Metallica nega comentários sobre uso de músicas em tortura
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 19 de fevereiro de 2013
O METALLICA negou ter pedido ao exército americano para parar de usar suas músicas como tortura psicológica aos prisioneiros de guerra.
O Navy SEAL que matou Osama Bin Laden, recentemente contou à revista Esquire sobre o ataque ao complexo do líder da Al Quaeda e o tiro que ceifou a vida do terrorista, assim como as consequências da guerra para o SEAL e sua família. O fuzileiro, chamado somente de "o atirador", também mencionou que ele usava músicas do METALLICA antes de interrogar os prisioneiros – até que a banda pediu que parassem.
O atirador explicou: "Assim que eu entrei na guerra do Iraque, nós estávamos usando música do METALLICA para amaciar as pessoas antes do interrogatório. A banda ficou sabendo disso e disse: ‘Hey, por favor não use nossa música, porque não queremos promover a violência.’ Nós pensamos: ‘Cara, vocês têm um álbum chamado Kill ‘em All’ [Matem todos]."
Ele adiciona: "Nós paramos de usar as músicas, e então uma banda chamada DEMON HUNTER entrou em contato dizendo: ‘Nós gostamos muito do que você faz.’ Eles nos enviaram CDs e patches. Eu usei meu patch do DEMON HUNTER em todas as missões. Eu o usei quando matei Bin Laden."
O atirador insistiu que ele não tortura os prisioneiros, mas que as "perguntas repetitivas" e o "crescente medo" ficavam mais agressivos no decorrer do questionamento.
Em um novo pronunciamento, postado em seu site oficial, o METALLICA responde aos comentários do atirador na revista Esquire, dizendo: "Houve recentemente muita conversa sobre nós pedirmos ao exército para não usar nossa música para ‘amaciar as pessoas antes do interrogatório.’ Nós NUNCA comentamos nada com o exército sobre este assunto. Qualquer afirmação que foi feita sobre isto não está correta."
Em 2009, Lars Ulrich foi convidado no "Rachem Maddow Show" da MSNBC, e ele disse que não advoga ou condena o uso de música para torturar outros, e que há grupos muito mais extremos: "[...] Eu posso nomear 30 bandas norueguesas de death metal que fazem o METALLICA parecer Simon And Garfunkel."
O Frontman do grupo, James Hetfield, foi perguntado em um programa alemão, em 2008, sobre como ele se sentia de ter sua música usada para torturar prisioneiros na base americana de Guantanamo, em cuba. Ele respondeu: "parte de mim está orgulhosa por escolherem o METALLICA... e parte de mim está meio pra baixo sobre isso e que as pessoas podem nos ligar a algum ideal político por causa disso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Buzz Osborne (Melvins) confessa zoar Mike Patton por influência no nu metal
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers

Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Quando Ronnie James Dio listou suas cinco canções de rock favoritas
A faixa do Metallica que Lars Ulrich não curte e não quer mais ouvir


