Guns N' Roses e a retrospectiva da turnê europeia de 2012
Por André Piccoli
Fonte: Axl Rose fã clube
Postado em 29 de julho de 2012
A turnê começou no Stadium Live em Moscou, Rússia, nos dias 11 e 12 de maio. O GUNS N’ ROSES vinha da bem sucedida ‘Up Close and Personal Tour‘. Foi gerada uma grande expectativa por conta de um trecho de poucos segundos de uma suposta nova música que vazou no youtube, chamada de ‘Blood in the water’. Nesses shows a banda apresentou um set mais curto, e para a surpresa de muitos, sem ‘patience’.
Logo após o segundo show na Rússia, Axl Rose caiu de uma mesa em uma festa particular, e ganhou uma perna roxa, o que comprometeu um pouco sua presença de palco no show na Irlanda.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Próxima parada: The O2 Arena, Dublin, Irlanda, no dia 17 de maio. Nesse show a banda voltou a tocar a épica ‘There was a time’ que não era executada desde 2010. Mais uma vez nada de ‘Patience’.
No dia 19 de maio, a banda chega à Inglaterra para fazer oito shows no Reino Unido, o primeiro foi no Capital FM Arena, Nothingham, Inglaterra, esse show marcou o novo solo de Bumblefoot, ‘Glad to be here’ da sua carreira solo. O próximo show foi no dia 20, em Liverpool, na Echo Arena. Após uma hora de atraso a banda aparece no palco, e logo na segunda música, ‘Welcome To The Jungle’, alguém da plateia joga algo em Axl, o que o obriga a interromper o show e dar uma bronca no publico. Esse show marcou a volta de ‘Patience’. No fim do show ao se despedir do publico, Axl cai mais uma vez, dessa vez sem gravidade.
Depois a banda tocou em Newcastle (Metro Arena), e em Glasgow, na Escócia (SECC Arena), em Birmingham, Inglaterra (LG Arena), e Manchester (MEN Arena) nos dias 23, 24, 26 e 29 respectivamente. Com destaque para o show de Birmingham, onde a banda incluiu no set ‘Shackler's Revenge’.
Nos dias 31 de maio e 1º de junho a banda se apresentou no O2 ARENA em Londres. Foi anunciado que o primeiro show (dia 31 de maio) seria transmitido pela internet com 25 câmeras HD, mas de ultima hora a livebeats empresa responsável pelo livestream cancelou a transmissão do evento, o que gerou uma grande revolta de muitos fãs. Mas não sabiam eles que Izzy, faria uma participação mais que especial, não só em um, mais nos dois shows! Alem de ‘You Could Be Mine’, ‘Nightrain’, ‘Patience’ e ‘Paradise City’, Izzy também tocou e cantou ‘14 Years’, que não era tocada a 20 anos!
Depois de tocar na Holanda (Ahoy Arena, em Rotterdan) no dia 4. A banda chega à França para fazer sete shows (com uma parada na Alemanha no dia 8). No dia 5 a banda se apresentou no The Palais Omnisports em Paris. Surgiu um boato de que Izzy estaria em Paris. Depois disso a banda partiu para a Alemanha para seu primeiro show em local aberto dessa turnê, e o primeiro na Alemanha em 6 anos. O show aconteceu no Warsteiner Hockey na cidade de Mönchengladbach.
A turnê seguiu com shows em Lyon (Tony Garnier, dia 10), Estrasburgo (Zenith, dia 11) onde o guitarrista Richard Fortus tocou com dedão da mão direita fraturado, Toulouse (Zenith, dia 14) e no dia 16 de junho a banda participou do primeiro festival dessa turnê, o HellFest, festival que contou também com a participação do Black Sabbath, Megadeth e de Sebastian Bach. O Guns fez um show aclamado pela mídia e pelos fãs locais, o show foi quase perfeito, exceto por um pequeno incidente, logo no começo de ‘Sweet Child o’ mine’, Axl tropeçou e caiu próximo aos teclados, o que atrapalhou um pouco o restante do show. No encore a banda tocou apenas ‘Paradise city’, por conta do tempo maximo de show estipulado pela organização do festival.
Após esse show a banda fez seus últimos shows em terras francesas Montpellier (Arena de Montpellier, 18/6), e o ultimo em Toulon (Zenith, 19/6), onde a banda tocou ‘Dead Flowers’.
Após a temporada na França, o GUNS N’ ROSES chegam a Milão, aonde tocaram no Gods Of Metal (no dia 22), o segundo festival da tour. Foi um grande show! ‘Used To Love Her’ e ‘My Michelle’ com a presença de Sebastian Bach, alem dos grandes clássicos levaram a povo ao delírio.
Após o grande show na Itália, a banda chega à Bélgica para mais um festival, o Graspop Metal no dia 24, nesse show a banda entrou no palco com cerca de 20 minutos de antecedência. Depois desse show a banda aterrissou na Suíça, no dia 27, para mais um grande show. O show ocorreu no St. Jakobshall, na Basileia.
No dia 29 a banda chega à Áustria, para tocar em mais um festival, o See Rock Fest, na cidade de Unterpremstätten. No dia 1º de julho a banda desembarca na Romênia para mais um festival o Rock The City Festival.
Próxima parada: Tel Aviv, Israel. Esse foi o primeiro show da banda em Israel desde 1993, nesse show o guitarrista Ron Bumblefoot tocou o hino de Israel antes da música ‘Don’t Cry’. Depois a banda vai para Turquia, para tocar em mais um festival, o Istanbul Open Air, seguindo depois para a Bulgária onde sacudiu o Sofia Rocks Festival.
Próxima parada: Polônia, onde a banda tocou no Estádio Municipal de Ribnik no dia 11. Depois a banda partiu para a Eslováquia, onde tocou no dia 13, uma sexta-feira, e dia internacional do rock, onde a banda fez mais um ótimo show.
No dia 15 a banda se apresentou no Exit Festival, na Sérvia, fazendo mais um show espetacular. Depois a banda seguiu para Croácia onde tocaram no Spaladium Arena no dia 17.
Próxima parada: Espanha! O Guns seguiu para seus dois últimos shows da tour na Espanha, o primeiro foi no Costa de Fuego Festival no dia 20, fazendo um show de mais de três horas aclamado e super elogiado pela mídia local e pelos fãs, diferente do que foi noticiado pelo portal Terra, o local permaneceu lotado ate o final do show, como visto no vídeo gravado por Bumblefoot no fim do show.
No dia 22 a banda faz seu ultimo show da turnê em Palma De Mallorca no Son Fusteret. Izzy também marcou presença nesse show. ‘14 Years’, ‘Used To Love Her’, marcaram presença no set recheado de clássicos, fechando a turnê em grande estilo.
No dia 23, o guitarrista Ron Bumblefoot agradeceu via "JustSayin" a todos pela tour: "E aí, galera. Aqui é o Bumble, são 7:00 da manhã e a turnê acabou! Eu só queria agradecer a todos vocês por terem feito com que eu me sentisse incrível. Os shows foram ótimos, todos vocês foram ótimos e eu nunca irei esquecer isso. Muito obrigado, amo vocês."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A triste balada do Skid Row que fala sobre ex-baterista do Guns N' Roses
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"

O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Slash e a banda com o maior estoque de riffs matadores; "os caras tinham riff pra dar e vender"
Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Guns N' Roses: o "Chinese Democracy" que você nunca viu
Por que era melhor abrir para Metallica que para Guns N' Roses, segundo Robert Trujillo


