Projeto Monstro: o trabalho solo de André Chamon, do Stress
Por André Chamon
Fonte: Site Wix
Postado em 05 de setembro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
ANDRÉ CHAMON foi o primeiro baterista a registrar o ritmo "heavy metal" em vinil no Brasil: o álbum STRESS, lançado em 1982.
Começou a carreira com apenas treze anos de idade, em 1974, na cidade de Belém do Pará, onde formou sua primeira banda.
Autodidata, aprendeu a tocar na prática junto com seus parceiros de música.
Em 1983, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde reside até hoje.
Como letrista, enfrentou a censura imposta pela ditadura militar, que vigorou até 1985 e vetou a maioria das suas letras, as quais faziam duras críticas ao sistema e abordavam temas sociais.
O seu pioneirismo como instrumentista foi reconhecido na matéria sobre a História da Bateria no Brasil, publicada na edição especial #100 da revista Modern Drummer, a maior publicação do gênero no mundo.
Após gravar dez álbuns e dois DVDs com as bandas STRESS e X-RATED, que vem sendo relançados na Europa através do selo Metal Soldiers, ANDRÉ CHAMON apresenta agora o seu primeiro trabalho solo: o PROJETO MONSTRO.
Dominado pela inquietude ao se ver passivo diante das agruras do nosso tempo, ANDRÉ CHAMON resolveu compor uma obra conceitual com o propósito de despertar a consciência para os problemas que afligem a humanidade e se agravam neste século.
O apelido da época de adolescente, dado pelos amigos que de "Chamon" passaram a chamá-lo "Chamonstro" e finalmente "Monstro", pareceu ser o nome perfeito para um projeto que nos coloca frente a frente com ameaças que põem em risco a civilização e o futuro do planeta. Um alerta para as graves conseqüências de atos nocivos que parecem já ter se incorporado aos nossos costumes.
Desenvolvendo esta idéia, ANDRÉ CHAMON decidiu criar um personagem que permeasse o conjunto da obra e lhe desse unidade. Um ser fantástico, gerado pelo pesadelo da humanidade, que habitava o inconsciente coletivo e vivia escondido no lado sombrio das mentes humanas até ser iluminado pela luz da consciência. Ao ser descoberto, o Monstro, que na verdade é a projeção de uma parte de nós mesmos, sai das sombras para nos mostrar a origem de todo o mal.
A experiência como baterista e arranjador de mais de uma centena de obras autorais com influências diversas acabou por imprimir personalidade própria às composições de ANDRÉ CHAMON, que procura alcançar em cada música a vibração sonora ideal para transmitir com vigor a sua mensagem.
As letras abordam temas atuais como a destruição do meio ambiente, o consumismo irresponsável, a banalização da violência, o conformismo político, a sustentabilidade, a propaganda abusiva, a miséria urbana, as diversas formas de vícios, passando pela narrativa introspectiva de uma oração heterodoxa até chegar a textos que traduzem sua visão holística do universo.
Para acompanhá-lo em seu projeto, ANDRÉ CHAMON, que acumula as funções de batera e vocal, convidou o baixista AUGUSTO SCHUR, com quem havia feito shows com a banda AZUL LIMÃO no final dos anos 80, e o guitarrista EDUARDO VONAVY, o EDU METAL, que retorna com toda a garra à cena musical carioca.
Nos shows, uma exposição de slides serve como recurso visual para proporcionar mais dinâmica ao espetáculo e ilustrar os temas das letras, denunciando as situações em que o Monstro, como um avatar do seu criador, está sempre presente.
Empenhado em contribuir com a atual mudança de paradigmas que vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do planeta, ANDRÉ CHAMON usa sua obra para compartilhar sua intuição sobre a realidade, incentivar a solidariedade e acenar à necessidade de transformação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps