Sinal dos Tempos: mais uma pá de terra sobre CDs e DVDs
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site Stereophile Review
Postado em 16 de março de 2011
Matéria original de Steven Stone
Como se não soubéssemos, a SONY tacou mais uma pá de terra dentro da cova dos CDs quando anunciou o fechamento do que era uma de suas principais fábricas de CD em Pittman, Nova Jérsei, EUA. De acordo com relatos nas publicações Plastics News e Network World, no auge da produção, a fábrica cuspia 18 milhões de CDs por mês. Agora a sua capacidade de produção excessiva não é mais necessária.
Todos os solitários compradores de CD, pra onde eles foram? Parece que migraram pros downloads. Infelizmente para suas almas musicais, os consumidores estão comprando, primariamente, downloads comprimidos. De acordo com Bob Iger, o novo CEO da DISNEY, em uma entrevista no Charlie Rose Show, "As pessoas ainda estão comprando CDs... só não estão comprando tanto", disse Iger. "E a principal razão, eu diria, é que eles têm outras coisas pra fazer". Eu suspeito que essas outras coisas não envolvem formatos em disco.
O site Celebrity Access relatou que a loja do iTunes tinha vendido mais de cinco milhões de faixas dos Beatles e mais de um milhão de discos completos. "Here Comes The Sun" é a canção mais vendida. Engraçado, eu estou ouvindo-a agora mesmo a partir de um arquivo FLAC comprimido a 44.1/24 que eu converti em um arquivo AIFF pela função de conversão de FLAC do software Amarra, então eu pude incluir os Beatles em meu repertório do iTunes. No quesito música, o catálogo inteiro dos Beatles em 44.1/24 é tão próximo dum ‘aplicativo fodasso’ quanto eu já ouvi em minha vida toda. Uma vez que eu comece a escutar, é difícil de parar... e veio de um pen drive. Sem CDs envolvidos.
Finalmente, de volta ao negócio de muitos gazilhões de dólares, com a (empresa de distribuição digital de arquivos musicais) Spotify vai assinando acordos de distribuição com a Sony e a EMI, parece que eles vão tomar de assalto o império da Amazon e da loja do iTunes com um serviço de assinatura por streaming que vai, claro, ser disponível na Europa primeiro, e tem um belo dum catálogo musical. E será que vai produzir em stream suficiente o bastante para monetarizar-se de maneira adequada? O futuro dirá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
As bandas britânicas dos anos oitenta que decepcionaram o guitarrista do U2
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Slash relembra o pior show do Guns N' Roses: "Desabei no bar e comecei a chorar"
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
O que significa a frase "Tira essa bermuda que eu quero ver você sério" de "Como Eu Quero"?


Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
A banda que fazia rock nacional dos anos 80 já nos anos 70
Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL



