Lars Ulrich e as críticas ao Metallica em Glastonbury
Por Jonathan Silva
Fonte: Uncut
Postado em 04 de junho de 2014
Parece exagero, mas nunca se viu tanto estardalhaço nos últimos meses em relação à escalação do Metallica como headliner no Festival de Glastonbury. Pra quem ainda não conhece muito sobre o festival, ele começou em 1970 com o nome de Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts, no mesmo ano em que foi realizado um outro importante festival de música, o da Ilha de Wright. De lá pra cá, foram realizadas mais de 40 edições anuais e é considerado o maior evento de música realizado a céu aberto no mundo. Grandes nomes da cena musical britânica e mundial já se apresentaram em Glasto e a fazenda Worthy Farm já recebeu diversos artistas do jazz, rock, pop, blues, black music e música eletrônica, além de apresentações artísticas de circo e teatro.
Mesmo com todo esse ecletismo, Glastonbury nunca recebeu uma banda de metal (já recebeu bandas "mais ou menos pesadas", mas nada puramente metal) e estamos vendo o Metallica ultrapassar uma fronteira. Só que ainda há muita dissidência em torno desse fato, gerando comentários e até mesmo petições de reprovação. Alex Turner, vocalista do Artic Monkeys, chegou a dizer que a banda não se "enquadrava" no conceito do festival. O Mogwai, banda que irá se apresentar no mesmo dia que o Metallica, criticou a qualidade dos músicos. Há inclusive uma petição online contra a apresentação de uma banda cujo vocalista é um "caçador e um promovedor", já que James Hetfield irá participar de um programa de TV sobre caça de ursos.
O reacionarismo contra a apresentação da banda em Glastonbury não abalou Lars Ulrich, que defendeu a escolha da banda como headliner em entrevista à Radio 1 Rock Show: "O fato de que todo mundo tem uma opinião eu levo numa boa, porque significa que as pessoas ainda se importam e estão interessadas, e ainda temos um pé na relevância de alguma forma. É reconfortante que em 33 anos de carreira você ainda pode ter um pouco de agitação. Glastonbury é o maior festival do planeta e seremos headliners no sábado à noite. Vamos nessa. Vamos tocar e nos divertir, mas toda excitação é interessante".
A banda irá se apresentar dia 28, no palco principal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps