Midnight Oil: ex-lider acha política mais divertida que rock
Por Andre Pomba
Fonte: Blog do Pomba
Postado em 21 de setembro de 2014
Conheça um pouco mais sobre a trajetória de Peter Garret: o roqueiro que virou político.
O ex-líder da banda Midnight Oil Peter Garrett estreou 2006 em em uma nova função, a de promover políticas ambientais alternativas, para ajudar o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, a pôr fim a uma década de domínio dos conservadores na Austrália.
Garrett apresentou-se diante de multidões no mundo todo durante 26 anos, à frente do Midnight Oil, e tornou-se um grande opositor da indústria nuclear, além de um defensor do meio ambiente e dos aborígines australianos.
Depois de dois anos no Parlamento australiano, Garrett foi promovido a porta-voz dos trabalhistas sobre o meio ambiente, e diz que a política é "mais divertida" que uma turnê de rock.
"Gostei muito do meu tempo na estrada com o Oil", disse Garrett a uma rádio australiana na cidade de Bundaberg, onde faz campanha junto com o líder do partido, Kevin Rudd.
"Poder passar um tempo aqui na comunidade, como membro da linha de frente do Partido Trabalhista (…), é um tremendo privilégio."
Uma de suas ações mais conhecidas foi um show de protesto que ele deu em um caminhão na frente da sede da gigante do petróleo Exxon, em Nova York, e um concerto antinuclear na mina de urânio de Jabiluka, numa zona remota do norte da Austrália.
Analistas políticos elogiaram a promoção de Garrett, afirmando que a imagem dele pode ajudar os trabalhistas a vender políticas ambientais para os eleitores.
Mas há quem acredite que a postura antinuclear de Garrett seja prejudicial ao partido, que incentiva as exportações de urânio pela Austrália e defende a energia nuclear como uma solução pragmática para o aquecimento global.
Os trabalhistas prometeram assinar o Protocolo de Kyoto, mas o governo, forte aliado dos Estados Unidos, recusa-se a ratificar o acordo ou a estabelecer tetos para a emissão de gases poluentes.
As pesquisas de opinião mostram que os eleitores querem que o governo tome mais providências para conter a emissão de gases-estufa; 79 por cento da população quer que a Austrália ratifique o Protocolo de Kyoto.
Atualmente, Peter Garret é o ministro do Meio Ambiente da Austrália e tem mostrado que rock é muito mais que música, pode ser também uma atitude.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Os 10 melhores álbuns do DSBM em uma lista para checar sua saúde mental
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A categórica opinião de Kiko Loureiro sobre Slash
Chris Cornell: Alguns fatos sobre o músico que nem todos conhecem
Youtuber expõe miséria que Spotify repassa a bandas de metal brasileiro


Gibson: escolhendo as 10 melhores bandas da Austrália



