Brutal Brain Damage: entrevista ao blog Som Extremo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Christiano K.O.D.A., Fonte: Som Extremo
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Portugal tem mostrado ao Brasil grandes bandas de música underground. E não são medianas não: o que tem por lá é de qualidade inquestionável! Um ótimo exemplo é a Brutal Brain Damage, que lançou recentemente o excepcional "Brain Soup", um 'debut' que definitivamente colocou as terras lusitanas (Moonspell não é tão ruidosa) no mapa do extremismo mundial. O Som Extremo conversou com a banda, cuja postura bem humorada cria maior empatia por parte do público. Vamos à sopa de cérebros.

Som Extremo: A banda surgiu no início de 2011 e já tem se destacado no cenário português. Por favor, contem um breve histórico da Brutal Brain Damage.

Brutal Brain Damage: Agradecemos desde já o vosso convite para a entrevista e a ajuda na divulgação do nosso projeto! Somos uma banda de Death/Grind portuguesa que tem como elementos fundadores Carlos Lopes na voz, Pedro Perdigão na bateria e Marco Martins na guitarra. Na altura da gravação do nosso EP "BorderlineSyndrome", em 2011, juntou-se ao projeto Luís Neves como baixista. Poucos meses depois, deixou o lugar de baixista e passou para segundo guitarrista da banda.

Som Extremo: Vocês acabaram de lançar o excelente 'debut' "BrainSoup". O que podem falar sobre o álbum?

BBD: Esse álbum é uma mistura de tudo o que se fez desde o início do projeto até ao final do ano de 2011, daí o nome "Brain Soup". Estamos muito contentes com o produto final, tanto em relação à artwork, quanto à produção. Contamos também com a participação do Pedro Pedra (vocalista da GROG) e de Bruno Roberto (um dos vocalistas da Pussyvibes) em duas faixas, o que ajudou a realçar o trabalho final.

Som Extremo: Como tem sido o retorno do público?

BBD: O feedback que temos recebido desse lançamento tem sido bastante bom. Já recebemos críticas de várias partes do mundo bastante positivas e motivantes.

Som Extremo: Vocês têm temáticas bem humoradas nas composições. Por favor, falem um pouco sobre esse lado divertido do grupo.

BBD: Somos todos pessoas bem-humoradas e optamos por passar algum lado humorístico para o álbum também. Faz parte da nossa personalidade e acho que passar uma imagem de "durões" não teria nada a ver connosco. Tanto no nível musical quanto no lírico, levamos as coisas sempre na brincadeira, com espírito aberto e sem preconceitos.

Som Extremo: Aliás, o que podem dizer para bandas extremas que se levam tão a sério, a ponto de não aceitar nenhum tipo de brincadeira?

BBD: Achamos que cada caso é um caso. A vida já é bastante séria e a música torna-se uma escapatória a nível pessoal. Não levamos as coisas a sério porque não é necessário. Ninguém no nosso grupo é capaz de estar sério, todos temos sentido de humor acentuado. E nós levamos o nosso ao limite.

Som Extremo: E não pensam em disponibilizar as letras para os fãs?

BBD: Na fase inicial de composição, as letras escritas foram feitas sem temática e sem nexo. Mudamos algumas na durante a gravação do álbum, mas como são tão variadas, decidimos não disponibilizá-las. Daí também os variados nomes das músicas. Temos faixas como "Sex Ritual", "Squirt", "First Blood", "Unleash the Fury" e até mesmo "Who Helps Me". Futuramente as letras de faixas novas já serão postas para visualição de todos.

Som Extremo: Gostei muito da música "See U Later". Falem um pouco sobre essa composição, por favor.

BBD: Foi uma música que surgiu a partir de uma brincadeira e de uma expressão que usamos quando nos despedimos depois dos ensaios. Liricamente é bastante óbvio. Quanto à musica, foi criada num ensaio e andamos em redor da letra para a construí-la. Surgiu tudo naturalmente e achamos que ficou bastante engraçado.

Som Extremo: Qual a ideia por trás da música "W.T.F.?!", aparentemente rodada de trás para frente?

BBD: Essa música foi a primeira que compusemos, intitulada originalmente como "BBD". Como a música não se enquadrava de todo no álbum, optamos por virá-la ao contrário para não a excluir.

Som Extremo: E que outras letras vocês destacariam no CD? Alguma delas têm alguma história curiosa?

BBD: Temos a "Suicide Jesus", que foi feita na base de um vídeo que fizemos durante a gravação do álbum, no natal de 2011. Tal como dito anteriormente, só por levarmos isso na brincadeira é que surgiu logo outra música nova. O vídeo está no You Tube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=b3zVFocydxM), no nosso canal, para quem quiser ver. A "TenTen" também foi baseada num vídeo japonês e também está presente no You Tube; "I Scream Milk" é a faixa para o baile. Todas elas têm uma história, mas essas são as que se destacam mais.

Som Extremo: O selo Vomit Your Shirt lançou vocês e a banda Raw Decimating Brutality. Seria essa gravadora uma das maiores do underground de Portugal?

BBD: Portugal éum país relativamente pequeno, e no que se refere a selos, não há grande variedade dentro do nosso estilo. Não é preciso trabalhar com uma gravadora grande. Precisamos e de uma que faça o seu trabalho da melhor forma e estamos super contentes com os resultados. As pessoas têm sido impecáveis conosco.

Som Extremo: Já existem planos para um videoclipe? Quais os próximos passos da Brutal Brain Damage?

BBD: Já pensamos nisso, mas no momento não temos tempo para gravar um videoclipe. Já é uma ideia que temos há algum tempo e esperamos ainda neste ano poder lançar qualquer coisa do gênero. Quanto a planos futuros, vamos voltar ao estúdio para gravar mais umas faixas para um split que esperamos que saia ainda neste ano.

Som Extremo: De modo geral, como é a cena underground em Portugal?

BBD: O underground em Portugal é bastante ativo. Existem muitas bandas e com muita qualidade. Não achamos que seja um cenário muito grande, mas o que tem costuma ser de muito boa qualidade. Na maioria das vezes são projetos paralelos formados por elementos de outras bandas.

Som Extremo: Espero muito vê-los no Brasil algum dia! Agradeço a entrevista, pessoal! Por favor, deixem uma última mensagem.

BBD: Obrigado pela excelente review do álbum e pela entrevista. Esperamos tocar aí em breve!! Apóiem o Metal, GRIND ON!

http://www.facebook.com/brutalbraindamage
http://brutalbraindamage.bandcamp.com/
http://www.myspace.com/brutalbraindamage
http://www.youtube.com/user/brutalbraindamage
brutalbraindamage@gmail.com


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Brutal Brain Damage"


Treta: Zakk Wylde cuspiu cerveja em James Hetfield?Treta
Zakk Wylde cuspiu cerveja em James Hetfield?

Marilyn Manson: perdi tudo por causa de ColumbineMarilyn Manson
"perdi tudo por causa de Columbine"


Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336