaria porque eram muito longas, então a 'Paranoid' era uma faixa ideal para lançar, já que era curta e rápida. Ela simplesmente decolou. Nós ficamos tão chocados quanto qualquer um quando ela chegou às paradas. Nós pensamos 'Diabos, tem esse tanto de coisa aqui que estávamos tentando fazer musicalmente e então algo simples como a 'Paranoid' entra para as paradas e todos se lembram dela!'"
Leia mais no site da revista Total Guitar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Sai, capeta: 10 bandas que foram classificadas como satanistas (porém, não são)
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
Novo álbum do Lamb of God é inspirado pelo cenário político e cultural norte-americano
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março


O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


