Na Inglaterra: CDs ainda são 3/4 das vendas de álbuns
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 02 de janeiro de 2012
Como isso é possível? Os CDs são responsáveis por menos da metade das vendas de álbuns nos EUA, mas eles ainda representam mais de três quartos do mercado britânico de álbuns. De acordo com as estatísticas de 2011 recém-divulgadas pelo órgão de comércio bretão BPI, os CDs são 76.1 por cento de todas as vendas de discos do ano, com álbuns digitais entrando com meros 23.5 por cento.
Parece mais uma diferença entre os dois lados do Atlântico, mas é quase a mesma história. Ou seja, o digital ganha força, mas nada a ponto de abalar a demanda por um produto físico. E a inabilidade de se desprender dos formatos físicos está formatando a realidade inglesa. Durante o ano, as vendas de álbuns finalizaram em 113.2 milhões, uma queda de 5.6 por cento entre os formatos físicos e puramente digitais. Mas os CDs caíram 12.6 por cento, um acentuado declive, enquanto houve um ganho de 23.5 para os arquivos digitais.
Formatos não-tangíveis como assinaturas e downloads ‘à-la-carte’ também estão em ascensão, mas não a um ritmo que consiga sustentar a indústria. O mesmo órgão continuou a apontar para a pirataria, e a inércia do governo britânico em relação ao assunto. "Enquanto outros países tomam ações positivas para proteger seu setor criativo, nosso governo está demorando demais para agir contra a pirataria, enquanto enfraquece a propriedade intelectual para o benefício de gigantes dos EUA", declarou o chefe do BPI, Geoff Taylor. "A menos que ações decisivas sejam tomadas em 2012, o investimento em música poderia diminuir de novo – um encolhimento criativo que irá destruir empregos e significar que a próxima Adele pode não ter chance de brilhar no palco do mundo".
O destaque ficou com o vinil, que subiu 44 por cento para bater em 337 mil unidades vendidas durante o ano todo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Paulo Ricardo e a loucura em hotel nos anos 1980: "Eu já tinha perdido o pudor!"
O clipe do Linkin Park que não envelheceu bem, na opinião de Mike Shinoda
Tom Morello comenta seu álbum preferido de sua "banda favorita de todos os tempos"


Simmons: "Falta coragem para processar quem faz downloads!"



