Seven Nation Army: dez anos do riff mais poderoso do século
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 01 de abril de 2013
No dia 1º de Abril de 2003, foi lançado o álbum "Elephant", da banda alternativa estadunidense THE WHITE STRIPES. A primeira faixa do disco, ‘Seven Nation Army’, acabaria tendo seu riff tão conhecido mundo afora quanto os de ‘Smoke On The Water' do DEEP PURPLE ou ‘You Really Got Me’ do THE KINKS.
White Stripes - Mais Novidades
A faixa foi lançada como single no mesmo ano e chegou ao #1 da parada de Rock Moderno da edição estadunidense da Billboard e lá ficou por três semanas, além de ganhar o Grammy de 2004 na categoria ‘Melhor Canção de Rock’. Apesar do timbre da guitarra no riff lembrar o som de um baixo [um instrumento que a banda nunca havia utilizado], o som é na verdade criado pela passagem do sinal da guitarra de JACK WHITE através de um pedal Whammy da marca DigiTech ajustado para uma oitava abaixo.
De acordo com White, "Seven Nation Army" é como ele costumava chamar o Exército da Salvação quando criança.
A música ficou em #6 na lista de 2009 da Rolling Stone de 50 Melhores Canções da Década. Em março de 2005, a revista Q colocou "Seven Nation Army" no #8 em sua lista de 100 Melhores Músicas com Guitarra. Em setembro de 2005, a NME elegeu "Seven Nation Army" como sendo #5 na sua lista de as 50 Maiores Músicas da Década. Ela também foi chamada de a septuagésima quinta melhor canção de hard rock pelo VH1. Em maio de 2008, a Rolling Stone dos EUA colocou a faixa em #21 na sua lista das 100 Maiores Músicas com Guitarra de Todos os Tempos.
Em fevereiro de 2013, ouvintes da BBC Radio 6 colocaram a música em #6 dentre ‘Os 100 Maiores Sucessos da 6’, que abrangia as maiores músicas lançadas desde a criação da estação.
A música é muito popular no futebol europeu, e chegou a tornar-se o hino da Itália na copa do mundo de 2006, e foi usada tanto na Euro 2008, quando os times entravam no campo antes do jogo, como na Euro 2012, quando fora tocada quando um gol era marcado. Sua ascensão como hino popular do esporte origina-se em um bar de Milão, Itália, onde no dia 22 de Outubro de 2003, torcedores do Brugge KV ouviram a canção enquanto se preparavam para um jogo da fase de grupos da UEFA CHAMPIONS LEAGUE contra o AC MILAN e começaram a cantar juntos. Depois de o time belga vender por 1 x 0, os fãs levaram a música com eles até a Bélgica, onde o Brugge começou a tocá-la durante os jogos. Depois de o Brugge ter jogado com o Roma pela UEFA no dia 15 de fevereiro de 2006, a equipe italiana importou a música para a velha bota. Quando a copa do mundo começou em junho, a canção havia tornado-se o hino não-oficial da seleção do país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
O único arrependimento de Gene Simmons sobre Ace Frehley, segundo o próprio
Jack White quer Death, Misfits, Rainbow e Fugazi no Rock and Roll Hall of Fame
Os 25 melhores discos de rock lançados nos últimos 25 anos, segundo o Loudwire
Guitarra: As 10 melhores levadas segundo a revista Q


