Midnight Oil: ex-lider acha política mais divertida que rock
Por Andre Pomba
Fonte: Blog do Pomba
Postado em 21 de setembro de 2014
Conheça um pouco mais sobre a trajetória de Peter Garret: o roqueiro que virou político.
O ex-líder da banda Midnight Oil Peter Garrett estreou 2006 em em uma nova função, a de promover políticas ambientais alternativas, para ajudar o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, a pôr fim a uma década de domínio dos conservadores na Austrália.
Garrett apresentou-se diante de multidões no mundo todo durante 26 anos, à frente do Midnight Oil, e tornou-se um grande opositor da indústria nuclear, além de um defensor do meio ambiente e dos aborígines australianos.
Depois de dois anos no Parlamento australiano, Garrett foi promovido a porta-voz dos trabalhistas sobre o meio ambiente, e diz que a política é "mais divertida" que uma turnê de rock.
"Gostei muito do meu tempo na estrada com o Oil", disse Garrett a uma rádio australiana na cidade de Bundaberg, onde faz campanha junto com o líder do partido, Kevin Rudd.
"Poder passar um tempo aqui na comunidade, como membro da linha de frente do Partido Trabalhista (…), é um tremendo privilégio."
Uma de suas ações mais conhecidas foi um show de protesto que ele deu em um caminhão na frente da sede da gigante do petróleo Exxon, em Nova York, e um concerto antinuclear na mina de urânio de Jabiluka, numa zona remota do norte da Austrália.
Analistas políticos elogiaram a promoção de Garrett, afirmando que a imagem dele pode ajudar os trabalhistas a vender políticas ambientais para os eleitores.
Mas há quem acredite que a postura antinuclear de Garrett seja prejudicial ao partido, que incentiva as exportações de urânio pela Austrália e defende a energia nuclear como uma solução pragmática para o aquecimento global.
Os trabalhistas prometeram assinar o Protocolo de Kyoto, mas o governo, forte aliado dos Estados Unidos, recusa-se a ratificar o acordo ou a estabelecer tetos para a emissão de gases poluentes.
As pesquisas de opinião mostram que os eleitores querem que o governo tome mais providências para conter a emissão de gases-estufa; 79 por cento da população quer que a Austrália ratifique o Protocolo de Kyoto.
Atualmente, Peter Garret é o ministro do Meio Ambiente da Austrália e tem mostrado que rock é muito mais que música, pode ser também uma atitude.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
Dee Snider explica o que o fez mudar de ideia e reunir o Twisted Sister
Gene Simmons se arrepende de não ter sido mais rigoroso com Ace Frehley e Peter Criss
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Aerosmith: Como Steven Tyler conheceu a filha Liv Tyler
"Já fui chamada de Barbie do metal, mas não dou a mínima", diz Simone Simons
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
Gibson: escolhendo as 10 melhores bandas da Austrália



