Dio: 8ª parte de discografia comentada no Minuto HM
Por Alexandre Bside e Flávio Remote
Postado em 31 de março de 2012
Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio ((https://whiplash.net/materias/news_844/144596-rainbow.html), chegamos ao Sacred Heart.
No início de 1985, a banda Dio encontrava-se em um momento comercial extremamente favorável, com seus dois primeiros álbuns atingindo mais de 500 mil cópias vendidas, além de turnês de grande sucesso. A banda havia se tornado uma realidade, e Ronnie estava definitivamente consagrado como líder de um dos grandes conjuntos da época. O próximo passo era entrar em estúdio para um terceiro trabalho, que daria suporte para uma grande turnê durante os dois próximos anos. Antes, porém, Dio, Vivian e Jimmy participam de um programa com fins beneficentes na radio KLOS e daquela participação surge a idéia de gravar um projeto contendo apenas músicos de hard rock e heavy metal para ajuda ao povo africano, já que os projetos anteriormente lançados praticamente não traziam músicos desse estilo.
Entre 20 e 21 de maio de 1985, vários artistas se reuniram nos estúdios A&M para gravar a música composta por Dio, Vivian e Jimmy chamada Stars. O nome do projeto chamou-se Hear and Aid e acabou por angariar cerca de 1 milhão de dólares para seus favorecidos. Capitaneados por Dio, diversos vocalistas consagrados dividiram as linhas de voz da música e um solo de guitarra longa-metragem com quase três minutos foi feito contendo grandes guitarristas da época. O projeto foi filmado e lançado como home-video em VHS, além da venda diversos outros produtos, como camisas e bonés, com toda a renda revertida para a ajuda filantrópica proposta. A música também foi lançada como single e como parte de um álbum, que continha diversas outras músicas de metal e hard-rock de diversas outras bandas, como KISS, Accept, Rush e a própria banda Dio numa versão live de Hungry for Heaven, que já fazia parte da trilha sonora do filme Vision Quest, lançada em fevereiro daquele ano. Por problemas de liberação de direitos, o álbum somente foi lançado em janeiro de 1986. Há atualmente por parte de Wendy Dio a intenção de relançar o projeto em cd e dvd, já que em tais formatos o álbum e vídeo nunca foram veiculados.
Após tal projeto, a banda reune-se em Los Angeles para as gravações do novo trabalho. Neste momento já se evidencia uma divisão de interesses entre Dio e Vivian Campbell, talvez em decorrência da popularidade de ambos na banda, além de divergências financeiras supostamente reclamadas por Campbell. O novo álbum tem ainda mais espaço para os teclados de Claude Schnell, em especial na faixa-título Sacred Heart (que mantém a tradição das faixas-títulos dos álbuns anteriores ao se colocar como segunda canção do trabalho) e sobretudo nos singles Hungry for Heaven e Rock and Roll Children. Ambas as faixas atingem posições intermediárias nos charts, com o trigésimo e vigésimo sexto lugar, respectivamente. Para Rock and Roll Children é feito um vídeo clip conceitual.
A concepção da capa traz um tema mais medieval, com um dragão que seria um grande destaque na turnê subsequente. Na capa há uma frase em latin:"FINIS PER SOMNIVM REPERIO TIBI SACRA COR VENEFICVS OSTIVM AVRVM", algo como : "junto às fronteiras dos sonhos, eu achei para ti o sagrado e venenoso coração e a porta dourada". O diabólico mascote Murray dos dois primeiros álbuns é deixado de lado, toma o seu lugar o dragão da capa que é inicialmente apelidado de Dean, mas definitivamente recebe pela banda o nome Denzil. A faixa inicial, The King of Rock and Roll, finalista da pesquisa do Minuto HM, traz uma suposta versão ao vivo que nada mais é do que uma gravação em estúdio adicionada de efeitos de platéia. Ainda assim, é uma novidade na discografia da banda, que nunca tinha partido para tal idéia, e tornou-se o outro clip do trabalho.
