Beers of War: chegando ao mercado com uma cerveja "metalhead"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Tiago Pantaleon Ignacio, Fonte: Beers of War, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Cerveja e música é uma combinação que pode dar muito certo. E se forem fieis a suas origens e justas com aqueles que as apreciam, o resultado não tem como ser outro senão surpreendente.

Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rockSlayer: é melhor não mexer com a família do Tom Araya...

É exatamente esta a proposta da Teutonic Thrash Metal, lançamento que marca a entrada da Beers of War no mercado das cervejarias artesanais brasileiras. Idealizada por Fred Lima e Horácio Ribeiro, esta agressive german pilsner tem tudo para agradar a quem não dispensa uma bebida de qualidade e também aos fãs inveterados do heavy metal.

A novidade da Beers of War é exatamente o oposto do que tanto se massifica quando o assunto é cerveja. Não é leve nem insossa, pois está fora dos padrões nacionais do produto industrializado. É bruta e marcante, amarga e deliciosa, curta e grossa, ou seja, fiel ao estilo pilsen tradicional.

Os cervejeiros não economizaram no lúpulo nem no malte, ambos alemães. A Teutonic Thrash Metal tem bastante corpo e sabor. Será vendida em garrafas de 500 ml, com 5,3% de teor alcoólico e 40 de IBU, que é o índice de amargor.

"Existe um preconceito sobre o amargor. A cerveja de massa não tem muito gosto. O diferencial é que esta é uma pilsen de verdade", conta Fred Lima. "Toda aura em torno da cerveja industrial no Brasil hoje é de que se trata de uma pilsen, mas na verdade é do estilo american standard lager", complementa Horácio Ribeiro.

O processo de produção da Beers of War é todo artesanal. A elaboração e o teste da receita foram feitos em Suzano, cidade da Grande São Paulo, em pequena escala e no método manual. Já a fabricação ocorreu em Botucatu, no interior paulista, na também artesanal Cervejaria Cuesta.

Lançamento

O lançamento oficial da Teutonic Thrash Metal ocorrerá em duas ocasiões. A primeira será em São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 19, a partir das 19 horas, na loja de cervejas especiais e importadas Capitão Barley: rua Cayowáa, 358, Pompeia. A segunda será em 21 de novembro, sexta-feira que vem, no Sailor's Pub, que fica na rua Coronel Souza Franco, 958, no centro de Mogi das Cruzes. Mais informações sobre a cerveja e onde encontrar garrafas podem ser obtidas no site www.beersofwar.com.br e na página da cervejaria no Facebook www.facebook.com/cervejariabeersofwar.

Heavy metal

A proposta dos dois cervejeiros "metalheads" foi trabalhar essa pilsen alemã original para "casar" com o som que curtem. Teutonic Thrash Metal, nome que leva o primeiro rótulo da Beers of War, é um movimento musical surgido na Alemanha, nos anos 1980, que resgata o aspecto tradicional do heavy metal e que tem como principais expoentes as bandas Sodom, Kreator, Tankard e Destruction.

Para ambos, a nova cerveja pode representar o grito daqueles que se rebelam contra algo que não querem e que manifestam aquilo de que realmente gostam. Simboliza uma "guerra diária contra o que tentam impor ao público, bombardeando sobre o que se deve comer, o que se deve beber". "Os fãs do heavy metal são justamente contra essa imposição, contra as massificações. É a tradição genuína sendo usada para combater o que é estabelecido. A proposta é voltar às raízes", comenta Fred Lima.

O rótulo, concebido pelo ilustrador suzanense Alan Nisyamamoto, é uma referência direta ao Teutonic Thrash Metal. É inspirado nas capas de álbuns das bandas do movimento germânico, onde a temática da guerra é uma constante. Traz um soldado alemão da 1ª Guerra Mundial carregando ingredientes e utensílios de brassagem, com tanques de cobre antigos utilizados na produção de cerveja.

Futuro

Além da Teutonic Thrash Metal, a produção de um segundo estilo está prevista ainda para este mês, já com a receita pronta. Desta vez será a British Heavy Metal, uma IPA (Indian Pale Ale) com lúpulos tradicionais ingleses e que realça a ligação com o movimento metaleiro surgido na Inglaterra com bandas como Motörhead, Judas Priest, Iron Maiden, Saxon e Diamond Head.

Cervejeiros

Graduado em engenharia elétrica, Fred Lima tem 44 anos, é natural de Belo Horizonte, e mora em São Paulo. É sommelier de cerveja, mestre em estilo e técnico cervejeiro formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em curso na Cervejaria Invicta, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Horácio Ribeiro tem 33 anos, é natural de Suzano, designer digital e fotógrafo. Também é beer sommelier e técnico cervejeiro pelo Senai.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rockEnjaulados
Os crimes mais chocantes da história do rock

Slayer: é melhor não mexer com a família do Tom Araya...Slayer
é melhor não mexer com a família do Tom Araya...


Sobre Tiago Pantaleon Ignacio

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.