Parceria entre Jason Newsted e Devin Townsend deixou Lars furioso e foi começo do fim
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de abril de 2022
O veterano músico estadunidense Jason Newsted é um dos personagens da mais recente edição da Metal Hammer, que começou a circular nesta quinta-feira 28 de abril). O baixista, que passou 14 anos de sua vida tocando no Metallica, falou sobre a sua passagem pela banda liderada por Lars Ulrich e James Hetfield.
Durante a entrevista, que teve trechos publicados no site da revista, Jason disse que uma parceria com o talentoso Devin Townsend, realizada ainda nos anos 1990, foi o começo do fim. "Eu tinha acabado de inaugurar o [The Big Rigour] Chophouse [estúdio de Jason] em 92 e em 94, tínhamos todo o equipamento. Devin veio com 22 anos de idade e era um maníaco absoluto cara, uma hora e meia de sono por dia por uma semana inteira! (...) Foi o primeiro projeto real que levamos para gravar no Chophouse. É apenas bateria e baixo, Devin fazendo algum solo de guitarra louco por cima, eu entro e grito o vocal - feito. Produção bruta, mas uma conquista incrível, porque eu sempre quis meu próprio estúdio".
O projeto, chamado IR8, rendeu uma demo com seis faixas. E deixou Lars Ulrich furioso.
"Lars disse: ‘Você precisa vir para casa’. Eu realmente não sabia para que era, então, peguei meu baixo, fui até lá e perguntei: ‘O que há, pessoal?’. [E Lars respondeu]: ‘Cara, você sabe que está no Metallica agora, não é? Você não pode simplesmente fazer música e enviar fitas para qualquer filho da puta. Você entende isso, certo?’".
A reação de Lars Ulrich causou espanto no baixista, que apenas queria tocar heavy metal com seus camaradas. "Eu não percebi de jeito nenhum! Eu não conhecia a política [da banda]; eu estava apenas compartilhando um pouco de metal com meus amigos! Eu praticamente quebrei naquele dia na frente de Lars e James. Eu fiquei tipo ‘Eu Sinto muito, isso não vai acontecer de novo!’. E essa foi a primeira vez".
Alguns anos depois, mais precisamente em 2001, Jason saiu da banda e uma das razões foi a sua vontade de investir em projetos paralelos. Enquanto foi integrante do Metallica, o baixista gravou os álbuns "...And Justice For All" (1988), "Metallica" (1991), "Load" (1996), "Reload" (1997), "Garage Inc." (1998) e "S&M" (1999).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas

Para Tarja Turunen, o metal "representa coisas lindas"
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Por que o Metallica dos anos 1980 é melhor que o atual, segundo Devin Townsend
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçados
Gosto musical impediu que Metallica se tornasse um Maiden


