Scorpions: Rudolf Schenker elogiando banda brasileira
Por Adelemberg Thiago
Fonte: Radio Metal
Postado em 15 de dezembro de 2010
A lendária banda SCORPIONS está em sua última turnê. Uma das maiores bandas do rock está se despedindo, infelizmente, em grande estilo. O lançamento do álbum "Sting In The Tail" e a sequente turnê mundial "Get Your Sting And Blackout Farewell Tour" marca o fim da banda alemã. Em entrevista ao portal francês Radio Metal, Rudolf Schenker, guitarrista e um dos fundadores do grupo, fala da turnê de despedida, apontando a idade como um dos fatores para pararem, pois eles "não querem morrer em frente ao público". Comenta a cena atual do metal ao dizer que está em boas mãos e elogia uma banda brasileira. Confira alguns trechos da conversa.
Você acredita que a banda conseguiu dizer tudo o que era possível ou você tem em mente algumas frustrações em coisas que você não teve tempo de experimentar? Eu acho, por exemplo, da direção musical que vocês tiveram com o "Humanity Hour 1". Muitas pessoas estavam esperando por uma sequência.
Tudo foi dito. Quando saímos com o "Humanity Hour 1", o LINKIN PARK saia na mesma época com o seu "Minutes to Midnight", que teve o mesmo tipo de orientação. Então tudo foi dito! Nós já dissemos: "gente, por favor, certifiquem-se que vocês estejam fazendo tudo certo", em seguida entrou a crise. Então, depois disso tudo foi dito. Por que você teria que dizer tudo depois e depois? Então eu disse a melhor maneira de se fazer um álbum de rock e positivo, "vamos agitar". Vamos jogar fora essa coisa de dinheiro e crise e vamos agitar. Então começamos a escrever e de alguma forma as coisas vieram juntas, como "Raised on Rock". "Spirit of Rock" e "The Best Is Yet To Come", que já foram da sessão do "Unbreakable". Tudo veio junto e de alguma forma percebemos que somos nós! Esse é nosso mundo, isso é nossa música de nossas vidas, essa é também, talvez, a razão do por que dissemos que seria a nossa última turnê e o último álbum, pois dissemos tudo.
O SCORPIONS inspirou mais de uma geração de músicos. O quê você acha da nova cena do metal?
Eu direi uma coisa. Não concordo com muitas pessoas que estão dizendo que os músicos antigos sempre foram os melhores. Eles foram muito bons naquela época, mas eu acho que os músicos jovens encontram seu próprio jeito de fazerem suas músicas. É claro que tivemos nossos heróis também como Jimmy Page ou JIMI HENDRIX. Nós sabemos que nós inspiramos muitas bandas como VAN HALEN, ok, não é uma banda nova, é velha, mas também GREEN DAY, NICKELBACK e SYSTEM OF A DOWN. Nova cena significa novas pessoas. Eu acho que o RAMNSTEIN, não me pergunte sobre isso mesmo que ela não seja tão nova, 3 DOORS DOWN é uma banda muito boa também... e o NIGHTWISH! A cena está mudando tanto! EDGUY é uma ótima banda também! Há tantas bandas surgindo com um som novo, novos toques, é bom!
Então você acha que a música está em boas mãos?
A família do rock é uma família muito unida. Eles não estão abertos para novas coisas, eles tão acreditando na "antiga nova escola", sem perguntas quanto a isso. Eu descobri recentemente que nós tínhamos fãs tão jovens por conta que agora eles voltam para as coisas antigas de seus pais dizendo "Ei o quê é isso? É fantástico! Ei, escute isso! SCORPIONS? Eles ainda estão tocando? Vou lá!". Então, sim, eu acho que está em boas mãos. Enquanto há guitarristas... Na verdade o rock é atitude, é pura atitude! Há tantas maneiras que você pode fazer com guitarras e baterias. Recentemente nós fomos convidados em um local chamado Manifesto, um clube de São Paulo. Eu vi uma banda do Brasil, esqueci o nome [N.T.: segundo a Radio Metal, Rudolf se referia ao ANGRA, mas vale fazer uma ressalva. Provavelmente Rudolf se referia ao evento "Stay Heavy Metal Stars" que contou com as participações das bandas brasileiras HANGAR e TORTURE SQUAD. Talvez ele se referiu ao TORTURE SQUAD, já que adiante ele comenta que a banda tocou no Wacken], mas eles foram fantásticos! Eu lembro a última vez que eles tocaram no Wacken [N.T.: o HANGAR nunca tocou no Wacken e o Torture já, tanto é que está presente no DVD "Live At Wacken 2007 - 18 Years In History"]. Eles tocam o inacreditável, o baterista é inacreditável, eles estão fazendo música num modo diferente, o baterista poder ser o herói agora, eles estão tocando tão rápido! Sua música é rápida e poderosa, o vocalista foi fantástico. Sempre há algo.
Entrevista completa (em inglês) no link abaixo.
http://www.radiometal.com/en/article/rudolf-schenker-rock-is-an-attitude,14233#comment-10509
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
O ícone da new wave nos anos 80 que tocou guitarra com Jimi Hendrix
Max Cavalera deixa "Big Four" de fora ao escolher seus três discos de Thrash preferidos
Os 20 maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo os leitores da Guitar Player
Jimmy Page revela quem ele considera o guitarrista mais completo de todos os tempos



13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs nos anos 90
Reinaldo: um apaixonado pelos Scorpions



