Hugo Mariutti: São poucos os que realmente querem ajudar na cena
Por Victor Francisco dos Santos
Fonte: Imprensa do Rock
Postado em 17 de maio de 2014
Cauê Leitão (Andragonia/Solo), fez uma nova entrevista para 13ª edição da coluna "Papo de Guitarrista" na Imprensa do Rock! Trazendo nada mais, nada menos, que Hugo Mariutti. Ex guitarrista do Shaman, e atual Andre Matos. Confira um trecho da entrevista logo abaixo:
Como você vê hoje a cena metal no Brasil? Você acha que existe uma união?
Hugo Mariutti: Temos bandas boas como Threat, motorguts, King Of Bones, VoodooPrest, entre muitas outras. Não existe união nenhuma entre bandas, só que para mim este papo já deu, pois todo mundo que prega isso não ajuda ninguém, tenha certeza disso. Poucas pessoas no meio estão dispostas mesmo a ajudar alguém. Poucas bandas estão realmente interessadas em ajudar outras, pois é um meio cheio de egos, e que a maioria só olha para o próprio umbigo ou ajuda pensando em algo em troca, infelizmente é assim. Às vezes muita gente bota a culpa nisso para não ter um movimento forte de heavy metal no Brasil, porém eu discordo que seja este o motivo, pois estamos em um país em que a cultura é tratada como coisa secundária. Também não acho que seja este o fato de não termos tantas bandas reconhecidas internacionalmente, e sim uma reunião de muitos fatores que estão longe de ser resolvidos. O grunge explodiu várias bandas, porque era uma carência não só musical, mas de estilo de vida no fim dos anos 80, nos USA. O britpop que tinha duas bandas que se odiavam assumidamente também explodiu por uma falta de identidade que a música inglesa estava passando, ou seja, não é só com união, que se tem um movimento forte que explode desta maneira. Infelizmente o Brasil não é um país onde o rock e uma cultura de massa, e dificilmente exportaremos muitas bandas do estilo simultaneamente.
Hugo como foi a sua entrada no Shaman naquela época? E como foi a transição para a banda solo do Andre Matos?
Na verdade eu fui chamado para gravar algumas guitarras em umas músicas que eles estavam fazendo, sem nem saber se iria ou não ter banda, etc. Lembro que no primeiro encontro em que fui gravar levei uma demo com a Time Will Come, e após gravar algumas guitarras fui seguindo, até o momento em que a banda realmente se formou. Como já falamos em entrevistas da época, a idéia do nome Shaman partiu do Luis com idéia em um música escrita pelo Andre.
Confira entrevista completa no link abaixo.
http://www.imprensadorock.com.br/papo-de-guitarrista-com-caue-leitao-13-hugo-mariutti/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps