Lojas de discos: vendendo menos música para sobreviver
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 24 de agosto de 2011
É triste: se você quiser que o seu varejista musical sobreviva, quanto menos música ele vender, melhor. Esse é um processo de diversificação que começou anos atrás, mas a queda vertiginosa em vendas de gravações fonográficas está causando uma mudança drástica nas estratégias de grandes varejistas como a HMV (e até algumas lojas independentes). Na última facada em sua rede de lojas de discos, a HMV está agora abrindo 150 lojas com a marca ‘Fast Forward’, que vendem aparelhos eletrônicos e promovendo a empreitada com uma enorme campanha publicitária. As lojas estão sendo rapidamente modificadas pelo Reino Unido e na Irlanda também.
Este é um grande distanciamento dos produtos musicais, em específico os CDs. Nas lojas da Fast Forward, mais de 25% do espaço é dedicado a estrovengas tecnológicas que têm grande saída. Isso inclui artigos relacionados à reprodução musical como fones de ouvido, tocadores de MP3 e sistemas de som conectados à internet, assim como laptops, netbooks e smartphones.
Um esboço inicial do conceito produziu ganhos significantes, até dobrando a receita em alguns casos. Isso foi mais do que suficiente para encorajar a blitz de expansão antes do Natal.
Há a opção nuclear, que envolve repaginar as lojas da HMV com algo que não seja música. Mas isso soa mais como uma expansão da oferta de produtos musicais e de mídia, e uma maneira de sobreviver à crise atual. "O objetivo da HMV sempre foi oferecer a seus clientes o mais amplo acesso possível à música, filmes e jogos, entretanto, eles querem descobrir e aproveitar desse tipo novo de produto, então expandir nossa gama de conteúdo para entretenimento hoje em dia é na verdade, algo muito natural para nós," explicou o chefe do departamento de tecnologia da HMV, Ewan Pinder.
A HMV teve perdas de aproximadamente US$ 200 milhões durante o ano passado. Isso está acontecendo ao mesmo tempo em que suas lojas fecham, e tentativas cada vez mais agressivas para manter a rede varejista viva são feitas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Incêndio atinge palco do Evanescence durante show
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Tarja Turunen diz que mal participou da biografia oficial do Nightwish
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Álcool, drogas e intrigas nos primórdios do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela característica explosiva do Brasil que o atrai tanto
O álbum de Thrash que mostrou para Andreas Kisser que era possível fazer "mais com menos"



O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche



