Savages: a selvageria em preto e branco
Por Fábio Gudolle
Fonte: Cogumelo do Zebu
Postado em 21 de maio de 2014
As sensações ao ouvir a banda londrina SAVAGES são várias e complexas ao mesmo tempo. Variam entre satisfação, esperança, energia, introspecção e êxtase.
Reúne todas as características de uma arte sonora que fascina quem gosta do bom e velho rock and roll feito com vigor e dedicação. Personalidade musical agressiva, minimalista, lúgubre, imagem icônica, temáticas cruas e atuação hipnotizante.
Música potente e simples. Direta ao ponto. Sem firulas. Um fusão de JOY DIVISION, DEAD KENNEDYS, SIOUXSIE AND THE BANSHEES, e em certos momentos, QUEENS OF THE STONE AGE. E muito mais sentimento ao invés da técnica vazia. No fim das contas, isso é o que importa.
Os atributos são muitos e mesclados. Uma completude instrumental sólida surpreendente. Guitarras dissonantes que cortam alma; baixo audível e latente; bateria que beira ao militar; e a voz desesperada, suave e gritante no ponto certo. Não se pode tirar nada dali que o monstro se desmorona.
Em apenas três anos de atividade já fizeram um estrago no mainstream. Parece que dedicaram parte de suas vidas somente se alimentando do melhor do punk, do pós-punk, e de uma arte vanguardista; para no momento certo, com acuidade, estourarem a bomba. O palco é o lugar de batalha das Savages. Uma banda literalmente do "ao vivo". As quatro dão o sangue ao tocarem. Como se a Terra fosse explodir ao final da última nota.
São nessas faíscas de genialidade, como as cabeças dessas quatro mulheres, que nos faz sentirmos orgulho de viver para e pela música. E que isso, ao contrario do que muitos acham, não é tempo perdido. O rock está muito vivo e imperioso.
"Silence Yourself" é transgressor e Savages é o que tem de mais requintado no rock atual. Não há muito que dizer e sim muito que sentir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
O guitarrista brasileiro que compôs frevo inspirado em Yngwie Malmsteen
Ex-baixista do Death Angel, Dennis Pepa enfrenta câncer em estágio 4
"O Corpo Real da Paola" de Rogério Skylab, entre representações de corpos e provocações
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
O motivo pelo qual Ringo era "ruim", segundo George Harrison, dos Beatles
Filho de George Harrison recorda como descobriu que seu pai era um beatle
A banda dos anos 90 que Ricardo Confessori considera a melhor da história do rock nacional


Morreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação
Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo
Mônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando



