Epica: é sempre uma grande festa ir ao Brasil
Por André Luiz Cardoso
Fonte: Portal Metal Revolution
Postado em 02 de março de 2015
Em plena tour promocional do álbum "The Quantum Enigma" (2014), o Epica desembarcou na América do Sul para uma série de 10 shows, sendo 05 apenas no Brasil. Dias antes de embarcar para tour sul-americana, o guitarrista/vocalista Mark Jansen, que fundou a banda em 2002 após sua amigável saída do After Forever, conversou com a equipe do Portal Metal Revolution de maneira descontraída, comentando sobre passado e presente do Epica, sua trajetória musical, projetos paralelos, gostos e opiniões pessoais, conforme podem ser verificados alguns trechos abaixo.
Arianne Cordeiro – Já que o assunto é fãs leais, quais são suas expectativas em relação à turnê brasileira que se aproxima? Vocês estão empolgados em rever o público brasileiro?
Mark Jansen – Sim, claro, muito empolgados! É sempre uma grande festa ir ao Brasil, pois os fãs são muito entusiasmados e interagem bastante com a banda. Considero que os melhores shows são aqueles repletos de energia, e o público brasileiro sempre nos proporciona isso, me fazendo esperar ansiosamente pelas apresentações no país. Desta vez, faremos ainda mais shows do que antes: serão cinco datas em solo brasileiro. O engraçado é que, mesmo assim, as pessoas ainda reclamam, perguntando por que não fomos a essa ou àquela cidade… Acredito que, mesmo se fizéssemos vinte shows, as pessoas não estariam satisfeitas e continuariam reclamando (risos)…
Arianne Cordeiro – Nunca é o bastante (risos)! ("It’s never enough" – trocadilho com uma das músicas da banda).
Mark Jansen – Sim, sim (risos), nunca é o bastante! Nós também temos fãs no Chile, Argentina, Paraguai, então temos de tentar fazer com que todos fiquem felizes.
O sexto trabalho de estúdio da banda holandesa foi lançado em maio de 2014 e estreou em 4º lugar na parada musical de sua terra natal. Após passar por diversos países, a primeira e bem-sucedida série de apresentações pelo Velho Continente se encerrou, porém para sequência da tour sul-americana, o Epica já tem presença confirmada em renomados festivais europeus, a citar Wacken Open Air (ALE), Hellfest (FRA), Graspop (BEL), Rockharz (ALE), Leyendas del Rock (ESP), Maximum Rock Festival (ROM), entre outros. A quantidade de apresentações e consequente aumento do número de fans também foi abordada por Mark Jansen, conforme pode ser visto abaixo:
Arianne Cordeiro – Você sente que os fãs do Epica foram aumentando e se fortalecendo durante os anos, considerando, também, os tempos de After Forever?
Mark Jansen – Oh, sim! Quanto mais tempo temos de banda, mais fãs adquirimos. Quando eu deixei o After Forever, a banda ainda era relativamente pequena, mas estava crescendo rapidamente, e é uma pena que não exista mais, pois seria muito legal poder fazer uma turnê reunindo todos nós, seria uma experiência muito divertida. Nós vemos a fanbase do Epica crescendo a cada ano, especialmente agora com o novo álbum, The Quantum Enigma. Nós acabamos de fazer uma turnê europeia e percebemos um crescimento significativo no número de fãs indo aos shows, 100% a mais. Foi um grande passo a frente tocar em grandes casas de shows. É claro que tudo isso é um sonho que se realiza, já que é para isso que sempre trabalhamos, mas eu, particularmente, não esperava que teríamos tantos fãs a mais após o lançamento do novo álbum.
A entrevista na íntegra pode ser lida no link:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps