Beers of War: chegando ao mercado com uma cerveja "metalhead"
Por Tiago Pantaleon Ignacio
Fonte: Beers of War
Postado em 16 de novembro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Cerveja e música é uma combinação que pode dar muito certo. E se forem fieis a suas origens e justas com aqueles que as apreciam, o resultado não tem como ser outro senão surpreendente.
É exatamente esta a proposta da Teutonic Thrash Metal, lançamento que marca a entrada da Beers of War no mercado das cervejarias artesanais brasileiras. Idealizada por Fred Lima e Horácio Ribeiro, esta agressive german pilsner tem tudo para agradar a quem não dispensa uma bebida de qualidade e também aos fãs inveterados do heavy metal.
A novidade da Beers of War é exatamente o oposto do que tanto se massifica quando o assunto é cerveja. Não é leve nem insossa, pois está fora dos padrões nacionais do produto industrializado. É bruta e marcante, amarga e deliciosa, curta e grossa, ou seja, fiel ao estilo pilsen tradicional.
Os cervejeiros não economizaram no lúpulo nem no malte, ambos alemães. A Teutonic Thrash Metal tem bastante corpo e sabor. Será vendida em garrafas de 500 ml, com 5,3% de teor alcoólico e 40 de IBU, que é o índice de amargor.
"Existe um preconceito sobre o amargor. A cerveja de massa não tem muito gosto. O diferencial é que esta é uma pilsen de verdade", conta Fred Lima. "Toda aura em torno da cerveja industrial no Brasil hoje é de que se trata de uma pilsen, mas na verdade é do estilo american standard lager", complementa Horácio Ribeiro.
O processo de produção da Beers of War é todo artesanal. A elaboração e o teste da receita foram feitos em Suzano, cidade da Grande São Paulo, em pequena escala e no método manual. Já a fabricação ocorreu em Botucatu, no interior paulista, na também artesanal Cervejaria Cuesta.
Lançamento
O lançamento oficial da Teutonic Thrash Metal ocorrerá em duas ocasiões. A primeira será em São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 19, a partir das 19 horas, na loja de cervejas especiais e importadas Capitão Barley: rua Cayowáa, 358, Pompeia. A segunda será em 21 de novembro, sexta-feira que vem, no Sailor’s Pub, que fica na rua Coronel Souza Franco, 958, no centro de Mogi das Cruzes. Mais informações sobre a cerveja e onde encontrar garrafas podem ser obtidas no site www.beersofwar.com.br e na página da cervejaria no Facebook www.facebook.com/cervejariabeersofwar.
Heavy metal
A proposta dos dois cervejeiros "metalheads" foi trabalhar essa pilsen alemã original para "casar" com o som que curtem. Teutonic Thrash Metal, nome que leva o primeiro rótulo da Beers of War, é um movimento musical surgido na Alemanha, nos anos 1980, que resgata o aspecto tradicional do heavy metal e que tem como principais expoentes as bandas Sodom, Kreator, Tankard e Destruction.
Para ambos, a nova cerveja pode representar o grito daqueles que se rebelam contra algo que não querem e que manifestam aquilo de que realmente gostam. Simboliza uma "guerra diária contra o que tentam impor ao público, bombardeando sobre o que se deve comer, o que se deve beber". "Os fãs do heavy metal são justamente contra essa imposição, contra as massificações. É a tradição genuína sendo usada para combater o que é estabelecido. A proposta é voltar às raízes", comenta Fred Lima.
O rótulo, concebido pelo ilustrador suzanense Alan Nisyamamoto, é uma referência direta ao Teutonic Thrash Metal. É inspirado nas capas de álbuns das bandas do movimento germânico, onde a temática da guerra é uma constante. Traz um soldado alemão da 1ª Guerra Mundial carregando ingredientes e utensílios de brassagem, com tanques de cobre antigos utilizados na produção de cerveja.
Futuro
Além da Teutonic Thrash Metal, a produção de um segundo estilo está prevista ainda para este mês, já com a receita pronta. Desta vez será a British Heavy Metal, uma IPA (Indian Pale Ale) com lúpulos tradicionais ingleses e que realça a ligação com o movimento metaleiro surgido na Inglaterra com bandas como Motörhead, Judas Priest, Iron Maiden, Saxon e Diamond Head.
Cervejeiros
Graduado em engenharia elétrica, Fred Lima tem 44 anos, é natural de Belo Horizonte, e mora em São Paulo. É sommelier de cerveja, mestre em estilo e técnico cervejeiro formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em curso na Cervejaria Invicta, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Horácio Ribeiro tem 33 anos, é natural de Suzano, designer digital e fotógrafo. Também é beer sommelier e técnico cervejeiro pelo Senai.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
Site cita Alírio Netto como novo vocal do Angra mas depois apaga matéria
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
O bizarro dia que fã do Angra no Japão disse que Kiko Loureiro já ficou com a prima dele
Roger Waters explica porque deixou o Floyd, porque regravou o DSOTM e porque ele é assim
A regra de ouro de Lemmy Kilmister sobre como beber melhor
Notas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?
Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008



