Armênia: policia pressiona comunidade emo
Por Adelemberg Thiago
Fonte: Rolling Stone
Postado em 11 de dezembro de 2010
Autoridades na capital armenia de Yerevan estão declaradamente colocando pressão nos jovens fãs da subcultura emo, alegando que a música compromete a estabilidade social e que seu conteúdo, emocionalmente doloroso, está motivando os adolescentes a se tornarem suicidas.
Os estudantes estão alegando que a polícia está realizando verificações nas escolas e procurando por jeans rasgados, piercings e luvas pretas, bem como alguma vestimenta nas "cores emos" róseo e preto. Alguém contou ao EurasiaNet.org sobre um boato que as pessoas que se pareçam com fãs de rock estão sendo vigiadas de perto. Não é novidade uma subcultura ser alvo por causa de sua aparência pouco convencional. Um levantamento de 2009 sobre os emos em Yerevan notou que havia 20 a cada 25 adolescentes emos na Armênia naquela época. Em 2010, 13 das 38 tentativas de suicídio de adolescentes por todo o país foram bem sucedidas, e apenas dois dos adolescentes envolvidos são suspeitos de terem tido alguma associação com a subcultura emo.
"De fato, eu não gosto dos emos. Absolutamente não gosto deles. Eu não os entendo ou os aceito", Alik Sargsian, Chefe de Polícia da Armênia, disse em entrevista para um jornal local no início desse mês, como citado pela EurasiaNet. Ele também os chamou de perigosos e disse que eles poderiam "distorcer nossos genes".
Outro jovem emo disse: "Ninguém está nos forçando; a coisa é que nossos membros são emocionais e já houve casos onde eles tentaram se suicidar. No entanto, não é como se fosse um fenômeno em massa".
Em 2008, jovens fãs emos estiveram sob ataque no México e no Chile, embora o antagonismo viesse principalmente dos colegas – não das autoridades. No México, a subcultura foi um dos alvos preferidos dos fãs de punk e rockabily. No Chile, onde os emos foram referidos como "pokEMOns", skinheads os atacaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
As bandas dos anos 1970 que abriram as portas do rock para Jack Black
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
Tony Iommi explica por que o Black Sabbath nunca teve um segundo guitarrista
Como guitarra de Frank Zappa e Beach Boys foi parar em várias músicas de Raul Seixas
Filha de Raul Seixas revela carta escrita durante internação: "Você fez o papai ficar bom"



A piada do porteiro que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço negativo dos gaúchos
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Em 1974, Raul Seixas explicava detalhes dos significados por trás da letra de "Gita"
A música dos anos 90 que passou 2 bilhões no Spotify, mas é odiada por cantor que a gravou



