Jason Newsted: amor por Nugent, aluno do Sabbath e cheio de $$$
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de março de 2013
JASON NEWSTED está na quarta década de sua carreira como músico em tempo integral e ele não demonstra nenhum sinal que vá parar tão cedo. "Passo 90 minutos toda noite na minha página no Facebook respondendo a toda e cada mensagem que eu recebo lá de meus fãs. Eu sou um cara que curte lidar com pessoas. Trem sido ótimo me reaproximar dos fãs corpo-a-corpo de novo como eu fazia nas antigas", disse o baixista recentemente ao site Noisecreep durante uma conversa sobre o EP ‘Metal’, a estreia de sua banda NEWSTED, que também tem o baterista Jesus Mendez Jr. o guitarrista Jessie Farnsworth e o mais novo membro, o guitarrista do STAIND Mike Mushok.
Jason Newsted - Mais Novidades
Newsted, 50 anos, poderia ter parado de se apresentar e compor anos atrás e seu carimbo no mundo do hard rock e do metal ainda ficaria impresso. Começando com a banda thrash do Arizona FLOTSAM & JETSAM no meio dos anos 80, até seus dias de estádios lotados com o Metallica, e aclamado pela crítica por seu trabalho nos prog-metallers do VOIVOD, o baixista ajudou a influenciar múltiplas gerações de músicos.
Apesar de ele ter sido admitido ao Rock And Roll Hall Of Fame em 2009 por seu trabalho no Metallica, Newsted afirma que ele abordou seu novo EP com uma postura de banda de garagem. "Eu fiz as demos dessas músicas no meu iPad. Eu amo o imediatismo desse material, e o iPad me ajudou a capturar as ideias logo que elas me vinham. Nessa altura da minha carreira, eu não fico sentado e toco escalas e as ideias brotam. Eu espero até que uma boa ideia nasça em mime eu então a gravo."
"Eu me lembro de quando estava no Metallica, meu roadie tinha que carregar sete cases pra cada quarto de hotel com meus baixos, cases, mesa de som, amplificadores e um monte de tralha. É por isso que eu amo a portabilidade do iPad e a liberdade que ele me dá pra gravar coisas onde quer que eu esteja. È parte da razão pela qual uma música como ‘Soldierhead’ tem pegada".
Crescendo em Michigan nos anos 70, Newsted foi exposto a excelente hard rock e metal desde muito pequeno. "Ted Nugent era tudo pra mim quando moleque. Ele era um deus para nós em Michigan. Meu primeiro show foi dele quando eu tinha 12 anos. O baixista dele naquela época era um cara chamado Rob Grande e ele ainda é um herói pra mim. O Kiss era enorme naquela época também, e já que eu ainda era tão moleque, eu adorava isso neles. Depois disso, eu descobri uma pequena seção de importados na loja de discos local e achei o Motörhead. Aquele foi um grande momento pra mim. Mas no frigir dos ovos, o Black Sabbath foi o meu maior professor em tudo isso."
Com Mushok, do Staind em sua banda agora, e o EP recebendo excelentes resenhas por todo o mundo, Newsted diz que não se arrepende deter deixado o Metallica em 2001. "Muita gente me disse pra pensar duas vezes quando saí do Metallica, mas minha família sempre me apoiou. Eu me lembro de pensar comigo mesmo quando eu ouviria esse tipo de coisa de caras que nem me conhecem, ‘Vocês não estavam lá. Vocês não estavam na minha pele. E na real, vocês também não sabem quanto dinheiro eu guardei’" [risos]
Entrevista completa:
http://tinyurl.com/bllzdh2
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps