Stormental: Blog The Mind's Eye entrevista Alexei Leão
Por Julio Cesar
Fonte: blog The Mind's Eye
Postado em 09 de fevereiro de 2011
A matéria a seguir é trecho de uma entrevista feita pelo blog The Mind's Eye com o vocalista da banda STORMENTAL.
A banda Stormental surgiu na cidade de Florianópolis/SC há cerca de cinco anos. Mesclando o peso do Heavy Metal, a velocidade do Power e muitas partes intrincadas do Prog, a banda vem sendo rotulada como "Raw Prog-Metal" e já conta com duas turnês pela Europa, tocando em diversos países como: Alemanha, Bélgica, Holanda, Espanha, Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Após passar o ano de 2010 sem atividades marcantes, a Stormental prepara agora o lançamento de seu novo disco intitulado "Perception Of The Other". É sobre esse e outros assuntos que eu converso hoje com Alexei Leão, o vocalista da banda.
TME: Pra começar, eu gostaria de saber mais sobre a história da banda. Como surgiu a ideia de montá-la e qual a origem do nome Stormental?
Alexei Leão: O Stormental foi um projeto iniciado em 2005, por mim no vocal, meu irmão Andrei Leão no baixo e pelo Marcos Feminella na bateria, e concretizado em janeiro de 2006 com a entrada do guitarrista Rafael Scopel (substituído em 2008 pelo Hique d’Ávila). Todos tínhamos projetos anteriores com bandas de metal, que nos deram experiência para iniciarmos algo novo. Queríamos um nome que tivesse ligação com o som que fazemos, então surgiu Mental Storm, tempestade mental, mas para torná-lo original decidimos escrever junto e inverter a ordem.
TME: Sabemos que a maioria das bandas que segue a linha do metal progressivo, na maioria dos casos, inspira-se nas bandas mais conhecidas no gênero, como Dream Theater, Symphony x, Pain of Salvation, entre outras. E por mais que se tenha personalidade, uma hora essas influências aparecem. Entretanto, o Stormental consegue fazer um prog mais diferenciado. Queria saber quais as bandas mais influenciam o Stormental? As bandas que admiram e o que serve de referência pra vocês?
Alexei: Eu sou muito fã de DIO, Tony Martin e Bruce Dickinson. O baixista Andrei gosta do Joey de Maio e Les Claypool. O Marcos gosta de bateras mais clássicos como o Ian Pace e o Hique gosta de guitarristas tipo Paul Gilbert, Marty Friedman e Richie Kotzen. O som que fazemos surge de forma natural. Eu adoro escrever quebradeiras de tempo e várias loucuras, mas não ouço quase nada de prog em casa. Acho que influências sempre existem para qualquer músico, só que nem sempre aparecem explicitamente na música que ele cria.
TME: O Stormental é uma banda relativamente nova e, mesmo assim, já conta com duas turnês europeias, passando por países como Alemanha, Bélgica, Holanda, Espanha, Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Diga-nos como foi essa experiência, como foi conseguir atingir, em pouco tempo, um mercado tão cobiçado quanto o europeu?
Alexei: Cara... foi muito bom! Hoje em dia está cada vez mais difícil tocar no Brasil, tanto pelas distâncias, pela falta de apoio e, muitas vezes, pela falta de público e tudo mais. Acho que para nós é mais fácil, e bem mais lucrativo, marcar shows pela Europa. Lá a situação é outra, o pessoal tem mais grana, o público do metal é maior, as casas têm estruturas melhores e vários bares recebem apoio dos governos para se manterem, logo podem pagar melhor as bandas. Estar na estrada, tocando, é a melhor coisa do mundo, e ter o trabalho começando a ser reconhecido no exterior é ótimo.
Confira a entrevista completa no blog The Mind's Eye, no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Jason Newsted diz que os outros caras do Metallica eram "milionários mimados"
Angus Young confessa considerar Eric Clapton superestimado: "Nunca entendi o alvoroço"
O sucesso de Raul Seixas nos anos 1980 que ele classifica como "trabalho em preto e branco"


Mente aberta: músicos de metal que tocam ou já tocaram em outros estilos



