Demos: ainda existe espaço e finalidade pra elas?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa del Nacho
Postado em 24 de julho de 2012
A demo – especialmente a demo não-solicitada, agora parece completamente obsoleta. Antes de um promotor, selo ou executivo poder simplesmente ouvir uma faixa online, e checar o YouTube, o Twitter, BigChampagne ou o Facebook atrás de sinais de vida inteligente, a demo era o que havia. Quando uma banda precisava desesperadamente de uma gravadora, ou de um empresário para engrenar a carreira, era a demo que apelavam, e com ela atingiam públicos muito menores.
Naqueles dias, fazer música isoladamente queria dizer algo, e descobrir certos artistas era uma tarefa por vezes altamente recompensadora.
Na verdade, hoje em dia, o que chega fisicamente às caixas postais das gravadoras é provavelmente MUITO INFERIOR ao que rola lá fora – onde as bandas estão interagindo, carregando músicas, fazendo shows, e fazendo outras coisas além de mandar e-mails. E é por isso que a última iniciativa da rádio estadunidense KCRW em relação a tais artefatos é deveras interessante. Na manhã de hoje, a estação inaugurou o ‘Malcolm’, um sistema online de fácil navegação para qualquer banda carregar sua música e a expor. "Estamos orgulhosos por sermos uma das poucas estações de rádio que ainda aceita e ouve demos não solicitadas", afirmou a emissora em um email ao site Digital Music News
Ótimo, não? Nem tanto; muitos anos atrás, na Musexpo, Jason Bentley da KCRW admitira que é difícil administrar um artista com pouco apelo no mundo real. E matematicamente, é estatisticamente impossível resenhar tudo que existe e chega. Mas talvez começar a conversa seja o último cartucho da KCRW.
O que quer dizer que há espaço para demos não-requeridas no fim das contas, com algumas adaptações ao mundo de hoje. "A KCRW tem agido ativamente no auxílio a vários artistas em começo de carreira, desde BECK até grupos mais recentes, como o FOTZ e o TANTRUMS AND QUADRON", explicou o arquivista e DJ da rádio Eric Lawrence.
"Em muitos casos, a música fora enviada a nós do nada e nós nos comprometemos a continuar essa tradição ouvindo a tantas demos quanto for possível."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A lista definitiva das músicas favoritas de Paul McCartney, segundo a Far Out
Metallica - Perguntas e respostas e curiosidades
A música que John Lennon disse que todos entenderam errado: "Nada a ver com socialismo"


Bandcamp decide proibir todo tipo de música feita por IA da sua plataforma
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Atenção músicos: vocês estão f-u-d-i-d-o-s
Vinil: comprar toca-discos com USB para converter LP é estupidez



