Pedreira Paulo Leminski: podendo receber shows novamente
Por Arthur Santos
Fonte: A Pedreira é nossa
Postado em 12 de fevereiro de 2012
Já são quase quatro anos de espera, mas a luta pela reabertura da Pedreira Paulo Leminski está chegando ao fim. Na tarde desta segunda-feira (06), a Prefeitura de Curitiba e o Ministério Público do Paraná chegaram a um acordo para liberar o espaço após a implantação de uma série de obras no local.
Só depois de concluídas as obras prometidas pela Prefeitura, é que a juíza Mariana Gusso, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, irá revogar a liminar que proíbe os shows.
"Na prática, os shows voltam assim que a Pedreira receber a adequação necessária para que não haja mais prejuízo para os vizinhos. Ao mesmo tempo, essas exigências farão com que os eventos realizados no local sejam mais profissionais", afirma o vereador Jonny Stica, que encabeça a campanha "A Pedreira É Nossa!". As intervenções (como, por exemplo, saídas de emergência, sinalização e até a construção de um elevador) visam adequar a Pedreira às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar (PM).
Além das obras, a Prefeitura apresentou também as informações pedidas pelo Ministério Público e pelos moradores do entorno sobre áreas de escape necessárias, laudo sonoro indicando os equipamentos ideais para evitar vazamento excessivo de som e até os procedimentos sugeridos para gerenciamento de trânsito e segurança da região, elaborados por vários órgãos.
"Tudo isso faz parte do acordo firmado hoje. Após a liberação, quando um produtor quiser realizar um show, precisará utilizar o equipamento de som padrão exigido pela Prefeitura e depositar um cheque caução para poder alugar a Pedreira. Haverá fiscalização antes do início dos shows que poderá até impedir a realização do mesmo. Enfim, será obrigatório ao realizador seguir todas as exigências que foram apresentadas hoje", explica o vereador.
Ainda não há prazo definido para o início das obras, mas o vereador Stica afirma que buscará intermediar um calendário juntamente à Prefeitura.
Campanha
O acordo era um caminho até natural para o caso. Porém, para acontecer, foi preciso um empurrãozinho de mais de 17 mil pessoas que apoiaram a campanha A Pedreira É Nossa!. O movimento serviu não só como um contrapeso na discussão sobre a viabilidade do melhor espaço para shows de Curitiba, mas também teve participação ativa e determinante em várias etapas do processo que culminou no fechamento da Pedreira.
"Foram reuniões com moradores da região, músicos, produtores, advogados, promotores, procuradores, juízes, prefeito, várias visitas ao Fórum, e até eventos como um que fizemos nas Ruínas do São Francisco. Tudo pra mostrar à sociedade que muita gente desejava continuar vendo shows na Pedreira", lembra o vereador Jonny Stica. Vários itens contidos no acordo, por exemplo, foram costurados nessas reuniões promovidas pelo movimento.
A audiência desta segunda-feira tinha sido determinada em novembro, quando o Ministério Público, autor do processo, e a Prefeitura Municipal, que é ré, não fecharam acordo, mas consideraram a possibilidade de resolver a questão. Na ocasião, a municipalidade se comprometeu a apresentar laudos mais completos e uma série de compromissos para garantir melhor organização dos eventos no local.
Shows que já foram realizados na Pedreira: AC/DC, Paul McCartney, Bon Jovi, David Bowie, Pearl Jam, Sepultura, Iron Maiden, entre outros.
Veja mais detalhes no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
O aspecto do novo disco do Soulfly que Max Cavalera considera o mais legal
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
A música escrita nos últimos minutos que virou hino e salvou carreira de banda lendária
Arctic Monkeys: o significado de 505
Inutilismo explica por que metal é intragável para sociedade: "Metaleiros não contribuem"




