Parceria entre Jason Newsted e Devin Townsend deixou Lars furioso e foi começo do fim
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de abril de 2022
O veterano músico estadunidense Jason Newsted é um dos personagens da mais recente edição da Metal Hammer, que começou a circular nesta quinta-feira 28 de abril). O baixista, que passou 14 anos de sua vida tocando no Metallica, falou sobre a sua passagem pela banda liderada por Lars Ulrich e James Hetfield.
Durante a entrevista, que teve trechos publicados no site da revista, Jason disse que uma parceria com o talentoso Devin Townsend, realizada ainda nos anos 1990, foi o começo do fim. "Eu tinha acabado de inaugurar o [The Big Rigour] Chophouse [estúdio de Jason] em 92 e em 94, tínhamos todo o equipamento. Devin veio com 22 anos de idade e era um maníaco absoluto cara, uma hora e meia de sono por dia por uma semana inteira! (...) Foi o primeiro projeto real que levamos para gravar no Chophouse. É apenas bateria e baixo, Devin fazendo algum solo de guitarra louco por cima, eu entro e grito o vocal - feito. Produção bruta, mas uma conquista incrível, porque eu sempre quis meu próprio estúdio".
O projeto, chamado IR8, rendeu uma demo com seis faixas. E deixou Lars Ulrich furioso.
"Lars disse: ‘Você precisa vir para casa’. Eu realmente não sabia para que era, então, peguei meu baixo, fui até lá e perguntei: ‘O que há, pessoal?’. [E Lars respondeu]: ‘Cara, você sabe que está no Metallica agora, não é? Você não pode simplesmente fazer música e enviar fitas para qualquer filho da puta. Você entende isso, certo?’".
A reação de Lars Ulrich causou espanto no baixista, que apenas queria tocar heavy metal com seus camaradas. "Eu não percebi de jeito nenhum! Eu não conhecia a política [da banda]; eu estava apenas compartilhando um pouco de metal com meus amigos! Eu praticamente quebrei naquele dia na frente de Lars e James. Eu fiquei tipo ‘Eu Sinto muito, isso não vai acontecer de novo!’. E essa foi a primeira vez".
Alguns anos depois, mais precisamente em 2001, Jason saiu da banda e uma das razões foi a sua vontade de investir em projetos paralelos. Enquanto foi integrante do Metallica, o baixista gravou os álbuns "...And Justice For All" (1988), "Metallica" (1991), "Load" (1996), "Reload" (1997), "Garage Inc." (1998) e "S&M" (1999).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista


Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
James Hetfield lista as músicas do Metallica que ele mais curte tocar ao vivo
A capa de álbum de Metal oitentista criada na base da gambiarra e da preguiça


