Scorpions: Rudolf Schenker elogiando banda brasileira
Por Adelemberg Thiago
Fonte: Radio Metal
Postado em 15 de dezembro de 2010
A lendária banda SCORPIONS está em sua última turnê. Uma das maiores bandas do rock está se despedindo, infelizmente, em grande estilo. O lançamento do álbum "Sting In The Tail" e a sequente turnê mundial "Get Your Sting And Blackout Farewell Tour" marca o fim da banda alemã. Em entrevista ao portal francês Radio Metal, Rudolf Schenker, guitarrista e um dos fundadores do grupo, fala da turnê de despedida, apontando a idade como um dos fatores para pararem, pois eles "não querem morrer em frente ao público". Comenta a cena atual do metal ao dizer que está em boas mãos e elogia uma banda brasileira. Confira alguns trechos da conversa.
Você acredita que a banda conseguiu dizer tudo o que era possível ou você tem em mente algumas frustrações em coisas que você não teve tempo de experimentar? Eu acho, por exemplo, da direção musical que vocês tiveram com o "Humanity Hour 1". Muitas pessoas estavam esperando por uma sequência.
Tudo foi dito. Quando saímos com o "Humanity Hour 1", o LINKIN PARK saia na mesma época com o seu "Minutes to Midnight", que teve o mesmo tipo de orientação. Então tudo foi dito! Nós já dissemos: "gente, por favor, certifiquem-se que vocês estejam fazendo tudo certo", em seguida entrou a crise. Então, depois disso tudo foi dito. Por que você teria que dizer tudo depois e depois? Então eu disse a melhor maneira de se fazer um álbum de rock e positivo, "vamos agitar". Vamos jogar fora essa coisa de dinheiro e crise e vamos agitar. Então começamos a escrever e de alguma forma as coisas vieram juntas, como "Raised on Rock". "Spirit of Rock" e "The Best Is Yet To Come", que já foram da sessão do "Unbreakable". Tudo veio junto e de alguma forma percebemos que somos nós! Esse é nosso mundo, isso é nossa música de nossas vidas, essa é também, talvez, a razão do por que dissemos que seria a nossa última turnê e o último álbum, pois dissemos tudo.
O SCORPIONS inspirou mais de uma geração de músicos. O quê você acha da nova cena do metal?
Eu direi uma coisa. Não concordo com muitas pessoas que estão dizendo que os músicos antigos sempre foram os melhores. Eles foram muito bons naquela época, mas eu acho que os músicos jovens encontram seu próprio jeito de fazerem suas músicas. É claro que tivemos nossos heróis também como Jimmy Page ou JIMI HENDRIX. Nós sabemos que nós inspiramos muitas bandas como VAN HALEN, ok, não é uma banda nova, é velha, mas também GREEN DAY, NICKELBACK e SYSTEM OF A DOWN. Nova cena significa novas pessoas. Eu acho que o RAMNSTEIN, não me pergunte sobre isso mesmo que ela não seja tão nova, 3 DOORS DOWN é uma banda muito boa também... e o NIGHTWISH! A cena está mudando tanto! EDGUY é uma ótima banda também! Há tantas bandas surgindo com um som novo, novos toques, é bom!
Então você acha que a música está em boas mãos?
A família do rock é uma família muito unida. Eles não estão abertos para novas coisas, eles tão acreditando na "antiga nova escola", sem perguntas quanto a isso. Eu descobri recentemente que nós tínhamos fãs tão jovens por conta que agora eles voltam para as coisas antigas de seus pais dizendo "Ei o quê é isso? É fantástico! Ei, escute isso! SCORPIONS? Eles ainda estão tocando? Vou lá!". Então, sim, eu acho que está em boas mãos. Enquanto há guitarristas... Na verdade o rock é atitude, é pura atitude! Há tantas maneiras que você pode fazer com guitarras e baterias. Recentemente nós fomos convidados em um local chamado Manifesto, um clube de São Paulo. Eu vi uma banda do Brasil, esqueci o nome [N.T.: segundo a Radio Metal, Rudolf se referia ao ANGRA, mas vale fazer uma ressalva. Provavelmente Rudolf se referia ao evento "Stay Heavy Metal Stars" que contou com as participações das bandas brasileiras HANGAR e TORTURE SQUAD. Talvez ele se referiu ao TORTURE SQUAD, já que adiante ele comenta que a banda tocou no Wacken], mas eles foram fantásticos! Eu lembro a última vez que eles tocaram no Wacken [N.T.: o HANGAR nunca tocou no Wacken e o Torture já, tanto é que está presente no DVD "Live At Wacken 2007 - 18 Years In History"]. Eles tocam o inacreditável, o baterista é inacreditável, eles estão fazendo música num modo diferente, o baterista poder ser o herói agora, eles estão tocando tão rápido! Sua música é rápida e poderosa, o vocalista foi fantástico. Sempre há algo.
Entrevista completa (em inglês) no link abaixo.
http://www.radiometal.com/en/article/rudolf-schenker-rock-is-an-attitude,14233#comment-10509
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
A pior música do Slipknot, segundo o Loudwire
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
Uma das melhores canções do Rush para Neil Peart; "Estávamos aprendendo a ser concisos"
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música que Phil Collins ouviu depois e não acreditou que conseguira tocar
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O megahit dos Beatles que Paul McCartney compôs para consolar filho de John Lennon
Bill Wyman comenta sua saída (e recusa de retorno) do Rolling Stones
O triste significado de "Adam's Song", um dos maiores clássicos do Blink-182



13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs nos anos 90
Reinaldo: um apaixonado pelos Scorpions