O álbum é lançado em 15/08/1985, chegando ao 29º lugar nas paradas e exatos dois meses depois atinge o Gold Status, performance que a banda só repetiria novamente no fim da primeira década do século XXI, com a coletânea The Very Beast of Dio. A banda faz três shows antes do lançamento oficial do trabalho, sendo o primeiro num festival em Tokyo chamado Super Rock, ainda sem o cenário definitivo da turnê, contando com diversas bandas japonesas e atrações como Rough Cutt, Foreigner e Sting, para uma platéia estimada em 25 mil pessoas.
A turnê se segue durante o restante do ano de 1985 em solo americano até o show final em Honolulu, em janeiro de 1986. O cenário é grandioso, e contém um enorme dragão com quem Dio duela durante a faixa-título. A banda faz uma pausa de três meses para a segunda parte dos shows a se iniciar em território europeu, mais precisamente na Inglaterra, e nesta interrupção as divergências entre Dio e Vivian tornam-se insustentáveis, com o guitarrista sendo supostamente demitido após não aceitar os termos financeiros de um novo contrato para o restante dos shows. A alegação de Vivian é que os membros da banda receberam cerca de 60 mil dólares durante o ano de 1984, enquanto Ronnie conseguiu acumular uma fortuna de 11 milhões da moeda americana no mesmo período. O guitarrista alegava que até mesmo responsáveis pela luz e cenário recebiam importâncias maiores. Desde o início de 1985, ainda segundo o guitarrista, havia a promessa de que os valores seriam substancialmente modificados , mas o contrato para o ano de 1986 previa cerca de 200 dólares semanais a mais.
Ao não assinar o contrato, Vivian foi substituído por Craig Goldy, ex Rough Cutt e Giuffria, bandas de hard-rock americanas e que coincidentemente (ou não) participou do Projeto Hear `n` Aid, dividindo o solo com vários guitarristas, entre eles o próprio Campbell.
Vivian tem oficialmente ainda uma última participação em estúdio de uma faixa-bônus do álbum, que acabou na coletânea The Dio E.P. , lançado em maio de 1986. Hide in the rainbow, que teve boa participação na pesquisa do Minuto HM, chegando a dividir brevemente a preferência dos votantes pela finalíssima no início da segunda etapa do poll, também fez parte da trilha sonora do filme Iron Eagle, também de 1986.
A estréia de Goldy se dá no programa inglês The Tube, no dia 12/04/1986, uma inédita participação ao vivo em programa de auditório onde a banda toca duas músicas do novo álbum: Hungry for Heaven e Rock and Roll Children.
Interessante notar que Craig ainda faz uso de uma guitarra modelo Strato, mas iria trocá-la a partir do restante da tour por outro modelo Bc RIch.
Com Craig, a banda segue com shows pela Europa até o fim de maio de 1986, ironicamente fazendo os últimos shows na Irlanda, terra natal de Vivian Campbell. Novos shows se seguem novamente pelos EUA, onde a banda grava o Home Vídeo Sacred Heart The Video em 17/06/1986, novamente na Philadelphia, como na gravação do home-vídeo de 1984 Live From Spectrum. Nele se destaca uma versão estendida de Sacred Heart.
Os shows enfim terminam no inicio de outubro daquele ano. A intenção da banda era por um lançamento de álbum duplo ao vivo, mas a gravadora não aceitou o projeto, optando por um lançamento em EP de gravações de 5 músicas dos show de San Diego em dezembro 1985, contando portanto ainda com Vivian Campbell, mas com alguns overdubbs efetuados por Goldy. Chamado Intermission, o EP foi lançado em junho de 1986 e faz parte juntamente com outras faixas dos lados B dos compactos do segundo cd da versão Deluxe Edition deste Sacred Heart, lançada neste mês.
O Ep Intermission originalmente ainda traz uma faixa inédita, a primeira com o novo guitarrista na formação. A faixa, chamada Time to Burn, está fazendo parte da nova pesquisa do Minuto HM, com o álbum Dream Evil que é a próxima etapa desta discografia-homenagem ao baixinho de imensa voz.
Para fotos exclusivas, vídeos das músicas citadas e outras informações, além de uma análise pessoal do álbum, continue a leitura deste capítulo no Minuto HM:
http://minutohm.com/2012/03/26/discografia-homenagem-dio-parte-8-album-sacred-heart/
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