Epica: é sempre uma grande festa ir ao Brasil
Por André Luiz Cardoso
Fonte: Portal Metal Revolution
Postado em 02 de março de 2015
Em plena tour promocional do álbum "The Quantum Enigma" (2014), o Epica desembarcou na América do Sul para uma série de 10 shows, sendo 05 apenas no Brasil. Dias antes de embarcar para tour sul-americana, o guitarrista/vocalista Mark Jansen, que fundou a banda em 2002 após sua amigável saída do After Forever, conversou com a equipe do Portal Metal Revolution de maneira descontraída, comentando sobre passado e presente do Epica, sua trajetória musical, projetos paralelos, gostos e opiniões pessoais, conforme podem ser verificados alguns trechos abaixo.
Arianne Cordeiro – Já que o assunto é fãs leais, quais são suas expectativas em relação à turnê brasileira que se aproxima? Vocês estão empolgados em rever o público brasileiro?
Mark Jansen – Sim, claro, muito empolgados! É sempre uma grande festa ir ao Brasil, pois os fãs são muito entusiasmados e interagem bastante com a banda. Considero que os melhores shows são aqueles repletos de energia, e o público brasileiro sempre nos proporciona isso, me fazendo esperar ansiosamente pelas apresentações no país. Desta vez, faremos ainda mais shows do que antes: serão cinco datas em solo brasileiro. O engraçado é que, mesmo assim, as pessoas ainda reclamam, perguntando por que não fomos a essa ou àquela cidade… Acredito que, mesmo se fizéssemos vinte shows, as pessoas não estariam satisfeitas e continuariam reclamando (risos)…
Arianne Cordeiro – Nunca é o bastante (risos)! ("It’s never enough" – trocadilho com uma das músicas da banda).
Mark Jansen – Sim, sim (risos), nunca é o bastante! Nós também temos fãs no Chile, Argentina, Paraguai, então temos de tentar fazer com que todos fiquem felizes.
O sexto trabalho de estúdio da banda holandesa foi lançado em maio de 2014 e estreou em 4º lugar na parada musical de sua terra natal. Após passar por diversos países, a primeira e bem-sucedida série de apresentações pelo Velho Continente se encerrou, porém para sequência da tour sul-americana, o Epica já tem presença confirmada em renomados festivais europeus, a citar Wacken Open Air (ALE), Hellfest (FRA), Graspop (BEL), Rockharz (ALE), Leyendas del Rock (ESP), Maximum Rock Festival (ROM), entre outros. A quantidade de apresentações e consequente aumento do número de fans também foi abordada por Mark Jansen, conforme pode ser visto abaixo:
Arianne Cordeiro – Você sente que os fãs do Epica foram aumentando e se fortalecendo durante os anos, considerando, também, os tempos de After Forever?
Mark Jansen – Oh, sim! Quanto mais tempo temos de banda, mais fãs adquirimos. Quando eu deixei o After Forever, a banda ainda era relativamente pequena, mas estava crescendo rapidamente, e é uma pena que não exista mais, pois seria muito legal poder fazer uma turnê reunindo todos nós, seria uma experiência muito divertida. Nós vemos a fanbase do Epica crescendo a cada ano, especialmente agora com o novo álbum, The Quantum Enigma. Nós acabamos de fazer uma turnê europeia e percebemos um crescimento significativo no número de fãs indo aos shows, 100% a mais. Foi um grande passo a frente tocar em grandes casas de shows. É claro que tudo isso é um sonho que se realiza, já que é para isso que sempre trabalhamos, mas eu, particularmente, não esperava que teríamos tantos fãs a mais após o lançamento do novo álbum.
A entrevista na íntegra pode ser lida no link:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Alissa White-Gluz aponta hipocrisia de fãs de metal sobre vocais limpos
Documentário "Heavy Healing" aborda o papel da música pesada na vida de pessoas doentes
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
O dia que Bruno Sutter abordou Gastão doidão: "Não fumem maconha!"
Dee Snider critica Robert Plant e elege o melhor frontman de todos os tempos
Discos que me fazem falta no Spotify
Dave Grohl revela como foi seu primeiro dia após morte de Kurt Cobain


Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Lista: 20 bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista



