Led: tem quem ame Peart ou Moon, mas Bonham é amado por todos
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 07 de janeiro de 2013
A edição de janeiro de 2013 da revista DRUM! foi dedicada ao legado de John Bonhan, e inclui 12 bateristas, de Mike Portnoy a Jason Bonham, discutindo como John influenciou em suas próprias baterias, e tocando suas batidas favoritas durante o anual Bonzo Tribute. O evento aconteceu na House Of Blues, em Hollywood, na Califórnia.
A história da capa é contada pelos bateristas em suas próprias palavras em um formato bem inovador, contendo vários pensamentos sobre seu legado, transcrições dos clássicos de Bonham e outras histórias únicas. Como dizem as notas do autor Dave Constantin na página 30? "Quando quase uma dúzia de bateristas profissionais se reúne em Hollywood para honrar John Bonham no seu póstumo aniversário de 64 anos, o inegável poder de seu legado é mais uma vez reconfirmado."
Para o poderoso baterista Gregg Bissonete (DAVID LEE ROTH e outros), a influência de Bonham está em seus pés. Ele discute a técnica de Bonzo com os pés como parte integral de sua carreira e citou "Good Times, Bad Times" como um bom exemplo. Ele enfatiza: "O que era ótimo sobre o modo que Bonham tocava esta música em particular é que ele a mantinha bem firme. Você pode checar o tempo e era um sólido número um."
Jason Bonham teve uma vantagem sobre outros bateristas em termos de aprender a "Batida Bonzo" ao olhar seu pai. Jason, como outros bateristas, fala com grande respeito sobre seu progenitor e enfatiza como aprendeu as faixas clássicas de sua maneira, ao invés de usar a abordagem de seu pai. Um bom exemplo é que Jason usa um pedal duplo enquanto toca com o ZEPPELIN.
Mark Schulman, baterista para o PINK ofereceu uma diferente perspective ao legado de Bonham. Ele diz: "Eu acho que quando escuto suas músicas eu percebo o quanto ele se movia." Schulman ainda atribui este elemento da técnica de Bonham à influência de Buddy Rich.
Curiosamente o bem respeitado baterista Mike Portnoy resume Bonzo em dois pontos: sua batida e sua atitude: "Ele (Bonham) tocava com muita confiança, e seu ritmo era impecável." Portnoy também discute o ritmo de Bonham em "Dazed and Confused". O músico ainda traz uma qualidade em Bonzo não discutida pelos outros bateristas: "Ele é o baterista de rock mais universalmente amado. Tem pessoas que amam Peart. Tem pessoas que amam Keith Moon, mas Bonham... Todos amam Bonham."
A edição de janeiro da DRUM!, especial sobre Bonham, está disponível em bancas ao redor do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Lacrimosa emite novo comunicado sobre saúde de Anne Nurmi
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026



A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Filmagem rara do Led Zeppelin em 1972 é disponibilizada online
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
O álbum do Led Zeppelin que Robert Plant despreza: "Não tive nada a ver com aquilo"


