Legião Urbana: repercussão do show-tributo com Wagner Moura

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Enviar Correções  

Em 11 de outubro de 1996, uma das vozes mais importantes do Brasil no século passado (que estranho falar assim), Renato Russo, se calou. E a banda da qual ele fazia parte, acabou poucos dias depois. Na época, anúncios no jornal ou rádio era o que havia de mais parecido com uma rede social (nos moldes de hoje). Foi atendendo a um desses anúncios que participei da organização de um show-tributo que aconteceu no final de semana seguinte na concha acústica da Universidade Federal do Ceará. Não lembro dos detalhes, que banda tocou, quais músicas entraram no set list, o que exatamente eu fiz (só sei que foi a primeira vez das pouquíssimas vezes que apareci num jornal) mas sei que o local (que não é pequeno) estava bem lotado como eu jamais veria depois.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Shows como esse (e muito maiores) aconteceram em todo o Brasil na época e no anos seguintes, sempre levando muitos fanáticos pela banda às lágrimas. Exemplo disso, o show do último Rock In Rio no Rio de Janeiro, no ano passado, com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira e que será lembrado como um dos shows mais importantes e memoráveis do evento, ao lado de medalhões como METALLICA e SEPULTURA e outros momentos não tão memoráveis, mas que sempre iremos lembrar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ontem, 29 de maio, e hoje, 30, o canal de televisão MTV organizou um novo concerto-tributo, no Espaço das Américas, em São Paulo, pelos 30 anos da banda. A homenagem teve o ator Wagner Moura, fã assumido da banda, como vocalista principal, ao lado dos remanescentes Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, com Rodrigo Favaro (baixo), Caio Costa (teclado e arranjos) e Gabriel Carvalho (violão), além também de participações dos músicos Fernando Catatau (CIDADÃO INSTIGADO) e Bi Ribeiro (PARALAMAS DO SUCESSO) e do guitarrista britânico Andy Gill, do GANG OF FOUR. "Tempo Perdido" abriu o show e "Será" decretou o seu fim, com Wagner, Dado, Marcelo e boa parte dos presentes com os olhos cheios de lágrimas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Este não deve ser um show que vá se repetir. Wagner Moura, o Capitão/Coronel Nascimento, que já tinha cantado canções do Legião em dois filmes anteriores e também tem sua própria banda, SUA MÃE, está iniciando carreira internacional. E a família Manfredini não viu com bons olhos a indicação de um ator para o posto que foi de Renato.

Wagner Moura, ao contrário do que se poderia prever, não interpreta Renato Russo, como já tinha levantado Marício Stycer, do UOL, após assistir a um ensaio da banda. E seus dotes vocais também não são lá essas coisas. Mas, o ator se entregou de corpo e alma às canções compostas (exclusivamente, na maioria das vezes) por Renato Russo. E quem o ouviria? O coro da multidão, que sempre canta todas as vírgulas de todas as músicas, abafa qualquer nota fora do tom. O colunista da Folha de São Paulo, Tony Goes, chegou a chamar o show de "o maior karaokê do Brasil". E isso deve se repetir no segundo show e em todos os outros que porventura vierem a ser promovidos com a participação de algum ex-LEGIÃO ou com as inúmeras bandas cover que se espalham por todo o território brasileiro (representados aqui no Ceará pela excelente banda CODA).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Renato tinha dito "a verdadeira Legião Urbana são todos vocês". E foi isso que foi mostrado ontem.

Mais informações sobre os dois shows podem ser conferidas nos links abaixo.

http://rollingstone.com.br/noticia/conceito-de-show-para-fas...

https://www.facebook.com/photo.php?pid=1575654&l=f9c4b48f83&...

http://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2012/05/cheio-de...

http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2012/05/27/aviso...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1097678-espectadores-...

http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/1097780-wagne...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Renato Russo: produtores envolvidos em operação dizem que não há músicas inéditasRenato Russo
Produtores envolvidos em operação dizem que não há músicas inéditas

Legião Urbana: polícia faz operação para localizar músicas inéditas de Renato RussoLegião Urbana
Polícia faz operação para localizar músicas inéditas de Renato Russo

Legião Urbana: Kadu Lambach, primeiro guitarrista, celebra 60 anos de Russo em live


Legião Urbana: O que um Boeing 737 abandonado tem a ver com a banda? (vídeo)Legião Urbana
O que um Boeing 737 abandonado tem a ver com a banda? (vídeo)

Rock Nacional: 12 discos fundamentais para explicar os anos 80Rock Nacional
12 discos fundamentais para explicar os anos 80


Power Metal: os dez álbuns essenciais do gêneroPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero

Roadrunner: os melhores frontmen de todos os temposRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336