Kid Vinil: "a fantasia de Roger Dean e Elifas Andreato"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 15 de março de 2011
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo!. Confira abaixo alguns trechos.
Por sugestão de um leitor dessa coluna, resolvi dar uma continuidade no assunto de capas, mas dessa vez destacando meus dois artistas prediletos. Ainda aproveitando esse gancho carnavalesco, gostaria de falar do artista inglês Roger Dean e sobre o brasileiro Elifas Andreato, que são mestres nesse mundo fantasioso da música. Já que a Vai-Vai homenageou o maestro João Carlos Martins, uma sugestão para 2011 seria uma homenagem ao artista plástico Elifas Andreato, na minha opinião o melhor ilustrador de capas da música brasileira. Pena que o Roger Dean é gringo, mas daria a inspiração de um dos enredos mais criativos para qualquer escola.
Os traços de Roger Dean nos levam a uma viagem fantasiosa por um oceano mágico e cheio de surpresas. Meu primeiro contato com a arte de Roger Dean foi como a maioria das pessoas, através das capas do Yes. Em 1972 eu trabalhava como office-boy e ganhava aquela mixaria que eu citei na música do Magazine, "Eu sou boy". Podia comprar poucos LPs durante o mês e vivia na casa dos amigos mais abonados apreciando as capas importadas. Tinha um alfaiate cabeludo que parecia o Rick Wakeman e que adorava Yes. Foi na sua alfaiataria que eu conheci a capa importada do álbum "Fragile", do Yes. A diferença entre a edição nacional e a importada era gritante, aqui eles fizeram uma capa simples e retiraram o livreto interno com as fotos da banda e as ilustrações de Roger Dean.
Mesmo assim, a arte da capa impressionava bastante, como se fosse um croquis do planeta Terra na era dos dinossauros. Depois veio "Close To The Edge", de 1972, que estreava o logo do Yes em letras gorduchas criadas por Roger Dean. Nessa época, meu sonho de consumo era uma camiseta com esse logo do Yes, até que finalmente consegui uma na rua Augusta. Carregava aquele logo no peito com o orgulho de dizer pra todos que essa era minha banda favorita do inicio da década de 70. Pra completar minha paixão, o Yes lançou em 1973 o triplo "Yessongs" e eu consegui a todo custo uma cópia importada no Museu do Disco (uma antiga loja de SP que trazia todos os lançamentos de rock da década de 70).
Entre 1973 e 1974 a loja sempre colocava em oferta os discos importados que saiam em edição nacional e foi numa dessas que eu consegui o "Yessongs" importado pela metade do preço. Além de um fabuloso painel dividido em 10 partes, o álbum triplo ainda vinha com um livro de 12 páginas com fotos ao vivo da banda. Foi um dos discos de rock progressivo que eu mais ouvi na minha vida.
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
O grupo vocal dos anos 1980 que perdeu espaço para a onda do rock nacional
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Carach Angren - Entre na floresta por sua conta e risco em "Lammendam"
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
O megahit inspirado em cena revoltante que Cazuza presenciou com gestor do Banco Central
A resposta de Renato Russo a quem compara Legião Urbana com Engenheiros do Hawaii
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista
Kid Vinil: cantor lutou pela vida e ficou mais de um mês internado



