Projeto Monstro: o trabalho solo de André Chamon, do Stress
Por André Chamon
Fonte: Site Wix
Postado em 05 de setembro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
ANDRÉ CHAMON foi o primeiro baterista a registrar o ritmo "heavy metal" em vinil no Brasil: o álbum STRESS, lançado em 1982.
Começou a carreira com apenas treze anos de idade, em 1974, na cidade de Belém do Pará, onde formou sua primeira banda.
Autodidata, aprendeu a tocar na prática junto com seus parceiros de música.

Em 1983, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde reside até hoje.
Como letrista, enfrentou a censura imposta pela ditadura militar, que vigorou até 1985 e vetou a maioria das suas letras, as quais faziam duras críticas ao sistema e abordavam temas sociais.
O seu pioneirismo como instrumentista foi reconhecido na matéria sobre a História da Bateria no Brasil, publicada na edição especial #100 da revista Modern Drummer, a maior publicação do gênero no mundo.
Após gravar dez álbuns e dois DVDs com as bandas STRESS e X-RATED, que vem sendo relançados na Europa através do selo Metal Soldiers, ANDRÉ CHAMON apresenta agora o seu primeiro trabalho solo: o PROJETO MONSTRO.
Dominado pela inquietude ao se ver passivo diante das agruras do nosso tempo, ANDRÉ CHAMON resolveu compor uma obra conceitual com o propósito de despertar a consciência para os problemas que afligem a humanidade e se agravam neste século.

O apelido da época de adolescente, dado pelos amigos que de "Chamon" passaram a chamá-lo "Chamonstro" e finalmente "Monstro", pareceu ser o nome perfeito para um projeto que nos coloca frente a frente com ameaças que põem em risco a civilização e o futuro do planeta. Um alerta para as graves conseqüências de atos nocivos que parecem já ter se incorporado aos nossos costumes.
Desenvolvendo esta idéia, ANDRÉ CHAMON decidiu criar um personagem que permeasse o conjunto da obra e lhe desse unidade. Um ser fantástico, gerado pelo pesadelo da humanidade, que habitava o inconsciente coletivo e vivia escondido no lado sombrio das mentes humanas até ser iluminado pela luz da consciência. Ao ser descoberto, o Monstro, que na verdade é a projeção de uma parte de nós mesmos, sai das sombras para nos mostrar a origem de todo o mal.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | A experiência como baterista e arranjador de mais de uma centena de obras autorais com influências diversas acabou por imprimir personalidade própria às composições de ANDRÉ CHAMON, que procura alcançar em cada música a vibração sonora ideal para transmitir com vigor a sua mensagem.
As letras abordam temas atuais como a destruição do meio ambiente, o consumismo irresponsável, a banalização da violência, o conformismo político, a sustentabilidade, a propaganda abusiva, a miséria urbana, as diversas formas de vícios, passando pela narrativa introspectiva de uma oração heterodoxa até chegar a textos que traduzem sua visão holística do universo.
Para acompanhá-lo em seu projeto, ANDRÉ CHAMON, que acumula as funções de batera e vocal, convidou o baixista AUGUSTO SCHUR, com quem havia feito shows com a banda AZUL LIMÃO no final dos anos 80, e o guitarrista EDUARDO VONAVY, o EDU METAL, que retorna com toda a garra à cena musical carioca.

Nos shows, uma exposição de slides serve como recurso visual para proporcionar mais dinâmica ao espetáculo e ilustrar os temas das letras, denunciando as situações em que o Monstro, como um avatar do seu criador, está sempre presente.
Empenhado em contribuir com a atual mudança de paradigmas que vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do planeta, ANDRÉ CHAMON usa sua obra para compartilhar sua intuição sobre a realidade, incentivar a solidariedade e acenar à necessidade de transformação.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
Killswitch Engage faz post sobre Bangers Open Air e escolhe Legião Urbana como trilha sonora
Por que Fabio Lione, do Angra, não consegue mais escutar Power Metal
O hino do Rock que todos conhecem mas só emplacou na 3ª vez em que foi lançado
Rogério Skylab critica Renato Russo, Cazuza, Lobão, e todo o pessoal do BRock
System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico
Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, diz não haver muito diálogo na banda
Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e sua preferência pelo Brasil
Pink Floyd: a história por trás de "Animals"

