Pedreira Paulo Leminski: podendo receber shows novamente
Por Arthur Santos
Fonte: A Pedreira é nossa
Postado em 12 de fevereiro de 2012
Já são quase quatro anos de espera, mas a luta pela reabertura da Pedreira Paulo Leminski está chegando ao fim. Na tarde desta segunda-feira (06), a Prefeitura de Curitiba e o Ministério Público do Paraná chegaram a um acordo para liberar o espaço após a implantação de uma série de obras no local.
Só depois de concluídas as obras prometidas pela Prefeitura, é que a juíza Mariana Gusso, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, irá revogar a liminar que proíbe os shows.
"Na prática, os shows voltam assim que a Pedreira receber a adequação necessária para que não haja mais prejuízo para os vizinhos. Ao mesmo tempo, essas exigências farão com que os eventos realizados no local sejam mais profissionais", afirma o vereador Jonny Stica, que encabeça a campanha "A Pedreira É Nossa!". As intervenções (como, por exemplo, saídas de emergência, sinalização e até a construção de um elevador) visam adequar a Pedreira às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar (PM).
Além das obras, a Prefeitura apresentou também as informações pedidas pelo Ministério Público e pelos moradores do entorno sobre áreas de escape necessárias, laudo sonoro indicando os equipamentos ideais para evitar vazamento excessivo de som e até os procedimentos sugeridos para gerenciamento de trânsito e segurança da região, elaborados por vários órgãos.
"Tudo isso faz parte do acordo firmado hoje. Após a liberação, quando um produtor quiser realizar um show, precisará utilizar o equipamento de som padrão exigido pela Prefeitura e depositar um cheque caução para poder alugar a Pedreira. Haverá fiscalização antes do início dos shows que poderá até impedir a realização do mesmo. Enfim, será obrigatório ao realizador seguir todas as exigências que foram apresentadas hoje", explica o vereador.
Ainda não há prazo definido para o início das obras, mas o vereador Stica afirma que buscará intermediar um calendário juntamente à Prefeitura.
Campanha
O acordo era um caminho até natural para o caso. Porém, para acontecer, foi preciso um empurrãozinho de mais de 17 mil pessoas que apoiaram a campanha A Pedreira É Nossa!. O movimento serviu não só como um contrapeso na discussão sobre a viabilidade do melhor espaço para shows de Curitiba, mas também teve participação ativa e determinante em várias etapas do processo que culminou no fechamento da Pedreira.
"Foram reuniões com moradores da região, músicos, produtores, advogados, promotores, procuradores, juízes, prefeito, várias visitas ao Fórum, e até eventos como um que fizemos nas Ruínas do São Francisco. Tudo pra mostrar à sociedade que muita gente desejava continuar vendo shows na Pedreira", lembra o vereador Jonny Stica. Vários itens contidos no acordo, por exemplo, foram costurados nessas reuniões promovidas pelo movimento.
A audiência desta segunda-feira tinha sido determinada em novembro, quando o Ministério Público, autor do processo, e a Prefeitura Municipal, que é ré, não fecharam acordo, mas consideraram a possibilidade de resolver a questão. Na ocasião, a municipalidade se comprometeu a apresentar laudos mais completos e uma série de compromissos para garantir melhor organização dos eventos no local.
Shows que já foram realizados na Pedreira: AC/DC, Paul McCartney, Bon Jovi, David Bowie, Pearl Jam, Sepultura, Iron Maiden, entre outros.
Veja mais detalhes no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps