Parceria entre Jason Newsted e Devin Townsend deixou Lars furioso e foi começo do fim
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de abril de 2022
O veterano músico estadunidense Jason Newsted é um dos personagens da mais recente edição da Metal Hammer, que começou a circular nesta quinta-feira 28 de abril). O baixista, que passou 14 anos de sua vida tocando no Metallica, falou sobre a sua passagem pela banda liderada por Lars Ulrich e James Hetfield.
Durante a entrevista, que teve trechos publicados no site da revista, Jason disse que uma parceria com o talentoso Devin Townsend, realizada ainda nos anos 1990, foi o começo do fim. "Eu tinha acabado de inaugurar o [The Big Rigour] Chophouse [estúdio de Jason] em 92 e em 94, tínhamos todo o equipamento. Devin veio com 22 anos de idade e era um maníaco absoluto cara, uma hora e meia de sono por dia por uma semana inteira! (...) Foi o primeiro projeto real que levamos para gravar no Chophouse. É apenas bateria e baixo, Devin fazendo algum solo de guitarra louco por cima, eu entro e grito o vocal - feito. Produção bruta, mas uma conquista incrível, porque eu sempre quis meu próprio estúdio".
O projeto, chamado IR8, rendeu uma demo com seis faixas. E deixou Lars Ulrich furioso.
"Lars disse: ‘Você precisa vir para casa’. Eu realmente não sabia para que era, então, peguei meu baixo, fui até lá e perguntei: ‘O que há, pessoal?’. [E Lars respondeu]: ‘Cara, você sabe que está no Metallica agora, não é? Você não pode simplesmente fazer música e enviar fitas para qualquer filho da puta. Você entende isso, certo?’".
A reação de Lars Ulrich causou espanto no baixista, que apenas queria tocar heavy metal com seus camaradas. "Eu não percebi de jeito nenhum! Eu não conhecia a política [da banda]; eu estava apenas compartilhando um pouco de metal com meus amigos! Eu praticamente quebrei naquele dia na frente de Lars e James. Eu fiquei tipo ‘Eu Sinto muito, isso não vai acontecer de novo!’. E essa foi a primeira vez".
Alguns anos depois, mais precisamente em 2001, Jason saiu da banda e uma das razões foi a sua vontade de investir em projetos paralelos. Enquanto foi integrante do Metallica, o baixista gravou os álbuns "...And Justice For All" (1988), "Metallica" (1991), "Load" (1996), "Reload" (1997), "Garage Inc." (1998) e "S&M" (1999).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath


Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Kirk Hammett toma capote enquanto Metallica toca "Seek & Destroy"
As músicas menos conhecidas do Metallica que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A reação de Guilherme Arantes ao assistir show do Metallica na década de 1990
Os 20 maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo os leitores da Guitar Player


