Epica: é sempre uma grande festa ir ao Brasil
Por André Luiz Cardoso
Fonte: Portal Metal Revolution
Postado em 02 de março de 2015
Em plena tour promocional do álbum "The Quantum Enigma" (2014), o Epica desembarcou na América do Sul para uma série de 10 shows, sendo 05 apenas no Brasil. Dias antes de embarcar para tour sul-americana, o guitarrista/vocalista Mark Jansen, que fundou a banda em 2002 após sua amigável saída do After Forever, conversou com a equipe do Portal Metal Revolution de maneira descontraída, comentando sobre passado e presente do Epica, sua trajetória musical, projetos paralelos, gostos e opiniões pessoais, conforme podem ser verificados alguns trechos abaixo.
Arianne Cordeiro – Já que o assunto é fãs leais, quais são suas expectativas em relação à turnê brasileira que se aproxima? Vocês estão empolgados em rever o público brasileiro?
Mark Jansen – Sim, claro, muito empolgados! É sempre uma grande festa ir ao Brasil, pois os fãs são muito entusiasmados e interagem bastante com a banda. Considero que os melhores shows são aqueles repletos de energia, e o público brasileiro sempre nos proporciona isso, me fazendo esperar ansiosamente pelas apresentações no país. Desta vez, faremos ainda mais shows do que antes: serão cinco datas em solo brasileiro. O engraçado é que, mesmo assim, as pessoas ainda reclamam, perguntando por que não fomos a essa ou àquela cidade… Acredito que, mesmo se fizéssemos vinte shows, as pessoas não estariam satisfeitas e continuariam reclamando (risos)…
Arianne Cordeiro – Nunca é o bastante (risos)! ("It’s never enough" – trocadilho com uma das músicas da banda).
Mark Jansen – Sim, sim (risos), nunca é o bastante! Nós também temos fãs no Chile, Argentina, Paraguai, então temos de tentar fazer com que todos fiquem felizes.
O sexto trabalho de estúdio da banda holandesa foi lançado em maio de 2014 e estreou em 4º lugar na parada musical de sua terra natal. Após passar por diversos países, a primeira e bem-sucedida série de apresentações pelo Velho Continente se encerrou, porém para sequência da tour sul-americana, o Epica já tem presença confirmada em renomados festivais europeus, a citar Wacken Open Air (ALE), Hellfest (FRA), Graspop (BEL), Rockharz (ALE), Leyendas del Rock (ESP), Maximum Rock Festival (ROM), entre outros. A quantidade de apresentações e consequente aumento do número de fans também foi abordada por Mark Jansen, conforme pode ser visto abaixo:
Arianne Cordeiro – Você sente que os fãs do Epica foram aumentando e se fortalecendo durante os anos, considerando, também, os tempos de After Forever?
Mark Jansen – Oh, sim! Quanto mais tempo temos de banda, mais fãs adquirimos. Quando eu deixei o After Forever, a banda ainda era relativamente pequena, mas estava crescendo rapidamente, e é uma pena que não exista mais, pois seria muito legal poder fazer uma turnê reunindo todos nós, seria uma experiência muito divertida. Nós vemos a fanbase do Epica crescendo a cada ano, especialmente agora com o novo álbum, The Quantum Enigma. Nós acabamos de fazer uma turnê europeia e percebemos um crescimento significativo no número de fãs indo aos shows, 100% a mais. Foi um grande passo a frente tocar em grandes casas de shows. É claro que tudo isso é um sonho que se realiza, já que é para isso que sempre trabalhamos, mas eu, particularmente, não esperava que teríamos tantos fãs a mais após o lançamento do novo álbum.
A entrevista na íntegra pode ser lida no link:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Como guitarra de Frank Zappa e Beach Boys foi parar em várias músicas de Raul Seixas
O clássico da Legião que Renato disse ser "primeira com sensibilidade mais gay"
O que levou Roberto Carlos a não gravar música que Paulo Ricardo fez em sua homenagem


Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026
Epica cancela show no Uruguai e fãs se revoltam online
A música do "Oceanborn" do Nightwish que Simone Simons acha "brilhante e linda"



