Seven Nation Army: dez anos do riff mais poderoso do século

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 01/04/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


589 acessosLoudwire: em vídeo, dez bandas extintas que o mundo quer de volta5000 acessosRob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"

No dia 1º de Abril de 2003, foi lançado o álbum “Elephant”, da banda alternativa estadunidense THE WHITE STRIPES. A primeira faixa do disco, ‘Seven Nation Army’, acabaria tendo seu riff tão conhecido mundo afora quanto os de ‘Smoke On The Water' do DEEP PURPLE ou ‘You Really Got Me’ do THE KINKS.

A faixa foi lançada como single no mesmo ano e chegou ao #1 da parada de Rock Moderno da edição estadunidense da Billboard e lá ficou por três semanas, além de ganhar o Grammy de 2004 na categoria ‘Melhor Canção de Rock’. Apesar do timbre da guitarra no riff lembrar o som de um baixo [um instrumento que a banda nunca havia utilizado], o som é na verdade criado pela passagem do sinal da guitarra de JACK WHITE através de um pedal Whammy da marca DigiTech ajustado para uma oitava abaixo.

De acordo com White, “Seven Nation Army” é como ele costumava chamar o Exército da Salvação quando criança.

A música ficou em #6 na lista de 2009 da Rolling Stone de 50 Melhores Canções da Década. Em março de 2005, a revista Q colocou “Seven Nation Army” no #8 em sua lista de 100 Melhores Músicas com Guitarra. Em setembro de 2005, a NME elegeu “Seven Nation Army” como sendo #5 na sua lista de as 50 Maiores Músicas da Década. Ela também foi chamada de a septuagésima quinta melhor canção de hard rock pelo VH1. Em maio de 2008, a Rolling Stone dos EUA colocou a faixa em #21 na sua lista das 100 Maiores Músicas com Guitarra de Todos os Tempos.

Em fevereiro de 2013, ouvintes da BBC Radio 6 colocaram a música em #6 dentre ‘Os 100 Maiores Sucessos da 6’, que abrangia as maiores músicas lançadas desde a criação da estação.

A música é muito popular no futebol europeu, e chegou a tornar-se o hino da Itália na copa do mundo de 2006, e foi usada tanto na Euro 2008, quando os times entravam no campo antes do jogo, como na Euro 2012, quando fora tocada quando um gol era marcado. Sua ascensão como hino popular do esporte origina-se em um bar de Milão, Itália, onde no dia 22 de Outubro de 2003, torcedores do Brugge KV ouviram a canção enquanto se preparavam para um jogo da fase de grupos da UEFA CHAMPIONS LEAGUE contra o AC MILAN e começaram a cantar juntos. Depois de o time belga vender por 1 x 0, os fãs levaram a música com eles até a Bélgica, onde o Brugge começou a tocá-la durante os jogos. Depois de o Brugge ter jogado com o Roma pela UEFA no dia 15 de fevereiro de 2006, a equipe italiana importou a música para a velha bota. Quando a copa do mundo começou em junho, a canção havia tornado-se o hino não-oficial da seleção do país.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 01 de abril de 2013


589 acessosLoudwire: em vídeo, dez bandas extintas que o mundo quer de volta1565 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "White Stripes"

Rolling StoneRolling Stone
As melhores bandas com nomes de cor

Jack WhiteJack White
Sem laços de amizade com a "eremita" Meg White

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "White Stripes"


Rob HalfordRob Halford
"Não creio que um heterossexual possa fazer o que faço!"

Guns N RosesGuns N' Roses
Funkeiro assassina clássico máximo da banda

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Madman dá sua receita para curar ressaca

5000 acessosRob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"5000 acessosGuns N' Roses: funkeiro assassina clássico máximo da banda5000 acessosOzzy Osbourne: Madman dá a cura para a ressaca5000 acessosQuando tudo começa bem: dez fantásticas canções que abrem álbuns3005 acessosIron Maiden: riff de 2 Minutes to Midnight inspirado por música do Dio?5000 acessosIron Maiden: demitiram Blaze dizendo que ele "não era bom o suficiente"

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online