Michael Monroe: o pai do hard rock oitentista no Brasil
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 21 de abril de 2012
O GUNS N’ ROSES foi oficialmente celebrado pelo Rock And Roll Hall Of Fame no último sábado, em sua vigésima sétima cerimônia em Cleveland.
A 6500 km dali, em Turku, Finlândia, Matti Fagerholm, o cantor de rock que o Guns N’ Roses reconhece como uma inspiração, acaba de receber uma comenda mais modesta: o ‘Vuoden Turkulainen’, ou prêmio de ‘Pessoa de Turku do Ano’.
Mr. Fagerholm, que atende pelo nome de ‘Michael Monroe’, talvez seja o rock star mais respeitado, ainda que o menos famoso, do mundo. Lembrado por alguns como sendo o ‘o criador do hair metal’, um gênero altamente escrutinizado nos anos 80 e que fez sua marca na história da música com cortes extravagantes de cabelo, letras sugestivas e solos bombásticos de guitarra, Monroe permanece sendo um mistério para a maioria de seus fãs mais ardorosos.
"Ele é um cara de 50 anos que faz espacatos no palco", diz Alexander Stubb, ministro do comercio exterior da Finlândia, que ouve a música do Sr. Monroe na esteira. "Michael sempre foi diferente. Ele ama o sucesso dos outros e não vê o ganho dos outros como uma perda pra ele."
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Enquanto o vocalista do Guns N’ Roses, Axl Rose e o ex-guitarrista da banda, Slash, não se falam desde o racha da banda em meados dos anos 90, a única coisa que os dois devem concordar é a grandeza de Monroe. "Michael Monroe é um dos maiores frontmen do rock", disse Slash recentemente. "Ele também é um bom homem e um bom amigo."
O relativo ostracismo de Monroe reflete um dilema finlandês. Um país rico de 5 milhões de habitantes, a Finlândia vende eletrônicos e produtos de metal ao redor do mundo. Mas seus itens de exportação no heavy metal não são tão populares.
O que é frustrante para os governantes da Finlândia, já que o país é obcecado com o gênero. A Finlândia tem mais bandas de metal per capita do que qualquer outro país, com 53.5 bandas para cada 100 mil pessoas, seguida pela Suécia e Noruega, de acordo com uma análise baseada em dados do web site Encyclopedia Metalum. Os EUA? Somente 5.5.
Enquanto nos EUA o apoio do governo ao Metal é inconcebível, os ministros da economia e da cultura da Finlândia gastaram cerva de meio milhão de euros (cerca de R$ 1,250,000) promovendo suas bandas de metal no exterior.
Em dezembro, o Sr. Monroe, que recebeu o equivalente a 30 mil euros, foi convidado a comparecer ao baile de gala anual da então-presidente Tarja Halonen em seu castelo. Ele vestiu uma camisa de cetim violeta que destoava no meio do mar de smokings e trocou dicas de exercícios com os ministros finlandeses. "É ótimo ter esse tipo de respeito por parte do sistema", ele diz. "Geralmente, eu me rebelaria contra ele."
O Brasil vai poder assistir à sempre eletrizante performance de Monroe no próximo dia 25 de maio, a partir das 23 horas, no Inferno Club. Os ingressos já estão à venda pela internet no endereço http://darkdimensions.webstorelw.com.br e na Galeria do Rock (Lady Snake e Rockland). Os ingressos custam a partir de R$ 80,00 (1° lote antecipado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O álbum do Black Sabbath cujo sucesso surpreendeu Geezer Butler
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Papa cita obra de Bob Dylan em texto contra armas nucleares
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Martin Barre, do Jethro Tull, relembra como Jimmy Page o interrompeu na gravação de "Aqualung"
John Frusciante: "Anthony Kiedis não sabe nada de música"
Você sabe que o rock está moderninho quando...



O grande herói do rock para Michael Monroe (Hanoi Rocks)
