Royalties: rádios dos EUA não querem mais repassar
Por Nacho Beltgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 25 de setembro de 2012
Do Digital Music News
Os próximos anos do rádio em uma palavra?
CAOS!
Quinta-feira de manhã: o Big Machine Label Group elabora outro gigantesco acordo de licenciamento e publicação musical com a Entercom Communications Corp., e que cobre tanto transmissões terrestres [analógicas] como digitais [online, móvel] de rádio. Assim como o acordo acertado entre a Clear Channel, isso significa que os royalties provenientes da música serão pagos diretamente ao Big Machine, tudo por meio de termos negociados exclusivamente por eles. Esse é um contrato feito na casinha da árvore deles, e sem ter que ser submetido a determinações do governo.
O clima não parece que vai ficar amistoso tão cedo. Pelo contrário, falamos das maiores empresas de mídia musical do planeta. O Big Machine é o lar de mega-artistas como Taylor Swift e Tim McGraw; o Entercom é um dos maiores conglomerados nos EUA, com mais de 100 estações de rádio em 23 mercados, incluindo Boston, São Francisco, Seattle, Denver e Portland. E isso, claro, quer dizer que o Big Machine tem muita veiculação nessas outras cento e tantas estações, sem mencionar das estações da Clear Channel.
‘A idéia de que temos que pagar para que alguém ponha sua música em nossas estações de rádio é absurda… ’
Esse conceito vem do chefão da CBS, LESLIE MOONVES, que considera que ter uma música executada em uma de suas estações um privilégio, e não um direito. E com certeza não é algo pelo qual ele esteja disposto a pagar, conforme ele disse a um grupo de executivos de rádio na conferência da categoria em Dallas.
Em termos práticos, isso só quer dizer uma coisa para você, ouvinte casual:
Em 2013, as rádios tocarão as mesmas 40 músicas que você ouve em todo canto…
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