Led: tem quem ame Peart ou Moon, mas Bonham é amado por todos
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 07 de janeiro de 2013
A edição de janeiro de 2013 da revista DRUM! foi dedicada ao legado de John Bonhan, e inclui 12 bateristas, de Mike Portnoy a Jason Bonham, discutindo como John influenciou em suas próprias baterias, e tocando suas batidas favoritas durante o anual Bonzo Tribute. O evento aconteceu na House Of Blues, em Hollywood, na Califórnia.
A história da capa é contada pelos bateristas em suas próprias palavras em um formato bem inovador, contendo vários pensamentos sobre seu legado, transcrições dos clássicos de Bonham e outras histórias únicas. Como dizem as notas do autor Dave Constantin na página 30? "Quando quase uma dúzia de bateristas profissionais se reúne em Hollywood para honrar John Bonham no seu póstumo aniversário de 64 anos, o inegável poder de seu legado é mais uma vez reconfirmado."
Para o poderoso baterista Gregg Bissonete (DAVID LEE ROTH e outros), a influência de Bonham está em seus pés. Ele discute a técnica de Bonzo com os pés como parte integral de sua carreira e citou "Good Times, Bad Times" como um bom exemplo. Ele enfatiza: "O que era ótimo sobre o modo que Bonham tocava esta música em particular é que ele a mantinha bem firme. Você pode checar o tempo e era um sólido número um."
Jason Bonham teve uma vantagem sobre outros bateristas em termos de aprender a "Batida Bonzo" ao olhar seu pai. Jason, como outros bateristas, fala com grande respeito sobre seu progenitor e enfatiza como aprendeu as faixas clássicas de sua maneira, ao invés de usar a abordagem de seu pai. Um bom exemplo é que Jason usa um pedal duplo enquanto toca com o ZEPPELIN.
Mark Schulman, baterista para o PINK ofereceu uma diferente perspective ao legado de Bonham. Ele diz: "Eu acho que quando escuto suas músicas eu percebo o quanto ele se movia." Schulman ainda atribui este elemento da técnica de Bonham à influência de Buddy Rich.
Curiosamente o bem respeitado baterista Mike Portnoy resume Bonzo em dois pontos: sua batida e sua atitude: "Ele (Bonham) tocava com muita confiança, e seu ritmo era impecável." Portnoy também discute o ritmo de Bonham em "Dazed and Confused". O músico ainda traz uma qualidade em Bonzo não discutida pelos outros bateristas: "Ele é o baterista de rock mais universalmente amado. Tem pessoas que amam Peart. Tem pessoas que amam Keith Moon, mas Bonham... Todos amam Bonham."
A edição de janeiro da DRUM!, especial sobre Bonham, está disponível em bancas ao redor do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen


O bluesman que tirava Jimmy Page do sério; "Só de lembrar, eu fico arrepiado"
O veterano do metal industrial que deixou de sair com uma garota pra virar babá do Led Zeppelin
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A música do Led Zeppelin IV que Jimmy Page disse que não dava para reproduzir
O legado que Jimmy Page gostaria de deixar para a história; "É isso que importa de verdade"
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A extraordinária canção do Led Zeppelin onde Plant lamenta estar privado da liberdade
Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal


