Sinal dos Tempos: mais uma pá de terra sobre CDs e DVDs
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site Stereophile Review
Postado em 16 de março de 2011
Matéria original de Steven Stone
Como se não soubéssemos, a SONY tacou mais uma pá de terra dentro da cova dos CDs quando anunciou o fechamento do que era uma de suas principais fábricas de CD em Pittman, Nova Jérsei, EUA. De acordo com relatos nas publicações Plastics News e Network World, no auge da produção, a fábrica cuspia 18 milhões de CDs por mês. Agora a sua capacidade de produção excessiva não é mais necessária.
Todos os solitários compradores de CD, pra onde eles foram? Parece que migraram pros downloads. Infelizmente para suas almas musicais, os consumidores estão comprando, primariamente, downloads comprimidos. De acordo com Bob Iger, o novo CEO da DISNEY, em uma entrevista no Charlie Rose Show, "As pessoas ainda estão comprando CDs... só não estão comprando tanto", disse Iger. "E a principal razão, eu diria, é que eles têm outras coisas pra fazer". Eu suspeito que essas outras coisas não envolvem formatos em disco.
O site Celebrity Access relatou que a loja do iTunes tinha vendido mais de cinco milhões de faixas dos Beatles e mais de um milhão de discos completos. "Here Comes The Sun" é a canção mais vendida. Engraçado, eu estou ouvindo-a agora mesmo a partir de um arquivo FLAC comprimido a 44.1/24 que eu converti em um arquivo AIFF pela função de conversão de FLAC do software Amarra, então eu pude incluir os Beatles em meu repertório do iTunes. No quesito música, o catálogo inteiro dos Beatles em 44.1/24 é tão próximo dum ‘aplicativo fodasso’ quanto eu já ouvi em minha vida toda. Uma vez que eu comece a escutar, é difícil de parar... e veio de um pen drive. Sem CDs envolvidos.
Finalmente, de volta ao negócio de muitos gazilhões de dólares, com a (empresa de distribuição digital de arquivos musicais) Spotify vai assinando acordos de distribuição com a Sony e a EMI, parece que eles vão tomar de assalto o império da Amazon e da loja do iTunes com um serviço de assinatura por streaming que vai, claro, ser disponível na Europa primeiro, e tem um belo dum catálogo musical. E será que vai produzir em stream suficiente o bastante para monetarizar-se de maneira adequada? O futuro dirá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O genial e inovador músico brasileiro que Eric Clapton tentou conhecer mas não conseguiu
Rick Rubin já deixou ensaio do Red Hot Chili Peppers temendo que "alguém seria assassinado"
A palavra inserida em refrão do Iron Maiden só para rimar que acabou ficando genial

O músico brasileiro que deixou uma das maiores bandas do rock nacional por questão filosófica
O significado de "meu filho vai ter nome de santo" no clássico "Pais e Filhos" da Legião
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira
Corey não entende tristeza dos colegas de Slipknot e diz ter pouco em comum com eles
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"
Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026



