Pirate Bay: Camboja recebe US$ 59 milhões após prisão
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: CNet
Postado em 06 de setembro de 2012
Logo após a prisão do co-fundador do Pirate Bay no Camboja, junto com pedidos do governo sueco de sua extradição - saiu hoje a notícia que o país do Sudeste Asiático irá receber 59,4 milhões dólares em ajuda da Suécia, de acordo com The Next Web.
Embora nenhum dos dois países aponte a prisão de Gottfrid Svartholm Warg como uma razão para a ajuda, a coincidência é grande.
A polícia do Camboja prendeu Warg na semana passada na capital do país. Mais sobre a prisão de Warg, na matéria abaixo, no Whiplash.net.
Foi anunciado ontem que oficiais do governo sueco viajaram para o país para discutir a extradição de Warg junto às autoridades cambojanas. Embora o Camboja tenha autorizado a extradição, como os dois países não têm um acordo de extradição, Warg não pode ser enviados para a Suécia. Os oficiais cambojanos disseram que a Suécia pode decidir para onde ele será enviado.
Então, hoje, em mais uma reunião entre os dois países, foi anunciado que o Camboja receberá quase 60 milhões de dólares em ajuda a "causas de desenvolvimento democrático, direitos humanos, educação e mudança climática", de acordo com o serviço estrangeiro de notícias Xinhua.
"O Camboja considera a Suécia um valoroso parceiro em seu desenvolvimento e faremos os melhores esforços para assegurar que a ajuda seja utilizada de forma eficaz e transparente", disse em uma cerimônia o vice-premiê cambojano Keat Chhon, segundo a Xinhua.
Se Warg finalmente voltar para a Suécia, ele provavelmente terá que cumprir a sua pena. Em 2009, depois de serem considerados culpados de pirataria, por distribuir 33 (isso mesmo, 33) arquivos protegidos por direitos autorais, quatro co-fundadores do Pirate Bay (Peter Sunde, Gottfrid Svartholm Warg, Fredrik Neij e Carl Lundström) foram condenados a um ano de prisão. O tribunal também multou Warg em $1,1 milhões em danos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps