Rock Londrinense: 6 bandas que você não vai esquecer tão cedo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Eduardo Guariente, Fonte: Assessoria de Imprensa Bandas
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nunca fui fã de Indie-Rock. Devo assumir. Mas não há como negar que a web desde o surgimento de suas novas tecnologias e compartilhamentos alçaram os novos sons do Rock que ouvimos em pleno 2015: desenterrou bandas que jaziam obscuras nos sebos, repaginou antigas bandas que ainda estavam na ativa e principal, fez com que todo o planeta compartilhasse novas bandas de diversos cenários e regiões, fora o Indie-Rock que se beneficiou muito com isso.

Iron Maiden: o passado vergonhoso registrado em fotosMegadeth: "Magia negra arruinou minha vida", diz Mustaine

Hoje em dia é fácil entender por que bandas como o Blues Pills, Mondo Drag, Captain Crimson, Karfagen, O Terno, Sopro Cósmico, Sete Sangria's, Dest_Lado, Kappa Cruccis, Banda do Sol, Estação da Luz, Red Crow Mistical Dogs, Sopro Difuso, Savage Aural Hotbed entre milhares de outras no mundo conseguem rápida aceitação nas redes sócias com milhares de compartilhamentos em suas fan pages.

Este trabalho em Londrina não é diferente. Em meados dos anos 90 quando ainda a internet engatinhava algumas bandas da região faziam barulho, mas ainda estavam no âmbito regional das publicações locais como sites e jornais da região. Bandas como Madera, Espíritos Zombeteiros, Maquinaria, Primos da Cida tentavam através dos meios possíveis adentrarem o cenário do Rock Brasil, fugindo do ostracismo regional que sempre teve a tendência a adotar modismos copiados das grandes capitais. Muitas delas acabaram devidas as necessidades prementes de músicos e suas faculdades, trabalhos e compromissos sociais.

Diferente da Capital Paranaense que sempre focou em uma tradição de bandas históricas e com trabalhos perenes como Blindagem, A Chave, Beijo ÁA Força e Relespública, Londrina sempre teve um timing específico principalmente para trabalhos que passam ou passaram despercebidos do público rock em todo o Brasil.

Aqui, selecionei seis bandas que acredito, não serão esquecidas tão cedo pelo público rock do Brasil. Isso por que elas unem características que demarcaram o cenário rock da região e que vão por muitos anos ainda estarem na mente dos roqueiros brasileiros:

MESCALHA: banda autoral de Rock and Roll formada na cidade de Londrina em 2007. O grupo mescla o peso do Rock 70 com outras vertentes deste gênero formado por João Lucas (Voz), Henrique Medina (Guitarra), Guilherme Paiva (Baixo), Vitor Delallo (Bateria).
http://www.mescalha.com.br/

RED MESS: Stoner Rock Londrinense formado por Douglas Villa (bateria) Thiago Franzim (guitarra e vocais), Lucas Klepa (baixo) que lançou recentemente em 2014 o EP "Crimson". A banda influenciada por Sabbath, Down e King Crimson é de uma moçada na faixa etária do 17/18 anos e quem anteriormente se chamava "Skullage Coopers".
https://redmess.bandcamp.com/

HOCUS POCUS MACHINE: Banda fundada em 2003 e que apresenta em sua atual line-up: Diogo Oliveira (Guitarra), Vinícius Máximo (Bateria), Bruci Jordão -(Vocais), Arthur Faraco (Baixo), Ivo Oliveira (Guitarra), a banda vem conquistando seu espaço no cenário do rock nacional e internacional. Em 2009, após lançar o álbum "The City Shakes", partiram para a Europa numa turnê promocional, que passou por Alemanha, Holanda, Suíça, República Tcheca e Áustria. Em 2010, entrou na programação da MTV Brasil com o clipe da música "Electric City Muse". Desde então, a agenda da banda vem se intensificando. Antes apenas batizada Hocus Pocus, a banda ressurge com novo nome, novo álbum e nova cara e com uma sonoridade vintage e moderna.
www.hocuspocusmachine.com.br

BASE 2 - Banda também fundada em 2005 e que tem sua formação Davi Di Pietro (Vocal), Pedro Mello (Guitarra),Diogo Burka (Baixo),Leonardo Cacione (Bateria), seu primeiro álbum simplemente intitulado SUJO de 2012, recebeu elogios pelo vigorosa sonoridade Hard e letras marcantes. Rock'n'roll de primeira (no talo!). A banda continua ardorosamente com seus shows regionais e seus músicos também atuantes como side men ou session musicians em shows e gravações de outros artistas regionais como a Clusters Sisters, Guigo e bandas Covers de Londrina e região.
http://www.base2rock.com.br/

BUFFALO'S D'AGUA - Legítimos representantes do Surf Rock Londrinenses, os Búfalos D'Agua por um triz não acabou. Mas retornou aos palcos em 2014 com Beto Barros (guitarra), Roger Toscana (guitarra), Marcelo Leite (baixo), Lucas Ricardo (bateria) e Fábio da Cunha (sax alto). Já com 20 anos de carreira e fundada em 1997, a banda já lançou 4 álbuns sendo as autorais os álbuns Ocean de 1999, Pacific Hell de 2001 e Farwell to shore em 2005. Neste mesmo ano lançou também o álbum cover "Clássicos do Surf music". Tendo os The Ventures e Dick Dale como influências principais participaram em 2005 da Coletânea Instro Latin-o-Rama (exóticos sonidos latinos) lançado pela Isotónic Records, Acapulco - México.
www.bufalosdagua.com.br

TERRA CELTA: Formado por Elcio Oliveira (vocal, violino, gaita de fole e nyckelharpa) Alexandre "Arrigo" Garcia (acordeão), Edgar Nakandakari (banjo, bandolim, tin whistle, clarinete, gaita de fole e Hurdy Gurdy), Luís Fernando Nascimento Sardo (bateria e percussão) Eduardo Brancaleon (guitarra, violão e bouzouki) Bruno Guimarães (baixo), a banda já dispensa apresentações no cenário nacional. Criado em 2005 por estudantes do curso de música da UEL, conseguiram além das apresentações em vários festivais da Abrafin por todo o Brasil se apresentarem no Rock In Rio Lisboa e no Rock in Rio propriamente dito. Se auto-intitulam Folk Rock, mas vão mais além que isso pois mesclam Folk, Metal, Música Gaélica, Celta e demais estilos do Folk Mundial.
http://www.terracelta.com.br/




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Notícias

Iron Maiden: o passado vergonhoso registrado em fotosIron Maiden
O passado vergonhoso registrado em fotos

Megadeth: Magia negra arruinou minha vida, diz MustaineMegadeth
"Magia negra arruinou minha vida", diz Mustaine

Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rockEnjaulados
Os crimes mais chocantes da história do rock

Roadrunner: os melhores frontmen de todos os temposRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos

Separados no nascimento: Joe Satriani e Lord VoldemortSeparados no nascimento
Joe Satriani e Lord Voldemort

Slayer: Lombardo comenta criação musical e como achou ArayaSlayer
Lombardo comenta criação musical e como achou Araya

Kiss: Gene Simmons tem a resposta para pedofiliaKiss
Gene Simmons tem a resposta para pedofilia


Sobre Carlos Eduardo Guariente

Carlos Eduardo Guariente é Gestor de Marketing e músico e Blogueiro. Escreveu para diversas publicações como Modern Drummer Brasil, O Diário de Piracicaba, O Trevo. Desde 2008 mantêm o blog o Rock de Londrina que divulga Artistas Londrinenses dos anos 80 e 90.

Mais matérias de Carlos Eduardo Guariente no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336