Pain of Salvation: HQ brasileira baseada na banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Por Thiago El Cid Cardim, Fonte: Zap HQ
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 15/04/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Cabeça do projeto nacional Zap HQ, o roteirista santista Emílio Baraçal está desenvolvendo uma história em quadrinhos baseada na obra da banda de metal progressivo Pain of Salvation - e com total conhecimento e aprovação de Daniel Gildenlöw, líder do grupo.

5000 acessosSlash: o que ele pensou quando ouviu o "Chinese Democracy"5000 acessosAngra: A carta aberta de Edu Falaschi sobre a sua saída

A obra, que ganhou o título de "Entropia", não é diretamente inspirada no disco de mesmo nome. "Para que fizesse jus a um álbum, eu teria que contar com a ajuda dele na elaboração da história para que ficasse o mais fiel possível e como ele é ocupadíssimo, não seria garantia de que eu conseguisse trabalhar nisso com ele. Para não cometer um crime artístico, optei por outro caminho", explica o autor. O caminho ao qual ele se refere foi criar uma história original na qual o protagonista, Daniel Carter, é um rockstar 100% baseado em Gildenlöw, tanto no visual quanto na personalidade. E sua banda, Zeitgest, é a versão de Baraçal para o Pain of Salvation. "Foi pura coincidência suas características físicas, psicológicas serem muito semelhantes ao que eu estava procurando. Foi aí que decidi usá-lo de vez como inspiração. E ao usá-lo, decidi usar a banda inteira", revela.

Na história, Daniel é dono de um temperamento marcante, sendo guiado por uma ideologia quase utópica de um mundo melhor. Tudo muda quando o músico é preso por um crime que não cometeu, de forma que tem que provar sua inocência. Seu mundo vira de cabeça pra baixo. Curiosamente, na cadeia ele encontra um misterioso livro. E é esse livro que fará a diferença, determinando se ele consegue ou não provar que não foi o autor do crime.

Quem é fã do grupo vai encontrar toneladas de referências na história, já que Baraçal usa inclusive algumas músicas do Pain of Salvation como se fossem músicas do Zeitgeist. "Fiz uma seleção percorrendo toda a discografia «do PoS» e criei um álbum à parte. Procurei Daniel para autorização do uso das músicas e letras e desde então ele tem ficado entusiasmado em ver como vai ficar a obra toda e tem dado todo o apoio possível, o que me atingiu em cheio, me emocionou bastante", confessa.

Com arte do desenhista Felipe Watanabe, as quatro primeiras páginas já podem ser conferidas na web. Fã de HQs, o próprio Daniel Gildenlöw viu as artes e disse: "estou muito mais legal no gibi do que na vida real, mas posso esperar pra ver o trabalho pronto". Planejada para ter entre 120 e 140 páginas, a HQ "Entropia" ainda não tem previsão de ficar pronta, mas deve ser lançada por aqui em breve. As negociações com possíveis editoras (brasileiras e estrangeiras) devem começar em breve.

Imagens das quatro primeiras páginas:
http://www.doscafesyunamesa.com/wp/?p=3685

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pain Of Salvation"

Prog MetalProg Metal
Os 10 discos essenciais segundo o TeamRock

Pain Of SalvationPain Of Salvation
Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas

Arte GráficaArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Pain Of Salvation"


SlashSlash
O que ele pensou quando ouviu o "Chinese Democracy"

AngraAngra
A carta aberta de Edu Falaschi sobre a sua saída da banda

AC/DCAC/DC
Bandas similares, algumas mais, outras menos

5000 acessosPesquisa: As partes do corpo mais citadas em cada estilo musical5000 acessosMarcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden5000 acessosAlemanha: as dez maiores bandas de Metal do país5000 acessosAngra: versões bizarras de músicas da banda5000 acessosDream Theater: Rudess lista álbuns que mudaram sua vida5000 acessosUltimate Classic Rock: As 10 melhores músicas do Scorpions

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.