Sinal dos Tempos: mais uma pá de terra sobre CDs e DVDs
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site Stereophile Review
Postado em 16 de março de 2011
Matéria original de Steven Stone
Como se não soubéssemos, a SONY tacou mais uma pá de terra dentro da cova dos CDs quando anunciou o fechamento do que era uma de suas principais fábricas de CD em Pittman, Nova Jérsei, EUA. De acordo com relatos nas publicações Plastics News e Network World, no auge da produção, a fábrica cuspia 18 milhões de CDs por mês. Agora a sua capacidade de produção excessiva não é mais necessária.
Todos os solitários compradores de CD, pra onde eles foram? Parece que migraram pros downloads. Infelizmente para suas almas musicais, os consumidores estão comprando, primariamente, downloads comprimidos. De acordo com Bob Iger, o novo CEO da DISNEY, em uma entrevista no Charlie Rose Show, "As pessoas ainda estão comprando CDs... só não estão comprando tanto", disse Iger. "E a principal razão, eu diria, é que eles têm outras coisas pra fazer". Eu suspeito que essas outras coisas não envolvem formatos em disco.
O site Celebrity Access relatou que a loja do iTunes tinha vendido mais de cinco milhões de faixas dos Beatles e mais de um milhão de discos completos. "Here Comes The Sun" é a canção mais vendida. Engraçado, eu estou ouvindo-a agora mesmo a partir de um arquivo FLAC comprimido a 44.1/24 que eu converti em um arquivo AIFF pela função de conversão de FLAC do software Amarra, então eu pude incluir os Beatles em meu repertório do iTunes. No quesito música, o catálogo inteiro dos Beatles em 44.1/24 é tão próximo dum ‘aplicativo fodasso’ quanto eu já ouvi em minha vida toda. Uma vez que eu comece a escutar, é difícil de parar... e veio de um pen drive. Sem CDs envolvidos.
Finalmente, de volta ao negócio de muitos gazilhões de dólares, com a (empresa de distribuição digital de arquivos musicais) Spotify vai assinando acordos de distribuição com a Sony e a EMI, parece que eles vão tomar de assalto o império da Amazon e da loja do iTunes com um serviço de assinatura por streaming que vai, claro, ser disponível na Europa primeiro, e tem um belo dum catálogo musical. E será que vai produzir em stream suficiente o bastante para monetarizar-se de maneira adequada? O futuro dirá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
David Bowie abriu o jogo sobre sua sexualidade em entrevista reveladora em 1976
O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado
Empresário afirma que se Andre Matos tivesse mais esmero, carreira teria deslanchado
As duas músicas "muito difíceis" que o Metallica evita tocar ao vivo
Corey Taylor, do Slipknot, explica porque o mundo Pop não suporta o Heavy Metal

O músico brasileiro que deixou uma das maiores bandas do rock nacional por questão filosófica
O significado de "meu filho vai ter nome de santo" no clássico "Pais e Filhos" da Legião
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira
Corey não entende tristeza dos colegas de Slipknot e diz ter pouco em comum com eles
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"
Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026



