A Nova Face do Vinil: a juventude digital que volta atrás
Por Nacho Belgrande
Fonte: site News.cnet.com
Postado em 13 de junho de 2011
Ben Meadors e Owen McCafferty estão com vinte e poucos anos; ambos curtem muito LPs, e estão tentando levantar 6500 dólares para publicar um livro, "The New Face of Viny: Youth’s Digital Devolution". Os caras vão viajar a Portland, São Francisco, Chicago, Cleveland, e Nova Iorque para fotografar e entrevistar jovens colecionadores de discos, donos de lojas de discos, e o comprador ocasional de vinil para perguntar a eles porque eles amam discos. McCafferty é um escritor e irá documentar a jornada deles em um livro fotográfico colorido de 180 páginas.
Alguns novos compradores de vinil de fato se importam com a qualidade do som, e alguns convertidos simplesmente acham que discos são algo muito legal. Meadors é fotógrafo, e ele vai tirar fotos dos compradores de discos nas lojas. Ele toca em uma banda e registra sua música em LP e downloads, mas não em CD porque ele acha que é quase inútil. Ele acha que as lojas de discos independentes são lugares melhores para descobrir coisas novas na música do que a internet.
McCafferty está realmente ansioso pela jornada, esperando descobrir o que exatamente está inspirando jovens de todo os EUA a comprar vinil. Ele parte da perspectiva de um audiófilo, e realmente ama o som do vinil. Isso sendo dito, ele não se importa se os jovens estão ouvindo LPs num toca-discos vagabundo ou high-end, desde que eles apreciem a experiência. Alguns compradores na verdade gostam dos barulhos de cliques e pops; isso é apenas parte da experiência do som da música. É parte de uma regra cultural na maneira pela qual as pessoas ouvem música.
McCafferty tem cerca de 3 mil LPs e uma bela seleção de discos de 78 RPM muito antigos. Meadors está apenas começando e tem cerca de 300 LPs. Ele tem boas memórias de seu pai tocando discos; a avó de McCafferty tocava discos de 78 RPM quando ele era pequeno. Os sulcos dos discos aparentemente causaram uma forte impressão neles desde cedo. Talvez seja por isso que ambos preferem possuir música em sua forma física ao invés de arquivos baixados; apenas faz mais sentido pra eles.
Doe US$10 ou mais e seu nome será listado na seção de agradecimentos do livro, assim como publicado no web site do projeto. Doe mais e você receberá cópias autografadas do livro. Se eles não levantarem os 6500 dólares até 31 de julho no site Kickstarter, eles não vão receber um centavo, e o projeto "The New Face of Vinyl: Youth's Digital Devolution" vai morrer na praia. Você pode doar até $1. Assista ao vídeo deles no site Kickstarter.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk
O disco do Mutantes cheio de coisas obscenas na capa que a censura não percebeu
Como estava saúde de Cazuza na época de "Ideologia", segundo seu guitarrista

Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"
A música de Raul Seixas que salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó
Guia: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições



