Kid Vinil: "a fantasia de Roger Dean e Elifas Andreato"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 15 de março de 2011
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo!. Confira abaixo alguns trechos.
Por sugestão de um leitor dessa coluna, resolvi dar uma continuidade no assunto de capas, mas dessa vez destacando meus dois artistas prediletos. Ainda aproveitando esse gancho carnavalesco, gostaria de falar do artista inglês Roger Dean e sobre o brasileiro Elifas Andreato, que são mestres nesse mundo fantasioso da música. Já que a Vai-Vai homenageou o maestro João Carlos Martins, uma sugestão para 2011 seria uma homenagem ao artista plástico Elifas Andreato, na minha opinião o melhor ilustrador de capas da música brasileira. Pena que o Roger Dean é gringo, mas daria a inspiração de um dos enredos mais criativos para qualquer escola.
Os traços de Roger Dean nos levam a uma viagem fantasiosa por um oceano mágico e cheio de surpresas. Meu primeiro contato com a arte de Roger Dean foi como a maioria das pessoas, através das capas do Yes. Em 1972 eu trabalhava como office-boy e ganhava aquela mixaria que eu citei na música do Magazine, "Eu sou boy". Podia comprar poucos LPs durante o mês e vivia na casa dos amigos mais abonados apreciando as capas importadas. Tinha um alfaiate cabeludo que parecia o Rick Wakeman e que adorava Yes. Foi na sua alfaiataria que eu conheci a capa importada do álbum "Fragile", do Yes. A diferença entre a edição nacional e a importada era gritante, aqui eles fizeram uma capa simples e retiraram o livreto interno com as fotos da banda e as ilustrações de Roger Dean.
Mesmo assim, a arte da capa impressionava bastante, como se fosse um croquis do planeta Terra na era dos dinossauros. Depois veio "Close To The Edge", de 1972, que estreava o logo do Yes em letras gorduchas criadas por Roger Dean. Nessa época, meu sonho de consumo era uma camiseta com esse logo do Yes, até que finalmente consegui uma na rua Augusta. Carregava aquele logo no peito com o orgulho de dizer pra todos que essa era minha banda favorita do inicio da década de 70. Pra completar minha paixão, o Yes lançou em 1973 o triplo "Yessongs" e eu consegui a todo custo uma cópia importada no Museu do Disco (uma antiga loja de SP que trazia todos os lançamentos de rock da década de 70).
Entre 1973 e 1974 a loja sempre colocava em oferta os discos importados que saiam em edição nacional e foi numa dessas que eu consegui o "Yessongs" importado pela metade do preço. Além de um fabuloso painel dividido em 10 partes, o álbum triplo ainda vinha com um livro de 12 páginas com fotos ao vivo da banda. Foi um dos discos de rock progressivo que eu mais ouvi na minha vida.
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
Teemu Mäntysaari não se preocupa com comparações aos outros guitarristas do Megadeth
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
A dupla que Paul McCartney e John Lennon tentava imitar nos Beatles; "Queríamos ser eles"
O gênio do rock que Lemmy Kilmister até admirava, mas achava "um tremendo vigarista"
A ideia dada por Shawn para máscara de Eloy e recusada por ser "meio Harry Potter"


Kid Vinil: cantor lutou pela vida e ficou mais de um mês internado



