Beers of War: chegando ao mercado com uma cerveja "metalhead"
Por Tiago Pantaleon Ignacio
Fonte: Beers of War
Postado em 16 de novembro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Cerveja e música é uma combinação que pode dar muito certo. E se forem fieis a suas origens e justas com aqueles que as apreciam, o resultado não tem como ser outro senão surpreendente.
É exatamente esta a proposta da Teutonic Thrash Metal, lançamento que marca a entrada da Beers of War no mercado das cervejarias artesanais brasileiras. Idealizada por Fred Lima e Horácio Ribeiro, esta agressive german pilsner tem tudo para agradar a quem não dispensa uma bebida de qualidade e também aos fãs inveterados do heavy metal.
A novidade da Beers of War é exatamente o oposto do que tanto se massifica quando o assunto é cerveja. Não é leve nem insossa, pois está fora dos padrões nacionais do produto industrializado. É bruta e marcante, amarga e deliciosa, curta e grossa, ou seja, fiel ao estilo pilsen tradicional.
Os cervejeiros não economizaram no lúpulo nem no malte, ambos alemães. A Teutonic Thrash Metal tem bastante corpo e sabor. Será vendida em garrafas de 500 ml, com 5,3% de teor alcoólico e 40 de IBU, que é o índice de amargor.
"Existe um preconceito sobre o amargor. A cerveja de massa não tem muito gosto. O diferencial é que esta é uma pilsen de verdade", conta Fred Lima. "Toda aura em torno da cerveja industrial no Brasil hoje é de que se trata de uma pilsen, mas na verdade é do estilo american standard lager", complementa Horácio Ribeiro.
O processo de produção da Beers of War é todo artesanal. A elaboração e o teste da receita foram feitos em Suzano, cidade da Grande São Paulo, em pequena escala e no método manual. Já a fabricação ocorreu em Botucatu, no interior paulista, na também artesanal Cervejaria Cuesta.
Lançamento
O lançamento oficial da Teutonic Thrash Metal ocorrerá em duas ocasiões. A primeira será em São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 19, a partir das 19 horas, na loja de cervejas especiais e importadas Capitão Barley: rua Cayowáa, 358, Pompeia. A segunda será em 21 de novembro, sexta-feira que vem, no Sailor’s Pub, que fica na rua Coronel Souza Franco, 958, no centro de Mogi das Cruzes. Mais informações sobre a cerveja e onde encontrar garrafas podem ser obtidas no site www.beersofwar.com.br e na página da cervejaria no Facebook www.facebook.com/cervejariabeersofwar.
Heavy metal
A proposta dos dois cervejeiros "metalheads" foi trabalhar essa pilsen alemã original para "casar" com o som que curtem. Teutonic Thrash Metal, nome que leva o primeiro rótulo da Beers of War, é um movimento musical surgido na Alemanha, nos anos 1980, que resgata o aspecto tradicional do heavy metal e que tem como principais expoentes as bandas Sodom, Kreator, Tankard e Destruction.
Para ambos, a nova cerveja pode representar o grito daqueles que se rebelam contra algo que não querem e que manifestam aquilo de que realmente gostam. Simboliza uma "guerra diária contra o que tentam impor ao público, bombardeando sobre o que se deve comer, o que se deve beber". "Os fãs do heavy metal são justamente contra essa imposição, contra as massificações. É a tradição genuína sendo usada para combater o que é estabelecido. A proposta é voltar às raízes", comenta Fred Lima.
O rótulo, concebido pelo ilustrador suzanense Alan Nisyamamoto, é uma referência direta ao Teutonic Thrash Metal. É inspirado nas capas de álbuns das bandas do movimento germânico, onde a temática da guerra é uma constante. Traz um soldado alemão da 1ª Guerra Mundial carregando ingredientes e utensílios de brassagem, com tanques de cobre antigos utilizados na produção de cerveja.
Futuro
Além da Teutonic Thrash Metal, a produção de um segundo estilo está prevista ainda para este mês, já com a receita pronta. Desta vez será a British Heavy Metal, uma IPA (Indian Pale Ale) com lúpulos tradicionais ingleses e que realça a ligação com o movimento metaleiro surgido na Inglaterra com bandas como Motörhead, Judas Priest, Iron Maiden, Saxon e Diamond Head.
Cervejeiros
Graduado em engenharia elétrica, Fred Lima tem 44 anos, é natural de Belo Horizonte, e mora em São Paulo. É sommelier de cerveja, mestre em estilo e técnico cervejeiro formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em curso na Cervejaria Invicta, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Horácio Ribeiro tem 33 anos, é natural de Suzano, designer digital e fotógrafo. Também é beer sommelier e técnico cervejeiro pelo Senai.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O Deus da Guitarra que Ritchie Blackmore não curtia: "prefiro quando ele canta"
Como Ozzy reagiu à sua demissão do Black Sabbath, de acordo com Geezer Butler
Jimmy Page relembra como Robert Plant escreveu a letra de "Stairway to Heaven"

Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
Em vídeo: Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americano
A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil
Bruce Dickinson te enganou em shows do Iron Maiden no Brasil em 2019 e você nem percebeu
Avenged Sevenfold: The Rev dizia que não passaria dos 30
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro



