Kid Vinil: "a fantasia de Roger Dean e Elifas Andreato"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 15 de março de 2011
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo!. Confira abaixo alguns trechos.
Por sugestão de um leitor dessa coluna, resolvi dar uma continuidade no assunto de capas, mas dessa vez destacando meus dois artistas prediletos. Ainda aproveitando esse gancho carnavalesco, gostaria de falar do artista inglês Roger Dean e sobre o brasileiro Elifas Andreato, que são mestres nesse mundo fantasioso da música. Já que a Vai-Vai homenageou o maestro João Carlos Martins, uma sugestão para 2011 seria uma homenagem ao artista plástico Elifas Andreato, na minha opinião o melhor ilustrador de capas da música brasileira. Pena que o Roger Dean é gringo, mas daria a inspiração de um dos enredos mais criativos para qualquer escola.
Os traços de Roger Dean nos levam a uma viagem fantasiosa por um oceano mágico e cheio de surpresas. Meu primeiro contato com a arte de Roger Dean foi como a maioria das pessoas, através das capas do Yes. Em 1972 eu trabalhava como office-boy e ganhava aquela mixaria que eu citei na música do Magazine, "Eu sou boy". Podia comprar poucos LPs durante o mês e vivia na casa dos amigos mais abonados apreciando as capas importadas. Tinha um alfaiate cabeludo que parecia o Rick Wakeman e que adorava Yes. Foi na sua alfaiataria que eu conheci a capa importada do álbum "Fragile", do Yes. A diferença entre a edição nacional e a importada era gritante, aqui eles fizeram uma capa simples e retiraram o livreto interno com as fotos da banda e as ilustrações de Roger Dean.
Mesmo assim, a arte da capa impressionava bastante, como se fosse um croquis do planeta Terra na era dos dinossauros. Depois veio "Close To The Edge", de 1972, que estreava o logo do Yes em letras gorduchas criadas por Roger Dean. Nessa época, meu sonho de consumo era uma camiseta com esse logo do Yes, até que finalmente consegui uma na rua Augusta. Carregava aquele logo no peito com o orgulho de dizer pra todos que essa era minha banda favorita do inicio da década de 70. Pra completar minha paixão, o Yes lançou em 1973 o triplo "Yessongs" e eu consegui a todo custo uma cópia importada no Museu do Disco (uma antiga loja de SP que trazia todos os lançamentos de rock da década de 70).
Entre 1973 e 1974 a loja sempre colocava em oferta os discos importados que saiam em edição nacional e foi numa dessas que eu consegui o "Yessongs" importado pela metade do preço. Além de um fabuloso painel dividido em 10 partes, o álbum triplo ainda vinha com um livro de 12 páginas com fotos ao vivo da banda. Foi um dos discos de rock progressivo que eu mais ouvi na minha vida.
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
O álbum gigante dos anos 1970 que só não agradeceu a traficante por que ele foi morto
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
Rage confirma três shows no Brasil em maio
Cinco álbuns dos anos 2000 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
A banda que o jovem Chester do Linkin Park era fã e foi um integrante em sonho
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista


Kid Vinil: cantor lutou pela vida e ficou mais de um mês internado



